processo de tomada de decisão

7 etapas do processo de tomada de decisão

Tempo de leitura: cerca de 4 minutos

Tópicos:

    Robert Frost escreveu: "Dois caminhos divergiam numa floresta, e eu, eu escolhi o menos percorrido, e isto fez toda a diferença." Mas, infelizmente, nem todas as decisões são tão simples quanto “vamos seguir esse caminho e ver o que acontece”, especialmente se estiver tomando uma decisão relacionada à sua empresa.

    Não importa se você gerencia uma equipe pequena ou se é líder de uma grande organização, seu sucesso e o da empresa dependem de você tomar as decisões certas e de aprender com as decisões erradas.

    Use esses passos do processo de tomada de decisão para tomar decisões mais rentáveis. Um processo formal de tomada de decisão e baseado em informações de qualidade ajudará você a evitar tomar decisões de forma precipitada.

    visão geral do processo de tomada de decisão
    Visão geral do processo de tomada de decisão

    Como realizar o processo de tomada de decisão para empresas

    O processo de tomada de decisão para empresas é um passo a passo que ajuda a resolver problemas ao avaliar evidências, analisar alternativas e, em seguida, escolher o caminho certo a ser seguido. O processo também oferece uma boa oportunidade para avaliar se a decisão foi a correta no final do processo.

    7 etapas do processo de tomada de decisão

    Embora existam muitas variações nas estruturas de tomada de decisão encontradas na internet, nos livros didáticos de negócios e em apresentações de liderança, os profissionais do mercado geralmente usam as sete fases abaixo.

    1. Identifique a decisão

    Para tomar uma decisão, você primeiro deve identificar o problema a ser resolvido ou a pergunta que precisa responder. Defina sua decisão com clareza. Se você identificar o problema a ser resolvido incorretamente, ou se o problema escolhido for muito amplo, o processo de tomada de decisão nem sairá do chão.

    Se precisar atingir uma meta específica a partir de sua decisão, certifique-se de que ela é mensurável e oportuna para ter certeza de que alcançou a meta no final do processo.

    2. Junte informações relevantes

    Depois de identificar sua decisão, junte as informações relevantes à ela. Faça uma avaliação interna para entender onde sua organização foi bem-sucedida e onde falhou em áreas relacionadas à sua decisão. Você também pode buscar informações de fontes externas, incluindo estudos, pesquisas de mercado e, em alguns casos, avaliações pagas de consultores.

    Atenção: com tanta informação, você pode facilmente ficar sobrecarregado. Fatos e estatísticas que parecem relacionados à sua situação podem, na verdade, acabar dificultando o processo como um todo.

    3. Identifique as alternativas

    Com informações relevantes agora à sua disposição, identifique as possíveis soluções para o seu problema. Normalmente, há mais de uma opção a considerar ao tentar cumprir uma meta. Por exemplo, se sua empresa quer mais engajamento nas redes sociais, você pode usar anúncios pagos, mudar sua estratégia de mídia social orgânica ou até mesmo mesclar ambos.

    4. Avalie as evidências

    Depois de identificar as diversas alternativas, avalie as evidências a favor ou contra elas. Veja o que outras empresas fizeram no passado para ter sucesso nessas áreas, e analise bem as conquistas e falhas de sua própria organização. Identifique possíveis armadilhas para cada uma de suas alternativas e compare-as às possíveis recompensas.

    5. Escolha entre as alternativas

    Agora é o momento do processo de tomada de decisão em que você toma a tal decisão. Você já deve ter identificado e esclarecido qual decisão precisa ser tomada, reunido todas as informações relevantes e elaborado e considerado os possíveis caminhos a serem seguidos. Você está perfeitamente preparado para fazer sua escolha.

    6. Coloque em prática

    Depois de tomar a decisão, coloque-a em prática! Elabore um plano para torná-la tangível e alcançável. Desenvolva um plano de projeto relacionado à sua decisão e, em seguida, atribua tarefas para sua equipe assim que o plano entrar em vigor.

    7. Analise sua decisão

    Depois de um determinado período de tempo — definido no primeiro passo do processo de tomada de decisão — analise sua decisão com sinceridade. Você resolveu o problema? Você respondeu à pergunta? Você atingiu suas metas?

    Em caso afirmativo, repare no que funcionou. Caso contrário, aprenda com seus erros ao iniciar o processo de tomada de decisão novamente.

    Ferramentas para melhorar a tomada de decisão

    Dependendo da decisão, você pode usar uma árvore de decisão para avaliar as evidências. O exemplo abaixo mostra uma empresa tentando determinar se deve realizar testes de mercado antes de lançar um produto. As diferentes ramificações mostram a probabilidade de sucesso e a recompensa estimada, ajudando a empresa a descobrir qual opção vai gerar mais receita.

    árvore de decisão com fórmulas
    Árvore de decisão com fórmulas (clique para modificar on-line)

    A matriz de decisão é outra ferramenta que pode ajudá-lo a avaliar suas opções e tomar decisões melhores. Aprenda a criar uma matriz de decisão e use o modelo pronto abaixo para começar rapidamente. 

    exemplo de matriz de decisão
    Exemplo de matriz de decisão (clique para modificar on-line)

    Você também pode criar uma lista tradicional de vantagens e desvantagens, e identificar claramente se suas opções atendem aos critérios necessários ou se representam um risco muito alto.

    exemplo de marketing de prós e contras
    Exemplo de marketing de prós e contras (clique para modificar on-line)

    Com as 7 fases que descrevemos, e algumas ferramentas para ajudá-lo a começar, você conseguirá tomar decisões mais bem informadas mais rapidamente. 

    Decisões

    Conheça outras estratégias para ajudar em seu processo de tomada de decisão.

    Saiba mais

    Lucidchart

    O Lucidchart, um aplicativo de diagramação inteligente que roda na nuvem, é um componente central da Suíte de colaboração visual da Lucid Software. Essa solução intuitiva de nuvem oferece às equipes a possibilidade de colaborar em tempo real para criar fluxogramas, mockups, diagramas UML, mapas de jornada do cliente e muito mais. O Lucidchart impulsiona as equipes para uma construção mais ágil do futuro. A Lucid tem orgulho de atender às principais empresas de todo o mundo, incluindo clientes como Google, GE e NBC Universal, e 99% das empresas da Fortune 500. A Lucid faz parceria com líderes do setor, como Google, Atlassian e Microsoft. Desde a inauguração, a Lucid recebeu vários prêmios por seus produtos e negócios e pela cultura no local de trabalho. Veja mais informações em lucidchart.com.

    Artigos relacionados

    Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

    Cadastre‐se gratuitamente

    ou continuar com

    Fazer login com GoogleFazer loginFazer login com MicrosoftFazer loginFazer login com SlackFazer login

    Iniciar

    • Preços
    • Individual
    • Equipe
    • Empresa
    • Falar com área de vendas
    PrivacidadeJurídico

    © 2024 Lucid Software Inc.