PINGDOM_CANARY_STRING
backlog de produtos no Agile

Como desenvolver um ótimo backlog de produtos Scrum

Tempo de leitura: cerca de 7 minutos

Publicado por: Lucid Content Team

Se você trabalha na área da tecnologia, provavelmente sua equipe de desenvolvimento de software ou produtos utiliza a metodologia de gestão de projetos Scrum (um subconjunto da metodologia Agile), em que as equipes concluem um trabalho em sprints (períodos de trabalho de alta intensidade) de duas semanas de duração para desenvolver um produto de forma contínua, em vez de lançar produtos inteiros de uma só vez. 

Mas, como em toda metodologia de gestão de projetos, a questão da organização é fundamental — e o backlog de produtos tipo Scrum é uma ferramenta muito importante no processo.

No Agile, o backlog de produtos é, essencialmente, uma lista de itens “disponíveis” à equipe de desenvolvimento. É uma lista de tarefas de itens que precisam ser concluídos no âmbito de um produto maior. É importante notar que não estamos falando dos itens desenvolvidos no sprint de duas semanas, mas sim os que mostram o que está por vir, para que a equipe planeje, trabalhe e lance rapidamente novos recursos.

Vamos explicar a importância do backlog de produtos; como desenvolver e aprimorar um; e como a lista pode ser usada no planejamento sprint.

exemplo de backlog de produtos
Exemplo de backlog de produtos (clique na imagem para modificar online)

O que é backlog de produtos no Agile?

De acordo com o Guia Scrum oficial, backlog de produtos é “...uma lista organizada de tudo o que é necessário para o produto”.

O backlog de produtos não faz parte do sprint (ou seja, ele contém trabalhos que não serão concluídos durante o sprint), mas dá informações sobre como o sprint deve ser planejado. O backlog de produtos conta com o feedback:

  • Da equipe de desenvolvimento
  • Cliente
  • Partes interessadas

Para saber como é um backlog de produtos, veja o exemplo acima. 

Por que o backlog de produtos é importante?

Pense no backlog de produtos como uma forma de colocar um brainstorming ou um plano de desenvolvimento de produto em prática. As partes interessadas (ou clientes) certamente comunicarão você das diversas ideias para aprimorar o produto. Nem todas serão boas ou valiosas, mas, sem um backlog de produtos organizado, será difícil entender a diferença entre as boas e as que seriam perda de tempo desenvolver. Veja mais alguns benefícios do backlog de produtos:

  1. É uma lista organizada fácil de utilizar.
  2. É simples de priorizar.
  3. Pode ser alterado conforme as prioridades mudam.
  4. Mostra e organiza imediatamente as dependências.
  5. Considera os produtos em longo prazo, não apenas em termos de necessidades imediatas.

Resumindo: com o backlog de produtos, você e sua equipe fazem melhorias sistemáticas e inteligentes no produto, visando ao longo prazo.

O que um backlog de produtos contém?

O Guia Scrum é bastante rigoroso em relação ao que pode fazer parte do backlog de produtos, o que evita a inclusão de itens desnecessários. O backlog de produtos contém:

  • Funcionalidades
  • Funções
  • Requisitos
  • Aprimoramentos
  • Correções

No entanto, não é apenas uma lista de tarefas. Cada item no backlog de produtos:

  • Agrega valor ao cliente
  • É priorizado
  • É estimado

O backlog não pode conter tarefas de nível inferior (como enviar e-mails) e deve ser um documento ativo e reorganizado com frequência. 

Quer conhecer mais ferramentas Agile que melhoram a eficiência da sua equipe de desenvolvimento?

Saiba mais

Como criar um backlog de produtos

É comum o backlog de produtos ser apresentado em forma de planilha, mas há um grande problema nisso: planilhas não foram feitas para terem as linhas constantemente movidas. Além disso, você terá que lidar com muitas questões de formatação, sem falar nas dores de cabeça que isso provoca.

Para criar um backlog de produtos, recomendamos uma solução de software mais flexível, como o Jira Software ou o Lucidchart. O modelo pronto de backlog de produtos do Lucidchart é a forma mais fácil de criar um backlog tipo Scrum, e ele será um documento ativo fácil de compartilhar com as partes interessadas e de reorganizar. 

Seja qual for a solução escolhida, siga estes passos para dar início ao seu backlog de produtos tipo Scrum.

1. Adicione ideias ao backlog

As partes interessadas costumam apresentar ideias de melhorias de produtos para você

2. Esclareça as ideias

Ao receber ideias das partes interessadas sobre melhorias ou correções de produtos, é importante entender:

  • O motivo por trás da melhoria ou correção
  • Quanto valor será agregado ao produto como um todo
  • As especificações do item

3. Priorização

O backlog deve conter itens definidos e de alta prioridade na parte superior; e itens vagos e não prioritários na parte inferior. Itens sem valor não devem ser adicionados ao backlog. 

4. Atualize o backlog com frequência

Como o backlog é um documento ativo, você deve priorizar, aprimorar e atualizar constantemente.

Conforme as ideias de melhorias de produtos são sugeridas ao longo do tempo, você vai acumulando centenas de itens no backlog. Alguns desses itens serão descartados, mas muitos permanecerão no backlog para serem aperfeiçoados e, por fim, desenvolvidos.

Inicie rapidamente o projeto com um modelo pronto e personalizável de backlog de produtos.

modelo de backlog de produtos
Modelo de backlog de produtos (clique na imagem para modificar online)

Priorização do backlog de produtos

O backlog de produtos em si pertence ao proprietário do produto. O trabalho do proprietário do produto é criar o melhor produto possível, o que significa priorizar o desenvolvimento das melhorias mais valiosas para o software. Como o backlog de produtos está classificado em uma ordem de componentes mais valiosos primeiro, as melhorias mais importantes ficam na parte superior. No entanto, isso não é necessariamente o caso, pois o item mais valioso provavelmente contém dependências que precisam ser desenvolvidas primeiro. 

Itens com prioridade elevada devem ser aperfeiçoados e agregar valor ao produto.

Itens com prioridade média devem ser considerados para serem aperfeiçoados (o processo de detalhamento de cada tarefa)

Itens de baixa prioridade não devem ser dependência e podem ser ignorados até chegar o momento de aperfeiçoá-los.

Conforme avançam para o topo da lista para serem adicionados ao próximo ciclo de sprint, os itens devem ser aperfeiçoados para facilitar o desenvolvimento. Uma dica é usar uma cor distinta para cada bloco para mostrar que um item foi aperfeiçoado adequadamente; e usar a cor verde para indicar que ele está pronto para o planejamento sprint. Você pode usar a cor amarela para indicar itens de prioridade média, e a vermelha para itens de baixa prioridade. Ou use a criatividade e deixe tudo fosforescente.

Aperfeiçoamento de produtos

Aperfeiçoamento do produto é o processo de refinamento das tarefas no backlog para esclarecê-las o suficiente e, assim, virarem itens de ação e deixarem de ser ideias confusas. 

Por exemplo: sua equipe está desenvolvendo um aplicativo de encontros. Uma solicitação feita pelas partes interessadas e clientes é incluir um recurso integrado de verificação de antecedentes dos usuários. Você adiciona esse item ao backlog do produto. No entanto, a sugestão é abrangente demais para delegar as tarefas para desenvolver o recurso. 

Adicione as informações necessárias diretamente a cada tarefa do backlog de produtos para não haver confusão sobre os itens. No exemplo do recurso de verificação de antecedentes no aplicativo de encontros, você pode incluir informações como o tipo de empresa que providenciará essa verificação; quais informações devem ser coletadas do usuário; e qual deve ser o objetivo final. Você também pode adicionar links, imagens ou qualquer outra informação necessária.

Existem dois tipos de pensamentos em relação ao aperfeiçoamento de produtos: algumas equipes preferem aperfeiçoar todos os itens no backlog de produtos; já outras preferem “refinar conforme o andamento”, no qual ajustam itens de prioridade média para elevá-los a itens de prioridade alta.

Planejamento Sprint

Um backlog de produtos tipo Scrum facilita, em muito, o planejamento sprint. Afinal, seus itens de tarefas já estão definidos no backlog e podem ser facilmente transferidos para o mural do Scrum. A estimativa de cada item determina quantos itens de ação podem ser adicionados ao próximo sprint. Depois, basta seguir as diretrizes do ciclo de sprint para concluir cada item. 

exemplo de reunião de planejamento sprint
Exemplo de reunião de planejamento sprint (clique na imagem para modificar online)

<p>.</p>

Exemplo detalhado de quadro de tarefas Scrum
Exemplo detalhado de quadro de tarefas Scrum (clique na imagem para modificar online)

O backlog de produtos dá uma visão geral dos itens que podem ser adicionados ao seu produto. No entanto, o maior valor do backlog é a capacidade de organizar, aprimorar e definir itens de ação. Um grande benefício do backlog de produtos é agregar valor ao seu produto de forma sistemática, em vez de procurar sentido em ideias e itens desorganizados. Crie um backlog de produtos no Lucidchart e veja como é fácil compartilhar, atualizar e alterar esse componente tão essencial ao processo de desenvolvimento.

Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

Cadastre‐se gratuitamente

Bastante acessado

what does HR do

O que faz o RH? 11 responsabilidades importantes

Sobre o Lucidchart

O Lucidchart é o aplicativo de diagramação inteligente que capacita as equipes a esclarecer a complexidade, alinhar seus insights e construir o futuro, mais rapidamente. Com esta solução intuitiva baseada em nuvem, todos podem trabalhar visualmente e colaborar em tempo real enquanto criam fluxogramas, maquetes, diagramas UML e muito mais.

O Lucidchart é a alternativa on-line ao Visio mais conhecida e utilizada em mais de 180 países por milhões de usuários, desde gerentes de vendas para mapear organizações-alvo a diretores de TI para visualizar sua infraestrutura de rede.

Publicações relacionadas:

Scrum Board vs Kanban: Choosing the Right Agile Tool

kanban vs scrum
Português
EnglishFrançaisDeutsch日本語PortuguêsEspañolNederlandsPусскийItaliano
PrivacidadeJurídico
© 2021 Lucid Software Inc.