Diagram

O que é a estrutura organizacional de uma empresa?

O que você quer fazer com organogramas?

Quero aprender mais sobre organogramas.

 

Talvez você tenha se deparado com um organograma em seu primeiro dia de trabalho, ou talvez ocorreu um ano depois ao precisar contatar alguém em outra área de sua empresa. Em algum momento, é bastante provável que você tenha visto o organograma de sua empresa. E podemos até adivinhar como ele era.

A estrutura organizacional de uma empresa típica parece uma pirâmide: diretores na parte superior, com linhas estendidas para baixo até a gerência e, por fim, até o nível dos colaboradores. No entanto, nem toda estrutura organizacional de uma empresa precisa ter esse formato. Existem muitos tipos de estruturas organizacionais, e a forma como você decide estruturar sua empresa depende muito de seu objetivo.

Analisaremos os principais tipos de estruturas organizacionais e os motivos de uso de cada um deles.

10 minutos de leitura

Quer criar um organograma próprio? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.

Criar um organograma

O que é a estrutura organizacional de uma empresa?

Ninguém faz tudo em uma empresa. Cada funcionário é responsável por um conjunto de tarefas, como finanças, recepção, diretoria, contabilidades, RH, etc. A estrutura organizacional de uma empresa é a forma como seus funcionários são organizados, seja por departamento, função ou cargo. A estrutura organizacional mostra as relações e hierarquias que compõem uma empresa. Essas estruturas ajudam uma empresa da seguinte forma:

  • Oferecem aos funcionários uma rápida visão geral da empresa como um todo e mostra-os onde suas funções se encaixam na companhia

  • Explica os relacionamentos hierárquicos

  • Mostra as relações entre as diferentes áreas da empresa

  • Melhora a comunicação

  • Auxilia a gerência conforme dimensionam a empresa e administram seu crescimento

Organograma ou estrutura organizacional?

Já se perguntou qual é a diferença entre organograma e estrutura organizacional? São conceitos relacionados, mas são simples de diferenciar. A estrutura organizacional é o sistema de organização ou hierarquia de uma empresa, enquanto um organograma é a representação visual dessa estrutura organizacional. Ou seja, o organograma é a estrutura organizacional desenhada em forma de diagrama.

Se você já sabe a estrutura de sua organização e deseja criar um organograma dela, acesse nosso tutorial de como fazer um organograma.

Classificações: estrutura organizacional formal e informal

 

A estrutura organizacional formal é a estrutura de acordo com o organograma da empresa. É como a empresa foi realmente estruturada em seu planejamento, levando em conta a hierarquia e as normas de conduta.

Já a estrutura organizacional informal é a estrutura que se estabelece pelo convívio das pessoas em uma empresa. Ela é muito mais espontânea e leva em conta os costumes das pessoas envolvidas.

A estrutura formal e informal ocorrem simultaneamente e ambas estão presentes em todas empresas. Abaixo explicamos os tipos de estruturas formais mais usados pelas empresas.

Tipos de estrutura organizacional

Existem várias maneiras de se organizar uma empresa. Não existe uma única estrutura ideal para toda e qualquer empresa. Para escolher o melhor tipo de estrutura organizacional para sua empresa, você precisará analisar o objetivo que quer atingir com sua organização.

Logo abaixo você poderá ler o conceito, as vantagens e desvantagens dos seguintes tipos de estruturas organizacionais:

  • Estrutura organizacional linear (ou hierárquica, ou vertical)

  • Estrutura organizacional funcional

  • Estrutura organizacional matricial

  • Estrutura organizacional horizontal

  • Estrutura organizacional circular ou radial

Este guia lhe ajudará a entender a diferença entre os diferentes tipos de estruturas organizacionais para que você possa identificar a estrutura ideal para a sua empresa.

Estrutura organizacional linear

A estrutura organizacional de forma piramidal mencionada acima é conhecida como estrutura organizacional linear ou hierárquica. Cada funcionário deverá ter um supervisor. Há um foco maior na centralização do poder e uma ênfase em hierarquias bem estruturadas. Por causa das hierarquias bem estruturadas, o organograma acaba tendo um formato mais vertical, por isso essa estrutura também é conhecida como estrutura organizacional vertical.

A maioria das organizações agrupam seus departamentos por função, como marketing, RH, vendas etc, o que tornaria esta estrutura em uma estrutura funcional (mais informações abaixo). Porém, também é possível organizá-los por produto para empresas maiores, ou por localização física para empresas internacionais.

Vantagens

  • Define melhor os níveis de autoridade e responsabilidade.

  • Mostra o supervisor de cada pessoa ou com quem falar sobre projetos específicos.

  • Motiva os funcionários ao mostrar caminhos claros de carreira e chances de promoção.

  • Proporciona uma especialização para cada funcionário.

  • Cria companheirismo entre funcionários dentro da mesma área.

Desvantagens

  • Pode desacelerar a inovação ou mudanças importantes devido ao aumento da burocracia.

  • Pode fazer com que os funcionários ajam no interesse do departamento em vez da empresa como um todo.

  • Pode fazer com que funcionários encontrados na parte inferior do organograma se sintam desvalorizados.

Diagramar é rápido e fácil com o Lucidchart. Faça uma avaliação gratuita hoje mesmo para começar a criar e colaborar.

Criar um organograma

Estrutura organizacional funcional

Na estrutura organizacional funcional, a empresa é departamentalizada, dividida em departamentos. Por exemplo, uma empresa pode ser dividida nos departamentos de finanças, contabilidade, administração, marketing, vendas e etc. Esta é a estrutura mais comum nas empresas. É bem provável que você já esteja acostumado(a) com esse conceito.

A estrutura organizacional funcional valoriza a especialização. Por exemplo, ao invés de um engenheiro ter responsabilidades de RH, marketing e engenharia, ele foca seu conhecimento na área de engenharia e deixa que outros profissionais cuidem das outras áreas. Cada departamento é composto de profissionais da mesma área.

Para representar este modelo em forma de organograma (diagrama da estrutura organizacional da empresa), pode-se representar cada funcionário dentro de seu devido departamento, ou ilustrar apenas os departamentos para uma visão mais geral, sem entrar em detalhes de nomes de funcionários, assim como no exemplo acima.

Vantagens

  • Oferece uma visão geral e simplificada da empresa, o que pode ser útil para organizações de grande porte, com vários departamentos.

  • Pode ser usado em conjunto com um organograma mais detalhado, oferecendo assim o nível de detalhes ideal para cada situação.

  • Promove a ideia de colaboração dentro de uma equipe.

Desvantagens

  • Pode dificultar a colaboração entre funcionários de departamentos diferentes, já que a empresa é estruturada de forma bem compartimentalizada.

  • A estrutura mais rígida e dividida não acomoda bem empresas menores ou com estruturas dinâmicas.

Estrutura organizacional circular

Clique aqui para editar este modelo de estrutura organizacional circular.

A estrutura organizacional circular também é conhecida como estrutura radial. A estrutura organizacional em si é idêntica às estruturas linear e funcional, mas representado num organograma de forma circular. A posição mais alta da empresa é representada no centro do círculo e as posições mais baixas ficam nas bordas do círculo.

Por ser diferente do normal, muita gente acha esse tipo de organograma interessante quando eles veem um modelo de organograma circular pela primeira vez; porém esta é a maneira menos eficaz de se representar um organograma empresarial.

Vantagens

  • Inicialmente, chama a atenção por ser representado num diagrama de forma tão diferente do normal.

Desvantagens

  • Frequentemente falta espaço para representar todos os departamentos ou funcionários.

  • Diferenças em número de funcionários em cada departamento não se adequam bem à simetria do formato circular.

  • O formato radial dificulta entender a hierarquia e organização da empresa.

  • Costuma não ter espaço suficiente para incluir informações adicionais sobre cada funcionário.

Como montar uma estrutura organizacional

Independente de qual tipo de estrutura organizacional você escolher para sua empresa, é importante representá-la visualmente em um organograma (diagrama da organização de uma empresa) para que todos os funcionários possam melhor entender suas funções dentro da empresa.

Veja aqui um tutorial completo de como montar sua estrutura organizacional com facilidade no programa online do Lucidchart. Siga as dicas abaixo ao montar sua estrutura organizacional para garantir seu maior proveito:

  1. Mantenha-se organizado. Uma estrutura desorganizada não é bom para ninguém. Para se ter a maior clareza possível, crie suas caixas todas do mesmo tamanho e posicione-as com espaços iguais entre elas. Se puder, faça o gráfico caber em uma única página, ou dedique uma folha para cada área da empresa. Crie seu documento facilmente no Lucidchart com recursos de formatação automática e a partir de modelos prontos de organogramas. (Você também pode importar dados de uma planilha ou arquivo CSV para criar a estrutura organizacional de sua empresa automaticamente).

  2. Mantenha-a atualizado. Muitas empresas crescem rapidamente ou promovem seus funcionários com frequência. Crie o hábito de atualizar sua estrutura organizacional sempre que alguém for contratado ou começar a trabalhar em um novo cargo, ajudando-o a entender seu papel na empresa de maneira imediata. Como a nossa ferramenta de criação de diagramas é online, você pode convidar diversos funcionários para ajudar e fazer alterações no mesmo documento em tempo real. Basta clicar em “Compartilhar”.

  3. Crie um documento centralizado de sua estrutura organizacional e compartilhe-o a partir deste mesmo arquivo. Se você enviar um e-mail com o organograma em anexo a seus funcionários, o arquivo pode rapidamente ficar desatualizado e a empresa poderá ter versões desatualizadas do documento em vários lugares. O Lucidchart pode ser seu local centralizado. Depois de criar o documento, compartilhe uma cópia online do organograma atualizado somente com permissão de visualização ou publique um link do documento central. Quando as pessoas entrarem, saírem ou transferirem dentro da empresa, seu documento publicado refletirá as alterações feitas.

Forneça ou vincule outras informações relevantes em seu documento. Nomes e cargos não são os únicos detalhes que importam. Adicione fotos, informações de contato ou outros dados diretamente ao documento ou vincule essas informações ao Lucidchart para que os funcionários possam contatar uns aos outros com maior facilidade, promovendo a colaboração.

Estrutura organizacional matricial

Clique aqui para editar este modelo de estrutura organizacional matricial.

O nome desta estrutura organizacional descreve sua função. Uma estrutura matricial parece uma matriz ou uma tabela, e mostra equipes que se formam para trabalhar em projetos especiais. Por exemplo, um engenheiro que normalmente pertence ao departamento de engenharia (liderado por um diretor de engenharia) pode trabalhar em um projeto temporário (liderado por um gerente de projetos). Sendo assim, esse engenheiro teria dois chefes ao mesmo tempo, o de seu departamento e o do projeto atual. A estrutura organizacional matricial representa ambas as posições e hierarquias.

Vantagens

  • Permite aos supervisores montar suas equipes com facilidade, conforme a necessidade de cada projeto.

  • Oferece uma visão mais dinâmica da organização.

  • Incentiva funcionários a usar suas habilidades de diversas formas, além de suas funções originais.

Desvantagens

  • Possível conflito entre gerentes de departamento e gerentes de projetos.

  • Pode mudar com mais frequência em comparação a outros tipos de estruturas.

Estrutura organizacional horizontal

Clique aqui para editar este modelo de estrutura organizacional horizontal.

A estrutura organizacional horizontal é mais bem adequada para empresas com poucos níveis entre a diretoria e os funcionários. Muitas empresas start-up usam estruturas horizontais antes de crescerem e implementarem diferentes áreas, no entanto, algumas organizações maiores mantêm essa estrutura pois ela incentiva uma menor supervisão e um maior envolvimento de todos os funcionários. Geralmente há menos especialização do que na estrutura funcional, e os funcionários costumam ter responsabilidades mais abrangentes.

Vantagens

  • Oferece aos funcionários maior responsabilidade.

  • Fomenta uma comunicação mais aberta.

  • Melhora a organização e velocidade de implementação de novas ideias.

Desvantagens

  • Pode criar confusão pois os funcionários não têm um supervisor designado.

  • Pode desenvolver funcionários com habilidades e conhecimentos mais generalizados.

Pode ser difícil de manter conforme a empresa cresce além do nível de start-up.


Quer criar um organograma próprio? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.