PINGDOM_CANARY_STRING
processo de tomada de decisão

7 etapas do processo de tomada de decisão

Tempo de leitura: cerca de 5 minutos

Publicado por: Lucid Content Team

Robert Frost escreveu: "Dois caminhos divergiam numa floresta, e eu, eu escolhi o menos percorrido, e isto fez toda a diferença." Mas, infelizmente, nem todas as decisões são tão simples quanto “vamos seguir esse caminho e ver o que acontece”, especialmente se estiver tomando uma decisão relacionada à sua empresa.

Não importa se você gerencia uma equipe pequena ou se é líder de uma grande organização, seu sucesso e o da empresa dependem de você tomar as decisões certas e de aprender com as decisões erradas.

Use esses passos do processo de tomada de decisão para tomar decisões mais rentáveis. Um processo formal de tomada de decisão e baseado em informações de qualidade ajudará você a evitar tomar decisões de forma precipitada.

visão geral do processo de tomada de decisão
Visão geral do processo de tomada de decisão

Como realizar o processo de tomada de decisão para empresas

O processo de tomada de decisão para empresas é um passo a passo que ajuda a resolver problemas ao avaliar evidências, analisar alternativas e, em seguida, escolher o caminho certo a ser seguido. O processo também oferece uma boa oportunidade para avaliar se a decisão foi a correta no final do processo.

7 etapas do processo de tomada de decisão

Embora existam muitas variações nas estruturas de tomada de decisão encontradas na internet, nos livros didáticos de negócios e em apresentações de liderança, os profissionais do mercado geralmente usam as sete fases abaixo.

1. Identifique a decisão

Para tomar uma decisão, você primeiro deve identificar o problema a ser resolvido ou a pergunta que precisa responder. Defina sua decisão com clareza. Se você identificar o problema a ser resolvido incorretamente, ou se o problema escolhido for muito amplo, o processo de tomada de decisão nem sairá do chão.

Se precisar atingir uma meta específica a partir de sua decisão, certifique-se de que ela é mensurável e oportuna para ter certeza de que alcançou a meta no final do processo.

2. Junte informações relevantes

Depois de identificar sua decisão, junte as informações relevantes à ela. Faça uma avaliação interna para entender onde sua organização foi bem-sucedida e onde falhou em áreas relacionadas à sua decisão. Você também pode buscar informações de fontes externas, incluindo estudos, pesquisas de mercado e, em alguns casos, avaliações pagas de consultores.

Atenção: com tanta informação, você pode facilmente ficar sobrecarregado. Fatos e estatísticas que parecem relacionados à sua situação podem, na verdade, acabar dificultando o processo como um todo.

3. Identifique as alternativas

Com informações relevantes agora à sua disposição, identifique as possíveis soluções para o seu problema. Normalmente, há mais de uma opção a considerar ao tentar cumprir uma meta. Por exemplo, se sua empresa quer mais engajamento nas redes sociais, você pode usar anúncios pagos, mudar sua estratégia de mídia social orgânica ou até mesmo mesclar ambos.

4. Avalie as evidências

Depois de identificar as diversas alternativas, avalie as evidências a favor ou contra elas. Veja o que outras empresas fizeram no passado para ter sucesso nessas áreas, e analise bem as conquistas e falhas de sua própria organização. Identifique possíveis armadilhas para cada uma de suas alternativas e compare-as às possíveis recompensas.

5. Escolha entre as alternativas

Agora é o momento do processo de tomada de decisão em que você toma a tal decisão. Você já deve ter identificado e esclarecido qual decisão precisa ser tomada, reunido todas as informações relevantes e elaborado e considerado os possíveis caminhos a serem seguidos. Você está perfeitamente preparado para fazer sua escolha.

6. Coloque em prática

Depois de tomar a decisão, coloque-a em prática! Elabore um plano para torná-la tangível e alcançável. Desenvolva um plano de projeto relacionado à sua decisão e, em seguida, atribua tarefas para sua equipe assim que o plano entrar em vigor.

7. Analise sua decisão

Depois de um determinado período de tempo — definido no primeiro passo do processo de tomada de decisão — analise sua decisão com sinceridade. Você resolveu o problema? Você respondeu à pergunta? Você atingiu suas metas?

Em caso afirmativo, repare no que funcionou. Caso contrário, aprenda com seus erros ao iniciar o processo de tomada de decisão novamente.

Ferramentas para melhorar a tomada de decisão

Dependendo da decisão, você pode usar uma árvore de decisão para avaliar as evidências. O exemplo abaixo mostra uma empresa tentando determinar se deve realizar testes de mercado antes de lançar um produto. As diferentes ramificações mostram a probabilidade de sucesso e a recompensa estimada, ajudando a empresa a descobrir qual opção vai gerar mais receita.

árvore de decisão com fórmulas
Árvore de decisão com fórmulas (clique para modificar on-line)

A matriz de decisão é outra ferramenta que pode ajudá-lo a avaliar suas opções e tomar decisões melhores. Aprenda a criar uma matriz de decisão e use o modelo pronto abaixo para começar rapidamente. 

exemplo de matriz de decisão
Exemplo de matriz de decisão (clique para modificar on-line)

Você também pode criar uma lista tradicional de vantagens e desvantagens, e identificar claramente se suas opções atendem aos critérios necessários ou se representam um risco muito alto.

exemplo de marketing de prós e contras
Exemplo de marketing de prós e contras (clique para modificar on-line)

Com as 7 fases que descrevemos, e algumas ferramentas para ajudá-lo a começar, você conseguirá tomar decisões mais bem informadas mais rapidamente. 

illustration of people working together

Conheça outras estratégias para ajudar em seu processo de tomada de decisão.

Saiba mais

Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

Cadastre‐se gratuitamente

Bastante acessado

what does HR do

O que faz o RH? 11 responsabilidades importantes

Sobre o Lucidchart

O Lucidchart é o aplicativo de diagramação inteligente que capacita as equipes a esclarecer a complexidade, alinhar seus insights e construir o futuro, mais rapidamente. Com esta solução intuitiva baseada em nuvem, todos podem trabalhar visualmente e colaborar em tempo real enquanto criam fluxogramas, maquetes, diagramas UML e muito mais.

O Lucidchart é a alternativa on-line ao Visio mais conhecida e utilizada em mais de 180 países por milhões de usuários, desde gerentes de vendas para mapear organizações-alvo a diretores de TI para visualizar sua infraestrutura de rede.

Publicações relacionadas:

How to Make a Decision Tree in Excel

how to make a decision tree in excel

Definition and Examples of the Consumer Decision-Making Process

consumer decision making process
Português
EnglishFrançaisDeutsch日本語PortuguêsEspañolNederlandsPусскийItaliano
PrivacidadeJurídico
© 2021 Lucid Software Inc.