PINGDOM_CANARY_STRING
ágil x waterfall x kanban x scrum

Ágil x Waterfall x Kanban x Scrum: Qual é a diferença?

Tempo de leitura: cerca de 9 minutos

Publicado por: Lucid Content Team

Se você não conhece as metodologias de gerenciamento de projetos a fundo, não será fácil saber a diferença entre um quadro Kanban e um quadro Scrum, ou entender por que as diferenças entre as metodologias Ágil e Waterfall são importantes. E com tantas terminologias semelhantes, as diferenças entre os métodos de gerenciamento de projetos talvez pareçam insignificantes.

Mas não deixe de estudar as vantagens e desvantagens relevantes de cada uma dessa metodologias. Veja o fluxograma abaixo para decidir qual é a metodologia de gerenciamento de projetos certa para você e sua equipe, ou compare o Ágil x Waterfall x Kanban x Scrum.

ágil x waterfall x kanban x scrum
O guia definitivo de metodologias de gerenciamento de projetos — Ágil, Waterfall, Kanban, Scrum e muito mais

Ágil x Waterfall x Kanban x Scrum

Apesar das diferenças significativas entre essas metodologias, é importante saber que cada metodologia de gerenciamento de projetos tem o mesmo objetivo: facilitar a conclusão de projetos. Para tal, as metodologias ajudam a gerenciar os processos de trabalho de sua equipe por meio de estruturas e da comunicação. Apesar das diferenças em relação à implementação de cada uma das metodologias, há muitas semelhanças entre o Ágil, Waterfall, Kanban e Scrum.  

E mesmo com as disparidades entre as abordagens, há aspectos bastante parecidos, principalmente a partir de uma perspectiva macro. Quando usar um quadro Scrum ou um quadro Kanban? O gráfico de burndown é apenas uma variação de um backlog? E como usar os diagramas de raias nisso tudo? Há também as melhores práticas de gerenciamento de projetos que devem ser aplicadas a cada metodologia, o que serve para aproximá-las ainda mais.

As diferenças entre as metodologias são pequenas, mas certamente existem. E esses detalhes pequenos fazem toda a diferença para o bom funcionamento do método. Agora vamos analisar as diferenças entre cada metodologia de gerenciamento de projetos.

O diferencial do Waterfall

No gerenciamento de projetos Waterfall, os projetos são divididos em fases lineares e sequenciais, e cada parte do projeto depende da conclusão das entregas anteriores. Portanto, o Waterfall tem duas características exclusivas.

Fases terminais e discretas

O gerenciamento de projetos Waterfall originou-se nos setores da manufatura e construção civil, em que toda fase precisa ser concluída antes de iniciar a próxima. Por exemplo, você não pode começar a construir o telhado sem antes concluir as paredes. A importância da conclusão linear é essencial para o fluxo de trabalho do Waterfall.

O Waterfall também utiliza fases distintas em vez de trabalhos simultâneos. Na metodologia Waterfall, você precisa concluir uma fase antes de iniciar a próxima. Da mesma forma, você não pode voltar para uma fase anterior. Para realizar qualquer revisão, é necessário reiniciar todo o processo. Portanto, se você estiver considerando usar o Ágil ou o Waterfall para gerenciar seu projeto, lembre-se de que o Waterfall oferece menos flexibilidade.

modelo da metodologia waterfall
Visão geral da metodologia Waterfall (clique na imagem para modificar on-line)

Documentos detalhados

Como o Waterfall não permite voltar a fases anteriores, os requisitos do projeto precisam estar bem definidos desde o início. Essa metodologia começa com a obtenção de requisitos e sua documentação e, em seguida, deixar esses requisitos acessíveis aos membros da equipe.

Os membros da equipe também documentam seus trabalhos conforme o andamento do projeto. Idealmente, os membros podem sair ou entrar em um projeto sem interromper o fluxo de trabalho, o que torna o Waterfall uma ótima solução para equipes com alta rotatividade de participantes.

illustration of people working together

Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens da metodologia de gerenciamento de projetos Waterfall.

Saiba mais

O diferencial do Ágil

A metodologia Ágil, normalmente usada no desenvolvimento de software, é uma abordagem colaborativa, auto-organizada e multifuncional para concluir trabalhos e requisitos.

Embora possa ser considerada uma metodologia distinta, o gerenciamento de projetos Ágil é bastante associado às metodologias Scrum e Kanban. No entanto, existem diferenças importantes entre o Ágil e o Waterfall. O Ágil trata de fluxos de trabalho adaptativos e simultâneos, o que é muito diferente da natureza linear do Waterfall. Cada metodologia Ágil tem as seguintes características.

Trabalho simultâneo e incremental

Essa é a característica mais marcante entre a metodologia Waterfall x Ágil. Métodos Ágil dividem projetos em períodos menores e iterativos, algo que funciona bem para produtos que se beneficiam de testes de usuários e revisões constantes (como software).

modelo de metodologia ágil
Visão geral do ciclo de vida do desenvolvimento de software Ágil (clique na imagem para modificar on-line)

Adaptabilidade

Como os métodos Ágil funcionam de forma incremental, as equipes podem ajustar seus processos com certa frequência. Enquanto o Waterfall usa um processo definido e nada flexível, as metodologias Ágil incentivam as equipes a melhorar e ajustar seu fluxo de trabalho conforme necessário.

A adaptabilidade do Ágil é ótima para projetos em que haverá alterações de requisitos ou restrições. Embora você deva evitar fazer alterações como essas, as metodologias Ágil permitem que as equipes adaptem seus processos para compensar as mudanças.

illustration of people working together

Saiba mais sobre as fases do ciclo de vida de desenvolvimento de software Ágil.

Saiba mais

O diferencial do Kanban

Muitos comparam o Kanban com o Ágil, mas a metodologia Kanban é mais como um tipo específico da metodologia Ágil. O Kanban tenta coordenar e equilibrar melhor o trabalho com as capacidades dos funcionários. Ele usa os princípios da metodologia Ágil expostos acima, mas os implementa de forma particular.

Quadro Kanban

O quadro homônimo do Kanban visualiza o fluxo de trabalho da equipe. O quadro é dividido em categorias de trabalhos a serem feitos, trabalhos em andamento e trabalhos concluídos; e as equipes podem adicionar mais categorias conforme necessário para visualizar melhor seu processo. Cada tarefa é registrada em um cartão Kanban, que passa pelas colunas do quadro conforme avança pelo processo da equipe.

O quadro Kanban é usado para alinhar membros de equipes e também para ajudá-las a identificar onde os processos precisam ser aprimorados, o que ajuda a destacar problemas, como gargalos, e permite que a equipe faça as correções necessárias.

exemplo de quadro Kanban
Quadro Kanban básico com priorização (clique na imagem para modificar on-line)

Limites de WIP

A metodologia Kanban exige limites rígidos sobre a quantidade de trabalho que está em andamento a qualquer momento. As equipes atribuem um limite de quantidade de cartões em colunas de trabalho ativo. Quando o limite for atingido, nenhum novo trabalho pode entrar na coluna até que uma tarefa seja concluída e movida para a próxima coluna. Esse sistema ajuda as equipes a identificar gargalos e incentiva colaboradores a se unirem para corrigi-los.   

Melhoria contínua

O objetivo da metodologia Kanban é melhorar o processo da equipe. A equipe se reúne periodicamente para conversar sobre as mudanças que precisam ser feitas, e os dados exibidos no quadro Kanban ajudam a orientar esses debates.

Com reuniões realizadas regularmente, a equipe pode corrigir e ajustar o processo continuamente, o que melhora o fluxo de trabalho sem ter que fazer alterações repentinas ou significativas, e garante que o Kanban seja implementado com facilidade em praticamente qualquer equipe.

illustration of people working together

Veja como a metodologia de gerenciamento de projetos Kanban pode melhorar sua equipe.

Ler mais

O diferencial do Scrum

A última metodologia sobre a qual falaremos é o gerenciamento de projetos Scrum, outra metodologia Ágil que usa uma abordagem incremental para trabalhar e concluir projetos mais rapidamente. A metodologia Scrum normalmente é usada em trabalhos de conhecimento complexos, como o desenvolvimento de software. Se você está considerando usar o Kanban ou o Scrum, saiba que o Kanban foca principalmente em melhorias de processos, e o Scrum, em realizar mais trabalho mais rapidamente. 

Sprints

O Scrum usa sprints de duas semanas para concluir trabalhos. Os sprints são planejados com antecedência, executados e depois avaliados no final do período de duas semanas. Durante o planejamento e execução de sprint, a equipe cria um backlog, conclui as tarefas e administra todo o trabalho.

Os membros da equipe também realizam uma reunião Scrum de 15 minutos em todos os dias do sprint para conversar sobre possíveis obstáculos interferindo no sucesso do projeto. Os colaboradores também conversam sobre o trabalho feito no dia anterior e planejam as tarefas do dia seguinte. A reunião Scrum ajuda as equipes a trabalhar de forma colaborativa e a manter o alinhamento.

diagrama de processos scrum
Diagrama de modelo Scrum SDLC (clique na imagem para modificar on-line)

Scrum Master

Um mestre Scrum vincula a equipe ao proprietário do produto. Antes de iniciar um projeto, o mestre Scrum trabalha com o proprietário do produto para definir os requisitos e, em seguida, ajuda a equipe a planejar sprints. Assim que um sprint começa, o mestre Scrum ajuda a remover todos os obstáculos que surgem.

É importante notar que o mestre Scrum não é um gerente de projeto tradicional — ele/ela facilita o trabalho em vez de gerenciá-lo. A metodologia Scrum incentiva as equipes a gerenciar sua própria produtividade e o mestre Scrum apenas as ajuda a fazer isso.

Gráficos de burndown

O Scrum usa um gráfico de burndown durante sprints para ajudar os membros da equipe a verem o andamento. Em vez de exibir as tarefas concluídas, o gráfico de burndown visualiza o que ainda precisar ser feito, e ele deve ser atualizado constantemente para que os membros da equipe possam gerenciar seu fluxo de trabalho.

illustration of people working together

Não sabe se a metodologia de gerenciamento de projetos Scrum é a mais indicada para a sua equipe?

Saiba mais

Qual metodologia de gerenciamento de projetos você deveria usar?

A resposta depende da sua equipe e de seus objetivos. Para ajudá-lo a decidir, tente responder a estas duas perguntas.

Quais são meus objetivos com minha equipe?

Cada metodologia tem o mesmo objetivo de concluir um projeto, mas os objetivos secundários são o verdadeiro diferencial. Seus objetivos vão ajudá-lo a decidir qual a metodologia a ser seguida.

Determine o que você mais deseja para sua equipe. Se você simplesmente quer trabalhar mais rapidamente, experimente o Scrum. Se você quer melhorar seu processo de produção, use o Kanban. Se seus projetos exigem um fluxo de trabalho linear, opte pelo Waterfall. Se você não tem certeza, conheça outras opções Ágil e pergunte-se:

Qual metodologia vamos realmente seguir?

As diferenças entre as metodologias de gerenciamento de projetos só são sentidas se você usa a metodologia de forma constante. Sem os limites de WIP, por exemplo, o Kanban é apenas mais uma metodologia Ágil complexa. E se você não mantiver suas fases discretas ao usar o Waterfall, o melhor é adotar uma metodologia Ágil.

Portanto, a melhor metodologia de gerenciamento de projetos que sua equipe pode usar é a que você consegue executar por inteiro. Usar fragmentos de uma metodologia só fará com que você perca os benefícios que fazem a metodologia ser útil. Embora você certamente possa adaptar metodologias com sua equipe, é melhor usar uma metodologia conforme indicado e ajustar apenas o que realmente for necessário.

Conheça mais o Ágil, Waterfall, Kanban ou Scrum para implementar a metodologia certa.

Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

Cadastre‐se gratuitamente

Bastante acessado

what does HR do

O que faz o RH? 11 responsabilidades importantes

Sobre o Lucidchart

O Lucidchart é o aplicativo de diagramação inteligente que capacita as equipes a esclarecer a complexidade, alinhar seus insights e construir o futuro, mais rapidamente. Com esta solução intuitiva baseada em nuvem, todos podem trabalhar visualmente e colaborar em tempo real enquanto criam fluxogramas, maquetes, diagramas UML e muito mais.

O Lucidchart é a alternativa on-line ao Visio mais conhecida e utilizada em mais de 180 países por milhões de usuários, desde gerentes de vendas para mapear organizações-alvo a diretores de TI para visualizar sua infraestrutura de rede.

Publicações relacionadas:

Which process improvement methodology should you use?

process improvement methodologies
Português
EnglishFrançaisDeutsch日本語PortuguêsEspañolNederlandsPусскийItaliano
PrivacidadeJurídico
© 2021 Lucid Software Inc.