como fazer uma análise de equidade salarial no Lucidchart

Como fazer uma análise de equidade salarial no Lucidchart

Lucid Content

Tempo de leitura: cerca de 4 minutos

Tópicos:

    Além de ser fundamental para garantir igualdade econômica, praticar a equidade salarial é uma ótima estratégia comercial. Quando o funcionário confia que o empregador valoriza a equidade salarial, ele passa a valorizar ainda mais a empresa. Especialistas dizem que, ao priorizar a prática na sua organização, os índices de retenção, rotatividade, motivação e desempenho geral dos funcionários melhoram notadamente.

    A equidade salarial não é pagar o mesmo para todos, mas impor salários iguais a quem exerce as mesmas funções. Colocar em prática a equidade salarial não é fácil: existem muitas questões jurídicas e tabus sociais. Fazer uma análise de equidade salarial resulta em uma abordagem justa e equilibrada de equidade salarial ao utilizar informações dos funcionários para identificar disparidades salariais e para tomar decisões imparciais que incentivam a igualdade e estejam em conformidade com as regulamentações salariais estaduais e federais. 

    A capacidade do Lucidchart de organizar complexos conjuntos de dados em visualizações lógicas e acessíveis ajuda equipes e gerentes de pessoal do RH a identificar padrões e solucionar inconsistências. O Lucidchart também fornece as evidências quantitativas necessárias para realizar uma análise abrangente da prática de equidade salarial adotada pela sua empresa, ajudando você a tomar as devidas medidas para corrigir disparidades salariais dentro da organização.

    Como fazer uma análise de igualdade salarial no Lucidchart

    Dependendo dos objetivos da sua empresa, você pode usar uma variedade de tipos de visualizações de dados para analisar informações de pagamento. Para os fins desta publicação, demonstraremos como usar as informações dos seus funcionários para criar um organograma e fazer uma análise de equidade salarial. 

    Para começar, siga os passos abaixo.

    1. Importe as informações dos funcionários para o Lucidchart

    Com seu software de RH, obtenha informações básicas sobre cada funcionário, como cargo, departamento, data de contratação etc., e organize os dados em uma planilha ou arquivo CSV. Em seguida, use nosso recurso de importação de dados para importar sua planilha diretamente para o Lucidchart e gerar um organograma completo automaticamente, contendo todas as informações necessárias. 

    importar dados de organogramas no Lucidchart
    importar dados de organogramas parte 2

    2. Importe informações salariais

    Depois de importar as informações dos funcionários, use nosso recurso de sobreposição de dados no painel de contexto de organogramas para importar outra planilha contendo todos os dados salariais dos seus funcionários. Com o recurso, o Lucidchart conectará automaticamente os dois conjuntos de dados com base no ID do funcionário ou outros critérios predefinidos. Com os dois conjuntos de dados abertos em sua tela, você pode contextualizar as informações salariais junto com dados determinantes, como senioridade ou cargo atual. 

    exemplo de organograma de equidade salarial com Agrupamento
    Exemplo de organograma de equidade salarial (clique na imagem para modificar online)

    3. Defina quais campos devem aparecer em cada forma

    No painel de contexto, selecione quais campos deverão aparecer em cada forma individual do organograma. Selecione na lista sugerida ou adicione campos personalizados para fornecer outros contextos para auxiliar na análise.

    4. Use a formatação condicional para identificar discrepâncias

    O recurso de formatação condicional cria regras para destacar gênero, salário, senioridade e outras variáveis para identificar discrepâncias. Você também pode usar o Agrupamento para agrupar funcionários de forma não hierárquica. Organize seu gráfico com base nos critérios de sua preferência, como cargos parecidos ou experiência, para ver possíveis disparidades salariais com mais facilidade.

    5. Compartilhe a análise

    As análises de equidade salarial são mais eficazes quando feitas de forma colaborativa. Os especialistas recomendam que as equipes jurídicas, financeiras e de RH participem do processo para confirmar as informações dos funcionários, identificar discrepâncias salariais, conversar sobre práticas salariais oficiais em toda a organização e analisar quaisquer fatores legais ou comerciais que possam causar diferenças salariais entre os funcionários. 

    Use os recursos colaborativos do Lucidchart para manter sua equipe alinhada conforme você toma decisões baseadas na análise de equidade salarial. Use o recurso de @mentions para fazer comentários em formas e chamar a atenção da equipe para áreas específicas e também para compartilhar sua análise com as partes interessadas necessárias, de formar que todos os envolvidos entenderam suas revelações e recomendações.

    Use o Lucidchart para iniciar seu processo de atingir equidade salarial

    Além de garantir igualdade econômica na organização, a busca pela equidade salarial é o primeiro passo para implementar práticas éticas e não discriminatórias que façam os funcionários se sentirem valorizados em relação às contribuições deles.

    Crie uma conta no Lucidchart hoje mesmo para iniciar o processo de equidade salarial na sua empresa por meio do uso de recursos visuais práticos e orientados por dados. Com ferramentas intuitivas como a sobreposição de dados, formatação condicional e Agrupamento, você faz uma análise completa de equidade salarial e identifica as disparidades salariais existentes na organização.

    Lucidchart

    O Lucidchart, um aplicativo de diagramação inteligente que roda na nuvem, é um componente central da Suíte de colaboração visual da Lucid Software. Essa solução intuitiva de nuvem oferece às equipes a possibilidade de colaborar em tempo real para criar fluxogramas, mockups, diagramas UML, mapas de jornada do cliente e muito mais. O Lucidchart impulsiona as equipes para uma construção mais ágil do futuro. A Lucid tem orgulho de atender às principais empresas de todo o mundo, incluindo clientes como Google, GE e NBC Universal, e 99% das empresas da Fortune 500. A Lucid faz parceria com líderes do setor, como Google, Atlassian e Microsoft. Desde a inauguração, a Lucid recebeu vários prêmios por seus produtos e negócios e pela cultura no local de trabalho. Veja mais informações em lucidchart.com.

    Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

    Cadastre‐se gratuitamente

    ou continuar com

    Fazer login com GoogleFazer loginFazer login com MicrosoftFazer loginFazer login com SlackFazer login

    Iniciar

    • Preços
    • Individual
    • Equipe
    • Empresa
    • Falar com área de vendas
    PrivacidadeJurídico
    • linkedin
    • twitter
    • instagram
    • facebook
    • youtube
    • glassdoor
    • tiktok

    © 2024 Lucid Software Inc.