Recursos humanos: 4 passos para o planejamento estratégico de RH

Tempo de leitura: cerca de 6 minutos

Tópicos:

    É fácil entender a importância do processo de planejamento de gestão de recursos humanos — processo pelo qual as organizações determinam como formar uma equipe adequada às necessidades da empresa e às demandas dos clientes. Apesar da óbvia importância, porém, muitas organizações não têm em vigor nenhum processo estratégico de planejamento de recursos humanos, e vários profissionais de RH relatam que o departamento precisa melhorar o alinhamento estratégico.

    Se você já pensou em desenvolver um processo de planejamento de RH, aqui é o lugar certo. Este artigo explica o que envolve o planejamento de recursos humanos e como documentar um plano estratégico. Com esses conhecimentos no currículo, você preencherá vagas e crescerá como empresa em pouco tempo.

    Quatro etapas para o planejamento estratégico de recursos humanos (clique na imagem para ver no Lucidchart)

    Introdução ao planejamento estratégico de recursos humanos

    Para melhorar o alinhamento estratégico da equipe e outros recursos, é essencial saber como criar um processo estratégico de planejamento de RH. No nível mais básico, o planejamento estratégico de recursos humanos garante uma equipe adequada às metas operacionais da organização, combinando as pessoas certas com as competências certas no momento certo.

    Para que o plano seja flexível, é importante saber sua organização está no momento e para onde ela vai. Dependendo das necessidades atuais e futuras, cada empresa terá um plano um pouco diferente, mas há uma estrutura básica a seguir para garantir que você está no caminho certo.

    O processo de planejamento estratégico de recursos humanos começa com uma avaliação da sua equipe atual - se ela atende às necessidades da organização. Depois disso, você pode avançar para a previsão das futuras necessidades de pessoal com base nas metas de negócios. A partir daí, você precisará alinhar a estratégia da organização com o planejamento de empregos e implementar um plano não só para contratar novos funcionários como também para reter e treinar adequadamente os recém-contratados, e os funcionários atuais, com base nas mudanças na empresa.

    Continue lendo para entender o planejamento de recursos humanos em detalhes.

     

    1. Avalie a capacidade atual do RH

    O primeiro passo no processo de planejamento de recursos humanos é avaliar a equipe atual. Antes de fazer qualquer movimento para contratar novos funcionários para a organização, é importante entender os funcionários que você já tem à disposição, assim como suas habilidades e talentos. Desenvolva um inventário de competências para cada funcionário atual.

    É possível fazer isso de várias formas, como pedir para os funcionários se autoavaliarem com um questionário, examinar avaliações de desempenho anteriores ou usar uma abordagem que combine as duas. Use o modelo abaixo para ver esses dados.

    Inventário de competências por departamento (clique na imagem para modificar online)

     

    2. Preveja os requisitos do RH

    Após compilar um inventário completo dos recursos que você já tem à disposição, é hora de prever as necessidades futuras. Sua empresa precisará aumentar os recursos humanos em número? Você precisará se ater à equipe atual, mas melhorar a produtividade por meio da eficiência ou do treinamento de novas competências? Há potenciais funcionários disponíveis no mercado?

    É importante avaliar a demanda da empresa por funcionários qualificados; e a oferta desses funcionários dentro ou fora dela. Você precisará gerenciar cuidadosamente essa oferta e demanda.

    Previsão de demanda

    Previsão de demanda é o processo detalhado de determinar as necessidades futuras de recursos humanos em termos de quantidade, o número necessários de funcionários e qualidade, o calibre do talento necessário para atender às necessidades atuais e futuras da empresa.

    Previsão de oferta

    A previsão de suprimento determina os recursos atuais disponíveis para atender às demandas. Com o inventário de competências, você saberá quais funcionários na organização estão disponíveis para atender à sua demanda atual. Você também deve procurar, fora da organização, possíveis contratações que atendam às necessidades não atendidas pelos funcionários já presentes na organização.

    Precisa de conselho para calcular suas necessidades de pessoal e desenvolver um plano de pessoal?

    Temos o que você precisa

    Combinando demanda e oferta

    Combinar demanda e oferta é onde o processo de contratação se complica e onde o restante do processo de planejamento de gestão de recursos humanos entra em vigor. Você deve desenvolver um plano para atrelar a demanda da equipe de qualidade da sua organização à oferta disponível no mercado. Para isso, treine os funcionários atuais, contrate novos funcionários ou combine as duas abordagens.

    Gráfico de oferta e demanda de competências (clique na imagem para modificar online)

     

    3. Desenvolva estratégias de talentos

    Após avaliar a capacidade atual do RH e prever a oferta e a demanda para determinar as necessidades de pessoal da empresa, é hora de iniciar o processo de desenvolvimento e recrutamento de pessoal. O desenvolvimento de talentos é crucial ao processo estratégico de gestão de recursos humanos.

    Visão geral do processo de desenvolvimento de talentos (clique na imagem para ver no Lucidchart)

    Recrutamento

    Na fase de recrutamento do processo de desenvolvimento de talentos, você deve procurar candidatos que correspondam às competências de que sua empresa precisa. Esta fase pode envolver anunciar em sites de emprego; procurar candidatos em redes sociais como o LinkedIn; e incentivar os funcionários atuais a recomendar pessoas que sejam uma boa opção para as vagas abertas.

    Seleção

    Após contatar um grupo de candidatos qualificados, conduza entrevistas e avalie as competências para determinar a melhor opção para sua organização. Se você previu adequadamente a oferta e a demanda, não terá problemas para achar as pessoas certas para as funções certas.

    Contratação

    Decida os candidatos finais para as vagas em aberto e estenda as ofertas de emprego.

    Esclareça o processo de contratação para achar os melhores candidatos para sua empresa.

    Aprenda os estágios

    Treinamento e desenvolvimento

    Após contratar os novos funcionários, é hora de treiná-los e capacitá-los. Organize o treinamento para que eles se familiarizem rapidamente com os procedimentos da empresa. Incentive-os a continuar desenvolvendo as competências, a fim de atender às necessidades dinâmicas da empresa. Encontre mais ideias sobre como desenvolver um processo de integração de funcionários e, em seguida, use este modelo de linha do tempo de integração. 

    Linha do tempo para integração de novos funcionários (clique na imagem para modificar online)

    Remuneração dos funcionários e administração dos benefícios

    Para manter satisfeitos os funcionários atuais e recém-contratados, ofereça salários competitivos e um pacote de benefícios; e recompense adequadamente os funcionários que vão além. A retenção de bons funcionários faz sua empresa economizar muito tempo e dinheiro no longo prazo.

    Gestão de desempenho

    Institua avaliações regulares de desempenho a todos os funcionários. Identifique sucessos e áreas para melhoria. Use incentivos para manter o bom desempenho dos colaboradores.

    Relação com os funcionários

    Para atrair os melhores talentos, é essencial que a empresa tenha uma forte cultura. Além disso, garanta que a empresa mantenha um ambiente de trabalho seguro para todos, com foco na saúde, na segurança e na qualidade de vida profissional dos funcionários.

     

    5. Revise e avalie

    Após o plano de processo de recursos humanos estiver em vigor por um determinado período, você já poderá avaliar se o plano ajudou a empresa atingir as metas em fatores como produção, lucro, além da retenção e da satisfação dos funcionários. Se tudo estiver funcionando sem problemas, continue com o plano; porém, se houver obstáculos no caminho, você sempre pode alterar diferentes aspectos para melhor atender às necessidades da empresa.

    Por que documentar seu plano estratégico de RH

    Agora que você conhece os passos para o planejamento de recursos humanos, é hora de adaptá-los à sua organização e determinar como executá-los.

    Há vários motivos para documentar um plano estratégico de RH, particularmente num formato visual como fluxograma. Com a documentação, você padroniza o processo e repete os bons resultados. A documentação também gera uma melhor avaliação, para que você saiba quais partes do seu plano ainda precisam ser melhoradas. Além disso, ao ser devidamente documentado, o plano pode ser repassado para toda a organização, incluindo como todos, de cima para baixo, podem contribuir para garantir que o plano funcione. 

    Documente cada passo do processo, do início ao fim, e reserve um espaço no processo de planejamento de RH para aprimorar ao longo do caminho.

    Use este modelo para criar um plano estratégico de RH.

    Veja agora

    Lucidchart

    O Lucidchart, um aplicativo de diagramação inteligente que roda na nuvem, é um componente central da Suíte de colaboração visual da Lucid Software. Essa solução intuitiva de nuvem oferece às equipes a possibilidade de colaborar em tempo real para criar fluxogramas, mockups, diagramas UML, mapas de jornada do cliente e muito mais. O Lucidchart impulsiona as equipes para uma construção mais ágil do futuro. A Lucid tem orgulho de atender às principais empresas de todo o mundo, incluindo clientes como Google, GE e NBC Universal, e 99% das empresas da Fortune 500. A Lucid faz parceria com líderes do setor, como Google, Atlassian e Microsoft. Desde a inauguração, a Lucid recebeu vários prêmios por seus produtos e negócios e pela cultura no local de trabalho. Veja mais informações em lucidchart.com.

    Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

    Cadastre‐se gratuitamente

    ou continuar com

    Fazer login com GoogleFazer loginFazer login com MicrosoftFazer loginFazer login com SlackFazer login

    Iniciar

    • Preços
    • Individual
    • Equipe
    • Empresa
    • Falar com área de vendas
    PrivacidadeJurídico

    © 2024 Lucid Software Inc.