Como fazer uma árvore genealógica

Como fazer uma árvore genealógica

Tempo de leitura: cerca de 6 minutos

Em 1977, a emissora de televisão American Broadcasting Company (ABC) acreditou que o público dos Estados Unidos teria um grande interesse em assistir a uma minissérie de 12 horas baseada no livro de maior sucesso de Alex Haley, “Roots”. Em uma decisão sem precedentes, a ABC televisionou a série durante oito noites seguidas.

Foi um sucesso absoluto. Cerca de metade dos espectadores americanos assistiu ao menos a uma parte do programa

A minissérie de “Roots” foi um fenômeno cultural que incentivou milhões de pessoas a pesquisar mais sobre suas origens. Para escrever sua obra, Haley fez inúmeros estudos genealógicos no Arquivo Nacional, e depois que a série foi ao ar, triplicou o número de cartas recebidas pela instituição e houve um aumento de 40% nos pedidos para usar as instalações.

Se você quer saber mais sobre a história de sua família, a árvore genealógica é um ótimo ponto de partida.

gráfico de árvore genealógica
Árvore genealógica (clique na imagem para modificar on-line)

A árvore genealógica é uma representação visual da linhagem de uma pessoa ao traçar os parentescos com seus ancestrais. Semelhante a um organograma, o diagrama geralmente tem uma estrutura de árvore e começa com um indivíduo em sua raiz. A partir da raiz, linhas que representam ramificações terminam em caixas que representam folhas. Cada folha representa membros individuais da família, contendo informações como data de nascimento, casamento e morte. 

O diagrama de árvore genealógica, ou gráfico genealógico, facilita registrar as pessoas, os locais e os eventos que contam as histórias de sua família, e também a compartilhá-las com outras pessoas. Veja como desenhar uma árvore genealógica (ou use alguns exemplos prontos de árvores genealógicas para começar mais rápido).

Por que fazer uma árvore genealógica?

Se você tem interesse em saber mais sobre sua ancestralidade e obter mais informações sobre quem você é e de onde veio, monte uma árvore genealógica.

Há muitos motivos para criar sua própria árvore genealógica:

  • Ela conecta você aos seus ancestrais.
  • Ela ajuda a rastrear sua genética e monitorar questões de saúde da sua família.
  • É ótima para conhecer sua história familiar em relação a eventos históricos.
  • Ajuda a despertar o interesse de seus filhos em aprender mais sobre seus antepassados e preservar as histórias da família.
  • É divertido!

Como montar uma árvore genealógica

A árvore genealógica pode ser simples ou complexa — depende muito de você. 

Um gráfico genealógico simples pode incluir você, seus pais, avós e bisavós. Uma árvore genealógica complexa pode incluir você, seus pais, irmãos, tias, tios, primos e assim por diante.

Você é quem decide quão elaborada ela será.

Primeiros passos

Antes de começar a desenhar sua árvore genealógica, recomendamos planejá-la. Por exemplo, faça as seguintes perguntas:

  • Quão distante no passado você quer explorar? 
  • Alguém em sua família já tem essas informações para você usar como ponto de partida? 
  • Que tipo de informação você quer incluir em cada folha (nascimentos, casamentos, mortes)?
  • Quer adicionar fotos de seus antepassados em cada folha? Onde estão essas fotos?

Você também pode escolher a direção do desenho da árvore. Na natureza, as árvores nascem na terra e crescem até o céu, entretanto, no papel ou na tela do computador, as árvores genealógicas podem se desenvolver de baixo para cima, de cima para baixo ou horizontalmente. Veja alguns exemplos de árvores genealógicas para ajudá-lo a decidir a melhor forma de desenhar sua árvore.

Não há nenhuma regra sobre o que deve ser incluído ou como deve ser a aparência da árvore genealógica. No entanto, se você simplesmente quer registrar parentescos sem muito detalhes, recomendamos desenhar um diagrama de parentesco simples. Diagramas de parentesco usam símbolos, linhas e letras básicos para representar as relações e ajudar a visualizar sua linhagem.

modelo de diagrama de parentesco
Modelo de diagrama de parentesco (clique na imagem para modificar on-line)

1. Reúna informações sobre sua família

Escreva tudo o que já sabe, peça para a sua família complementar as informações e junte fotos e documentos. Visite bibliotecas e sites de genealogia on-line em busca de registros de censos, artigos, escrituras de propriedades e outros documentos que ajudam a verificar sua ascendência.

Lembre-se de que não é possível investigar muito no passado pois os registros são limitados e também pouco confiáveis. Talvez você tenha ouvido falar de pessoas que rastrearam sua linhagem até Eva e Adão. No entanto, na realidade, é muito difícil encontrar registros precisos com mais de alguns séculos, porque muitos foram destruídos em incêndios, enchentes, conflitos e negligências. Alguns lugares do mundo são melhores em manter e preservar registros do que outros, portanto, a quantidade de informações que você conseguirá obter vai depender de onde sua família veio. A maioria das árvores genealógicas das famílias contém dados de apenas três ou quatro gerações devido à falta de informações.

2. Faça um esboço da árvore genealógica

Junte todas as informações que você tem em mãos e faça um esboço. Comece desenhando a partir de você até os seus antepassados, ou comece com o parente mais antigo que conhece e trace a linha até você.

Você pode desenhar sua árvore genealógica à mão livre com papel e caneta, ou criar uma árvore on-line com o Lucidchart. No Lucidchart, selecione um modelo pronto de árvore genealógica e modifique-o com poucos cliques. 

Árvore genealógica de genealogia básica
Árvore genealógica - Genealogia básica (clique na imagem para modificar on-line)
gráfico genealógico
Exemplo de gráfico genealógico (clique na imagem para modificar on-line)
árvore genealógica borboleta
Árvore genealógica - Genealogia de gravata borboleta (clique na imagem para modificar on-line)

3. Adicione informações em cada folha

Cada membro da família é representado por uma forma conectada por linhas para representar os parentescos. Normalmente, uma caixa ou retângulo é usado para representar seus parentes, mas você pode usar qualquer tipo de forma. Cada forma é uma folha na árvore. A forma que você usará para as folhas deve ser consistente e ter o tamanho adequado para incluir as informações que deseja inserir na árvore genealógica. 

Coloque fotos, datas importantes e qualquer outra informação que deseja em sua folha. Ao reunir essas informações, recomendamos o seguinte:

Simplifique

Para que a árvore genealógica seja útil para os membros de sua família, simplifique-a para que as informações possam ser compreendidas com facilidade. Para otimizar os parentescos, faça com que cada nível da árvore represente uma única geração.

Evite conflitos com sua família

Quem vai ver o diagrama da árvore genealógica? Talvez haja alguns segredos de família que nem todo mundo conhece, portanto, tenha sensibilidade ao adicionar informações de que alguns parentes podem não gostar.

4. Distribua seu diagrama de árvore genealógica

Essa parte é divertida: depois de terminar seu gráfico genealógico ou diagrama de árvore genealógica, compartilhe-o com seus familiares para poderem curtir sua genealogia ou aprender novas histórias sobre a família. Você também pode pedir para que contribuam com mais informações.

Se você criou seu diagrama de árvore genealógica on-line com o Lucidchart, clique em “Compartilhar” para conceder acesso aos seus familiares para colaborarem no visual ou exportarem sua árvore genealógica para diversos tipos de formatos de arquivo.

Descubra a história de sua família com o Lucidchart

Use o Lucidchart para criar um gráfico de árvore genealógica com facilidade. Independentemente da região do mundo em que seus familiares moram, qualquer pessoa com permissão para compartilhar e editar o documento pode abri-lo, adicionar notas e modificar ou fazer correções simultaneamente. É ótimo para aproximar sua família sem estar no mesmo lugar físico.

Crie uma conta gratuita para registrar visualmente a história de sua família.

como fazer uma árvpre genealógica

Crie uma conta gratuita para começar a registrar sua história da família de forma visual.

Cadastre-se de graça

Lucidchart

O Lucidchart, um aplicativo de diagramação inteligente que roda na nuvem, é um componente central da Suíte de colaboração visual da Lucid Software. Essa solução intuitiva de nuvem oferece às equipes a possibilidade de colaborar em tempo real para criar fluxogramas, mockups, diagramas UML, mapas de jornada do cliente e muito mais. O Lucidchart impulsiona as equipes para uma construção mais ágil do futuro. A Lucid tem orgulho de atender às principais empresas de todo o mundo, incluindo clientes como Google, GE e NBC Universal, e 99% das empresas da Fortune 500. A Lucid faz parceria com líderes do setor, como Google, Atlassian e Microsoft. Desde a inauguração, a Lucid recebeu vários prêmios por seus produtos e negócios e pela cultura no local de trabalho. Veja mais informações em lucidchart.com.

Artigos relacionados

Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

Cadastre‐se gratuitamente

ou continuar com

Fazer login com GoogleFazer loginFazer login com MicrosoftFazer loginFazer login com SlackFazer login

Iniciar

  • Preços
  • Individual
  • Equipe
  • Empresa
  • Falar com área de vendas
PrivacidadeJurídico

© 2024 Lucid Software Inc.