Diagram

Organogramas são ferramentas poderosas voltadas para simplificar estruturas complexas. Este guia o ajudará a criar um organograma no Word, e também explicará como criar um organograma no Lucidchart para poupar seu tempo e energia.

Leitura de 5 min

Quer criar um organograma próprio? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.

ou
Google MarkCadastre-se usando Google

Ao cadastrar-me, eu concordo com os Termos de serviço e Política de privacidade do Lucid Software.

Como criar um organograma no Word

O Microsoft Word é uma poderosa ferramenta de processamento de texto. Embora o Word não tenha sido desenvolvido especificamente para criar diagramas, ele pode ser usado para desenvolver organogramas básicos, podendo enriquecer seus documentos e torná-los mais úteis para os leitores.

1. Inserir SmartArt

Em um documento Word, acesse a aba Inserir e selecione “SmartArt” para abrir o menu gráfico SmartArt. No grupo de Hierarquia à esquerda, selecione o template de organograma que você gostaria de usar.

2. Inserir texto

Uma vez selecionado o template de organograma, um menu aparecerá permitindo inserir texto para cada forma. Cada forma representa uma pessoa na estrutura, portanto, recomendamos organizar seus dados para garantir que todos estejam representados antes de criar seu organograma. Infelizmente, o Word é extremamente limitado em relação à quantidade de informações que podem ser armazenadas em cada forma — para elaborar um organograma melhor, pule adiante para saber mais sobre o Lucidchart.

3. Personalizar hierarquia

Organogramas são incrivelmente úteis para esclarecer estruturas organizacionais, principalmente em relação à cadeia de comando. As empresas podem ser bastante complexas, portanto, determinar quem é subordinado a quem pode eliminar confusões corporativas e melhorar a eficiência. Para promover alguém em um organograma no Word, basta pressionar a tecla Tab depois de clicar em seu nome na caixa de diálogo de texto. Para rebaixar, pressione Shift + Tab. Hierarquias organizacionais também podem ser administradas na aba SmartArt Design.

Em nosso exemplo, digamos que Jim foi promovido e agora Angela é subordinada a ele. Para que o organograma represente essa alteração, clique no nome de Angela na caixa de diálogo de texto e pressione a tecla Tab. Seu organograma agora mostra essa mudança!

4. Adicionar e remover formas

Por padrão, a maioria dos templates SmartArt contam com cinco formas, no entanto, é provável que você precise de mais de cinco para representar sua organização corretamente. Para adicionar formas, clique na aba Ferramentas de Design SmartArt > Adicionar forma. Daqui você pode administrar onde posicionar a forma, a quem a pessoa será subordinada etc.

Digamos que uma nova pessoa seja contratada e também será subordinada ao Jim. Para tal, clique em Angela (que também é subordinada a Jim) e pressione o botão Adicionar forma a partir da aba Ferramentas de Design SmartArt.

5. Formatar seu organograma

Para concluir seu organograma no Word, experimente as cores, as fontes e o tamanho das formas por meio das abas Ferramentas de Design SmartArt e Formatar. A imagem abaixo mostra como modificamos o organograma ao alterar as cores e o design das formas.

Diagramar é rápido e fácil com o Lucidchart. Faça uma avaliação gratuita hoje mesmo para começar a criar e colaborar.

ou
Google MarkCadastre-se usando Google

Ao cadastrar-me, eu concordo com os Termos de serviço e Política de privacidade do Lucid Software.

Como montar um organograma no Lucidchart

Embora o Word apresente algumas funcionalidades para criar organogramas básicos, o Lucidchart foi concebido exclusivamente para a criação de organogramas. Por meio da extensão MS Word do Lucidchart, é incrivelmente fácil diagramar organogramas simples ou complexos e adicioná-los aos seus documentos Word.

Primeiros passos com o Lucidchart

Cadastre-se e crie uma conta Lucidchart gratuita e comece a criar diagramas. Depois de ter cadastrado uma conta gratuita, abra um novo documento Lucidchart. Será necessário ativar as bibliotecas de formas de organogramas dentro do Lucidchart, portanto, clique no botão “+ Formas” no lado esquerdo de sua tela e certifique-se de que “Organogramas” esteja marcado.

ADICIONAR FORMAS DO ORGANOGRAMA

Agora que as formas de organogramas aparecem à esquerda de sua tela, arraste e solte qualquer forma que deseja adicionar à tela. Depois de soltar a primeira forma na tela de desenho, edite-a clicando no ícone de engrenagem ao lado da forma e inserindo as informações desejadas.

Conecte formas umas às outras e estabeleça hierarquias arrastando para fora o ponto vermelho que aparece quando você passa o cursor sobre uma forma.

Importar dados de organogramas

Para otimizar seu trabalho, o Lucidchart oferece uma funcionalidade a todas as contas pagantes que permite importar dados organizacionais. Basta fornecer os dados e o Lucidchart criará o diagrama para você! Para começar, primeiro organize seus dados em uma planilha e certifique-se de salvar sua planilha como arquivo CSV. Alguns dos campos a serem considerados incluem:

  • Nome

  • ID de funcionário

  • Departamento

  • Cargo

  • Telefone

  • E-mail

  • Subordinado a

Agora você está pronto para importar dados! Clique no botão “Importar dados” sob as formas de organogramas e siga os passos da caixa de diálogo de Importar dados.

Parabéns, o Lucidchart acaba de lhe poupar tempo e energia!

Formatar formas

Editar seu organograma no Lucidchart é fácil e intuitivo, seja criando organogramas manualmente ou importando os dados. Basta clicar no ícone de engrenagem que aparece ao passar o mouse sobre uma forma e formatar as formas conforme desejado. Você pode facilmente adicionar e ocultar campos e editar o layout da forma neste menu.

Edite sua hierarquia organizacional pressionando Tab ou Shift + Tab na parte superior à esquerda do menu de Forma avançada. Se seu organograma aparenta estar embolado, basta pressionar o botão “Layout de limpeza” neste mesmo menu.

Como inserir um organograma do Lucidchart no Word

Depois de criar seu organograma no Lucidchart, você pode inseri-lo em qualquer documento Word. Com a nossa extensão MS Office Word, é bastante fácil inserir seu diagrama Lucidchart no Word. Confira os passos:

  1. Cadastre-se e crie uma conta do Lucidchart, caso ainda não tenha uma.
  2. No Word, selecione Inserir > Minhas extensões.
  3. Pesquise por Lucidchart e instale.
  4. Acesse o Lucidchart em sua aba de extensões e insira um organograma que você já tenha criado, ou crie um novo diagrama.


Quer criar um organograma próprio? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.