Diagram Illustration

Como fazer um organograma


Conteúdo

Fazer um organograma é uma ótima maneira de organizar uma empresa complexa em uma estrutura simples. Este guia vai orientá-lo no processo de criar seu próprio organograma na plataforma de sua preferência, ensinando a desenvolver um organograma no Lucidchart, uma ferramenta baseada na nuvem concebida especificamente para diagramar organogramas.

Primeiros passos com o Lucidchart

Para iniciar, cadastre uma conta gratuita do Lucidchart sem compromissos. Depois de ter criado a conta, abra um documento em branco para começar.

Ativar bibliotecas de formas

Em um novo diagrama em branco, a primeira coisa a fazer é ativar a biblioteca de formas de “Organogramas”. Para tal, clique no botão “+ Formas” no lado esquerdo de sua tela e certifique-se de que “Organogramas” esteja marcado.

Como fazer um organograma - Ativar biblioteca de formas no Lucidchart

Montar um organograma

Organogramas destinam-se a organizar e gerenciar hierarquias dentro de empresas, instituições, departamentos e até mesmo famílias. Ao montar um organograma, a estrutura organizacional ficará mais clara e proporcionará mais eficiência de dentro para fora.

1. Organize seu conteúdo

Cada forma em um organograma representa uma pessoa em um sistema complexo, portanto, o primeiro passo será identificar quem são as pessoas. Recomendamos começar a partir do topo da organização, e fazer o caminho para baixo. Por exemplo, comece com o diretor executivo e anote todos os subordinados a ele. Continue explorando a estrutura organizacional até poder criar seu organograma com todos em mente.

2. Adicione formas e desenhe linhas

A maneira mais básica de desenvolver seu organograma é adicionar formas de organogramas manualmente à tela de desenho do Lucidchart. Arraste e solte formas do menu à esquerda e conecte-as arrastando para fora dos pontos vermelhos que aparecem ao passar o curso sobre as formas.

Como fazer um organograma - Adicionar formas no Lucidchart

3. Adicione informações às formas

Depois de adicionar uma forma, você pode gerenciar as informações incluídas em cada forma do organograma clicando no ícone de engrenagem e inserindo as informações nos campos apropriados. Neste mesmo menu, ajuste o layout das formas e gerencie quais campos são visíveis.

Como criar um organograma - Adicionar informações às formas no Lucidchart

Como automatizar um organograma com a importação de dados

Para uma experiência mais aprimorada ainda, importar as informações que deseja pode ser melhor do que fazer seu organograma manualmente. O Lucidchart oferece funcionalidades próprias para desenvolver seu organograma automaticamente, o que pode lhe poupar bastante tempo.

Observe que o recurso de importação de dados está disponível apenas para contas pagas.

Organizar os dados em uma planilha

Para criar seu organograma automaticamente, primeiro organize suas informações em uma planilha com as informações desejadas. Certifique-se de salvar o arquivo como um CSV. Confira alguns dos campos a serem considerados para incluir:

  • Nome

  • ID de funcionário

  • Departamento

  • Cargo

  • Telefone

  • E-mail

  • Subordinado a

Como criar um organograma - Organizar conteúdo em uma planilha

Importar os dados para o Lucidchart

Depois de criar a planilha, você pode importar os dados para o Lucidchart clicando no botão “Importar dados” encontrado sob as formas de organogramas no lado esquerdo da tela.

Como criar um organograma - Importar dados para o Lucidchart

Em seguida, siga as instruções para fazer seu organograma. O Lucidchart importará e organizará os dados de seu CSV automaticamente, poupando-lhe tempo e energia!

Como criar um organograma no Lucidchart - Organograma importado no Lucidchart

Se precisar de mais ajuda, leia nossa explicação sobre a importação e formatação de dados para organogramas no Lucidchart.

Como formatar um organograma

Para deixar seu organograma mais atraente visualmente, experimente as diferentes fontes, os tamanhos e cores. Realize uma personalização completa de seu organograma clicando em qualquer forma e alterando as propriedades da forma no menu superior.

Caso prefira padronizar o estilo de suas formas, comece estilizando uma forma exatamente como deseja. Em seguida, você pode facilmente aplicar a mesma formatação ao resto de seu diagrama usando a ferramenta de Temas, conforme abaixo.

Como criar um organograma - Estilizar uma forma no Lucidchart

Depois de estilizar sua primeira forma, abra o menu de Temas no lado direito da tela. Em seguida, selecione a forma estilizada e clique no botão “Definir como padrão”. Agora, todas as novas formas receberão o estilo desejado. Para aplicar este estilo a todas as formas existentes, clique no botão “Aplicar a todas” para aplicar o tema ao seu organograma inteiro.

Como criar um organograma - Organograma final e estilizado no LucidchartPara continuar editando as formas do organograma, use o menu de Formas avançadas clicando no ícone de engrenagem e ajustando as configurações para atender às suas necessidades.