ciclo planejar-executar-verificar-agir PDCA

Como implantar melhoria contínua de processos através da aplicação do ciclo PDCA

Tempo de leitura: cerca de 6 minutos

Tópicos:

    A maioria das empresas quer melhorar o desempenho. Porém, na hora de realmente fazer as mudanças necessárias, elas não cumprem as metas planejadas. A burocracia, o isolamento das equipes e funcionários e até mesmo a cultura da empresa podem impedir o progresso e a inovação.

    O ciclo PDCA - Plan (Planejar), Do (Executar), Check (Verificar), Act (Agir) - tira empresas da estagnação e a faz a transição para um sistema de melhoria contínua. Veja como o ciclo PDCA funciona e os benefícios que ele oferece à sua empresa.

    exemplo de planejar-executar-verificar-agir
    Exemplo de Planejar-Executar-Verificar-Agir (clique na imagem para modificar online)

    O que é PDCA?

    O ciclo Planejar-Executar-Verificar-Agir (PDCA), também conhecido como ciclo ou roda de Deming, é um método iterativo voltado para a melhoria contínua de processos, produtos ou serviços, e também um elemento crucial da gestão lean.

    O modelo PDCA foi desenvolvido na década de 1950 por William Deming como um processo de aprendizagem ou melhoria baseado no método científico de resolução de problemas. O próprio Deming utilizava outro nome — o ciclo de Shewhart —, pois o modelo foi baseado em uma ideia do mentor dele, Walter Shewhart.

    Como todos esses nomes sugerem, o ciclo PDCA é um loop e não um processo de ponta a ponta. O objetivo é aprimorar todas as melhorias, empregando um processo contínuo de aprendizagem e crescimento.

    Quando usar o processo PDCA?

    O modelo Planejar-Executar-Verificar-Agir é uma ferramenta muito útil para usar em várias aplicações:

    • Explorar e provar diversas soluções em testes pequenos e controlados
    • Identificar e adaptar soluções ineficazes antes de implementá-las em larga escala para, assim, evitar o desperdício
    • Implementar mudanças e melhorias contínuas
    • Implementar iniciativas de Gestão da Qualidade Total ou Six Sigma
    • Desenvolver ou melhorar um processo

    A vantagem do ciclo PDCA é que ele pode ser aplicado em todos os setores e tipos de empresas.

    Prós e contras do PDCA

    O ciclo PDCA tem muitas vantagens e desvantagens. Considere todos esses aspectos antes de aplicar o ciclo Planejar-Executar-Verificar-Agir em um projeto.

    Prós

    Versatilidade: você pode usar o PDCA em vários ambientes de negócios e em diversas situações. Os possíveis casos de uso incluem a gestão de projetos, gerenciamento de mudanças, desenvolvimento de produtos e gerenciamento de recursos.

    Prático e eficaz: o modelo PDCA é prático, fácil de entender, minimiza o desperdício, aumenta a eficiência e ainda é um excelente catalisador de mudanças e melhorias significativas.

    Contras

    Difícil de implementar: embora o modelo seja simples, ele exige bastante dedicação. Por dividir as melhorias dos processos em passos menores, o PDCA pode ser um tanto lento e provavelmente não é recomendável em projetos urgentes.

    Exige comprometimento: o PDCA não é um evento que você realiza uma única vez. É um processo contínuo e, portanto, exige comprometimento e apoio dos superiores da empresa. Sem uma liderança comprometida, o ciclo PDCA não funciona no longo prazo.

    O modelo PDCA

    Saiba mais sobre as quatro etapas do ciclo PDCA para usá-lo corretamente.

    1. Planejar

    Na fase de planejamento, você mapeia o que pretende fazer para solucionar um problema ou alterar um processo. Neste passo, você identifica e analisa o problema ou a oportunidade de mudança; desenvolve hipóteses de quais são os problemas ou causas subjacentes; e decide qual hipótese deve ser testada primeiro.

    Ao elaborar o planejamento, considere as seguintes perguntas:

    • Qual é o principal problema a solucionar?
    • É realmente o problema certo a ser trabalhado?
    • De quais informações você precisa para entender o problema e a causa-raiz por completo?
    • É viável solucioná-lo?
    • De quais recursos você precisa?
    • Quais recursos você tem?
    • Quais são as soluções viáveis?
    • Quais são as medidas de sucesso?
    • Como usar os resultados obtidos em um pequeno teste e implementá-los em grande escala?

    Nesta fase, um diagrama de afinidades pode ajudar você e sua equipe a organizar um grande número de ideias em grupos. Após determinar suas ações, anote os resultados esperados. Na fase “Verificar”, você compara os resultados com a hipótese e as expectativas.

    exemplo de diagrama de afinidades de supercabeçalho
    Exemplo de diagrama de afinidades de super cabeçalho (clique na imagem para modificar online)

    2. Executar

    O próximo passo é testar a hipótese (ou seja, testar a solução proposta). O ciclo PDCA foca mudanças menores e incrementais para melhorar os processos com um mínimo de interrupção.

    Teste a hipótese em um projeto de pequena escala e, de preferência, num ambiente controlado, para avaliar os resultados sem interromper toda a operação. Recomendamos testar a solução em uma equipe ou com um determinado público-alvo.

    3. Verificar

    Concluído o teste, avalie e analise os resultados. Esta fase é importante, pois avalia a solução e analisa os planos conforme necessário. O plano realmente funcionou? Em caso afirmativo, houve algum obstáculo durante o processo? Quais passos podem ser melhorados ou precisam ser eliminados em iterações futuras?

    Nesta fase, sua avaliação orienta as decisões a serem tomadas na próxima etapa; portanto, é importante considerar cuidadosamente os resultados.

    4. Agir

    Por fim, é hora de agir. Se o plano foi seguido corretamente, agora você pode implementar o plano testado e comprovado. Esse novo processo agora é sua linha de base para futuras iterações do PDCA.

    Considere as seguintes perguntas antes de agir:

    • De quais recursos você precisa para implementar a solução em larga escala?
    • Qual treinamento é necessário para fazer a correta implementação e adoção?
    • Como medir e monitorar o desempenho da solução?
    • Quais são as oportunidades de melhoria?
    • O que você aprendeu que poderá ser aplicado em outros projetos?

    Se o plano saiu como esperado, você pode voltar à fase de planejamento para fazer ajustes e preparar um novo teste.

    Kaizen e o ciclo PDCA

    O ciclo PDCA é uma ferramenta bastante útil para empresas que seguem o método Kaizen. Kaizen é uma mentalidade e cultura organizacional focada em pequenas e frequentes mudanças que levam a melhorias significativas ao longo do tempo.

    O ciclo PDCA segue a filosofia Kaizen porque oferece a estrutura certa para desenvolver e implementar melhorias contínuas.

    Como usar o Lucidchart para a melhoria contínua

    O Lucidchart é um espaço de trabalho visual voltado para equipes e empresas mapearem processos e ver dados de diferentes formas. Use o Lucidchart para ver um ciclo PDCA em todos os passos do processo. Ao planejar o projeto, você pode criar um diagrama de espinha de peixe (causa e efeito) para ver problemas e causas potenciais.

    exemplo de diagrama de espinha de peixe
    Exemplo de diagrama de causa e efeito (clique na imagem para modificar online)

    Na fase “Executar”, mapeie os novos processos que planeja testar. Use a vinculação de dados para vincular dados aos diagramas em tempo real e monitorar os resultados. Com a solução pronta para ser implementada, use o Lucidchart para criar diagramas e ver os novos processos. O Lucidchart facilita compartilhar documentos com sua equipe para que todos aprendam e entendam rapidamente as mudanças.

    fluxograma com raias
    Fluxograma com raias (clique na imagem para modificar online)

    Quem implementa melhorias de forma contínua está sujeito a perder o controle das alterações ao longo do tempo. Use o Lucidchart para documentar o progresso contínuo e manter todos alinhados.

    Lucidchart

    O Lucidchart, um aplicativo de diagramação inteligente que roda na nuvem, é um componente central da Suíte de colaboração visual da Lucid Software. Essa solução intuitiva de nuvem oferece às equipes a possibilidade de colaborar em tempo real para criar fluxogramas, mockups, diagramas UML, mapas de jornada do cliente e muito mais. O Lucidchart impulsiona as equipes para uma construção mais ágil do futuro. A Lucid tem orgulho de atender às principais empresas de todo o mundo, incluindo clientes como Google, GE e NBC Universal, e 99% das empresas da Fortune 500. A Lucid faz parceria com líderes do setor, como Google, Atlassian e Microsoft. Desde a inauguração, a Lucid recebeu vários prêmios por seus produtos e negócios e pela cultura no local de trabalho. Veja mais informações em lucidchart.com.

    Artigos relacionados

    Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

    Cadastre‐se gratuitamente

    ou continuar com

    Fazer login com GoogleFazer loginFazer login com MicrosoftFazer loginFazer login com SlackFazer login

    Iniciar

    • Preços
    • Individual
    • Equipe
    • Empresa
    • Falar com área de vendas
    PrivacidadeJurídico
    • linkedin
    • twitter
    • instagram
    • facebook
    • youtube
    • glassdoor
    • tiktok

    © 2024 Lucid Software Inc.