como criar um fluxograma

5 dicas de como criar um fluxograma

Tempo de leitura: cerca de 3 minutos

Você provavelmente já sabe que os fluxogramas são uma maneira rápida e prática de comunicar ideias e mapear processos complexos. Mas, muitas vezes, eles acabam sendo confusos, desorganizados e desleixados, e você não consegue comunicar sua mensagem de maneira clara.

Por exemplo, qual destes fluxogramas chama mais a sua atenção? O fluxograma à esquerda não é fácil acompanhar porque é monocromático e as formas e linhas não estão todas alinhadas. O fluxograma à direita tem um alinhamento adequado e cores, tamanhos de fonte e formas diferenciadas para guiá-lo.

fluxograma bom x ruim

Use as cinco dicas abaixo ao montar fluxogramas online para deixá-los mais claros e eficientes em pouquíssimos cliques.

Dica 1: orientação

Linhas e setas ajudam a guiar as pessoas pelas etapas do fluxograma. Certifique-se de que cada forma esteja conectada a outras formas, e lembre-se das principais regras de fluxogramas: as linhas e setas devem se mover de cima para baixo ou da esquerda para a direita.

Dica 2: pontos de início e término

Deixe claro onde o fluxograma começa e onde ele termina. Muitas vezes, a forma de término é usada para designar o início e o fim de um fluxograma; no entanto, você pode usar posicionamento (canto superior esquerdo para o início, canto inferior direito para o término), cores (verde para o início, vermelho para o término) ou tamanho para mostrar claramente onde começar e terminar o processo.

Dica 3: cores

Quando se trata de cores, mais não é necessariamente melhor. Tente usar no máximo três cores em um único fluxograma.

Também recomendamos escolher cores que combinam entre si para que seu fluxograma tenha uma aparência agradável. Um jeito fácil de descobrir cores que combinam é observar marcas conhecidas. No Lucidchart, você pode copiar e colar uma imagem de uma logomarca em seu diagrama, usar a ferramenta de conta-gotas para definir suas próprias cores e, em seguida, excluir a imagem quando terminar. Assista ao vídeo tutorial no YouTube abaixo.

Se você for usar um projetor para apresentar seu fluxograma, evite cores gradientes, transparentes e sombras pois elas provavelmente não aparecerão.

Dica 4: símbolos do fluxograma

Em fluxogramas padrão, cada símbolo tem um significado específico. (Veja nossa publicação sobre símbolos e notações comuns de fluxogramas.) Mesmo que você não siga as regras exatas de cada símbolo, o uso de diferentes símbolo em seu diagrama ajuda a acrescentar mais camadas de informações e a tornar seu fluxograma mais legível. Lembre-se de criar uma legenda para exibir o significado de cada símbolo ou cor em seu fluxograma.

Ao concluir o fluxograma, não se esqueça de alinhar símbolo e linhas. Um gráfico alinhado tem uma aparência melhor e é mais fácil de ler. No Lucidchart, você pode usar os botões de alinhar e ordenar para organizar tudo em poucos cliques. Assista ao tutorial abaixo.

Dica 5: texto

Tente não usar muito texto em cada forma. Se você precisa adicionar mais contexto ou informações a determinadas formas, insira essas informações em uma nota ou comentário em vez de superlotar o espaço dentro da forma.

Use uma única família de fontes para cada fluxograma. Se você estiver usando o Lucidchart, selecione “Gerenciar fontes...” na parte inferior da lista de fontes para escolher entre centenas de tipografias. (Recomendamos fontes sans serif para uma visualização digital melhor, e serif para a impressão em papel.)

Quando necessário, adicione texto às linhas clicando duas vezes na linha e adicionando seu texto.

Iniciar

Ao usar essas dicas, seus diagramas ficarão mais bonitos e também ajudarão as pessoas a lerem e entenderem melhor o que você está tentando comunicar. E, se você usar o Lucidchart, com suas funcionalidades intuitivas de arrastar e soltar, alinhamento automático e inúmeras opções de formatação, ficará mais fácil ainda criar um fluxograma incrível.

Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

Cadastre‐se gratuitamente

Sobre o Lucidchart

O Lucidchart é o aplicativo de diagramação inteligente que capacita as equipes a esclarecer a complexidade, alinhar seus insights e construir o futuro, mais rapidamente. Com esta solução intuitiva baseada em nuvem, todos podem trabalhar visualmente e colaborar em tempo real enquanto criam fluxogramas, maquetes, diagramas UML e muito mais.

O Lucidchart é a alternativa on-line ao Visio mais conhecida e utilizada em mais de 180 países por milhões de usuários, desde gerentes de vendas para mapear organizações-alvo a diretores de TI para visualizar sua infraestrutura de rede.

Publicações relacionadas:

Flowchart Symbols and Notation [+ Cheat Sheet]

flowchart symbols and notation

How to Make a Flowchart in Google Docs

how to make a flowchart in google docs

Iniciar

  • Preços
  • Individual
  • Equipe
  • Empresa
  • Falar com área de vendas
PrivacidadeJurídicoCookies
  • linkedin
  • twitter
  • instagram
  • facebook
  • youtube
  • glassdoor

© 2022 Lucid Software Inc.