Exemplos e modelos de mapa mental

Tempo de leitura: cerca de 7 minutos

Tópicos:

  • Modelos

Mapas mentais nasceram de uma ideia simples — às vezes você precisa de uma representação visual dos seus pensamentos ou informações para juntar umas ideias, ver novas conexões e reter informações. Tony Buzan, autor e consultor educacional que popularizou os mapas mentais disse: “anotações e redações lineares normais colocam você em um transe semi-hipnótico, enquanto o mapeamento mental aumenta consideravelmente suas habilidades cognitivas do lado esquerdo e direito do cérebro”.

A natureza livre dos mapas mentais facilita seu uso em uma quantidade ilimitada de temas e casos de uso. Criamos mapas mentais para alguns destes casos de uso — confira os modelos e exemplos de mapas mentais prontos abaixo e veja quais podem ser aplicados ao seu projeto.

Se deseja começar do zero em vez de usar um modelo de mapa mental pronto, leia nosso artigo para saber como criar um mapa mental ou assista o vídeo abaixo.

 

Modelos de mapa mental: clique para acessar.

Modelo de mapa mental em branco
Modelo de mapa mental com IA
Modelo de mapa mental simples
Modelo de mapa mental pessoal
Modelo de mapa mental de brainstorming
Modelo de mapa mental de geografia
Modelo de mapa mental de biologia
Modelo de mapa mental do sistema nervoso
Modelo de mapa mental da Revolução Francesa
Modelo de mapa mental do portugues
Modelo de mapa mental de alimentos
Modelo de mapa mental de fotografia
Modelo de mapa mental de psicologia
Modelo de mapa mental de música
Modelo de mapa mental de química
Modelo de mapa mental de arte
Modelo de mapa mental do aquecimento global

Modelo de mapa mental em branco

Não sabe por onde começar? Comece com este modelo de mapa mental em branco e deixe sua criatividade fluir. Seja para juntar novas ideias para seu negócio ou organizar suas notas escolares, basta adicionar um tema no meio e seguir em frente. Você pode personalizar este modelo e adicionar outras formas para desenvolver ainda mais seu mapa mental.

Exemplo de mapa mental em branco (clique para editar online)

Modelo de mapa mental com IA

Graças aos novos recursos intuitivos da Lucid, nunca foi tão fácil criar mapas mentais. Represente visualmente pensamentos, ideias e outras informações em segundos. Em seguida, use a IA para desenvolver novas ideias ou resumir o conteúdo.

Exemplo de mapa mental com IA (clique para editar online)

Modelo de mapa mental simples

Mapas mentais podem se tornar bastante elaborados dependendo do que você escolher como tema e do quanto decidir ramificá-lo. Para uma maior comodidade, crie uma conta no Lucidchart e comece com este modelo gratuito de mapa mental simples. Ficará muito fácil organizar suas ideias com o nosso software de mapas mentais.

Exemplo de mapa mental simples (clique para editar online)

Modelo de mapa mental pessoal

Crie um mapa mental pessoal sobre você. Neste modelo de mapa mental pessoal, você pode adicionar seus hobbies, talentos, relacionamentos, características físicas e elementos que definem quem você é e destacam o que o diferencia das outras pessoas. Comece com este modelo de mapa mental e divirta-se.

Exemplo de mapa mental de identidade pessoal (clique para editar online)

Modelo de mapa mental de brainstorming

Um mapa mental é a solução perfeita para gerar novas ideias e visualizá-las. Um bom tópico pode iniciar uma reação em cadeia de ideias relacionadas que o levará à sua próxima grande inovação. Personalize este modelo de mapa mental com suas próprias ideias sobre um determinado projeto ou assunto.

Modelo de mapa mental de brainstorming (clique na imagem para modificar online)

Modelo de mapa mental de geografia

Com aproximadamente 195 países no mundo, geografia pode ser uma matéria complicada. Os países podem ser divididos por continentes, sub-regiões geográficas, regiões sócio-políticas, econômicas, linguístico-culturais e mais. Isso sem contar regiões climáticas, estados e províncias, cidades, relevo e por aí vai. Por isso a ajuda de recursos visuais é essencial no aprendizado dessa matéria. Use este exemplo de mapa mental de geografia e edite-o para atender às suas necessidades de estudo.

Exemplo de mapa mental de geografia (clique para editar online)

Modelo de mapa mental de biologia

Biologia é uma matéria muito abrangente. Felizmente, mapas mentais contam com elementos visuais para ajudar-lhe a memorizar e classificar os conceitos, portanto, considere usá-los no seu estudo de biologia. O exemplo de mapa mental seguinte trata da biodiversidade. Você pode modificar este modelo para tratar de qualquer outro assunto de biologia. Como fizemos no mapa mental do sistema nervoso, que é o próximo exemplo que incluímos aqui.

Exemplo de mapa mental de biologia (clique para editar online)

Modelo de mapa mental do sistema nervoso

O corpo humano é incrível, disso não temos dúvida! Mas ao mesmo tempo ele é muito complicado. Este exemplo de mapa mental do sistema nervoso mostra como usar esse tipo de ferramenta para estudar anatomia. Se preciso, modifique este modelo de mapa mental para falar de outros sistemas do corpo humano.

Exemplo de mapa mental do sistema nervoso (clique para editar online)

Modelo de mapa mental da Revolução Francesa

A Revolução Francesa foi desencadeada por uma série de fatores. Este mapa mental da Revolução Francesa explica as causas da Revolução Francesa. Você pode usar mapas mentais para explicar qualquer outro evento histórico, basta editar este modelo para abordar um assunto diferente.

Exemplo de mapa mental da Revolução Francesa (clique para editar online)

Modelo de mapa mental do português

Este exemplo de mapa mental do português fala sobre elementos da escrita. Porém, ele pode ser modificado para explicar outras áreas de estudo da língua portuguesa. Combine diferentes elementos ao usar este modelo de mapa mental do português para organizar e desenhar seus conceitos e ideias.

Exemplo de mapa mental do português (clique para editar online)

Modelo de mapa mental de alimentos

Este exemplo de mapa mental de alimentos é um bom ponto de partida para mapear diversas categorias de alimentos. Use-o para mapear os pratos de seu próximo jantar ou para garantir que você comeu proteína, legumes e carboidratos o suficiente como parte de uma dieta equilibrada.

Exemplo de mapa mental de alimentos (clique para editar online)

Modelo de mapa mental de fotografia

O que faz um fotógrafo ser bem-sucedido? Quais elementos você deve levar em conta em cada fotografia que tira? Use este modelo de mapa mental de fotografia para responder a estas perguntas e oferecer uma visualização informativa.

Exemplo de mapa mental de fotografia (clique para editar online)

Modelo de mapa mental de psicologia

A psicologia estuda o comportamento humano e os processos mentais. Esta abrangente matéria aborda uma variedade de tópicos, e com este modelo de mapa mental de psicologia você pode mapeá-los todos para entender melhor as diferentes escolas de pensamento e suas aplicações. Personalize este modelo de acordo com suas necessidades específicas.

Exemplo de mapa mental de psicologia (clique para editar online)

Modelo de mapa mental de música

Este modelo de mapa mental de música aborda uma variedade de tipos de música, mas você pode usá-lo como ponto de partida para mapear um gênero específico e suas características. Com o Lucidchart, você pode até mesmo adicionar links às suas músicas favoritas, a perfis de artista, etc. Personalize seu modelo de mapa mental de música de acordo com suas necessidades.

Modelo de mapa mental de música

Exemplo de mapa mental de música (clique para editar on-line)

 

Modelo de mapa mental de química

Você fica frustrado com todos os termos que seu professor de química passa na aula? Use este modelo de mapa mental de química para ajudá-lo a memorizar e entender qualquer assunto de química. É simples personalizar o modelo e ter uma melhor visualização de qualquer componente químico ou processo.

Mapa mental de química

Exemplo de mapa mental de química (clique para editar online)

 

Modelo de mapa mental de arte

Um ótimo jeito de entender e visualizar um conceito artístico é usando um mapa mental personalizado. Aborde a vida e obra de um artista famoso ou descreva todos os elementos de uma determinada vertente artística. Seja qual for seu objetivo, comece com este modelo de mapa mental de arte e personalize-o de acordo com sua preferência.

Modelo de mapa mental de arte

Exemplo de mapa mental de arte (clique para editar online)

 

Modelo de mapa mental do aquecimento global

A maioria das pessoas estão cientes do aquecimento global, mas não têm pleno conhecimento de seu impacto no planeta. Se você deseja um melhor entendimento usando recursos visuais, desenvolva este modelo de mapa mental do aquecimento global e compartilhe com os outros.

Exemplo de mapa mental do aquecimento global

Exemplo de mapa mental de aquecimento global (clique para editar on-line)

 

Esperamos ter inspirado você a incorporar mapas mentais em seu trabalho cotidiano, independentemente de sua função na empresa ou da matéria que está estudando na escola. Depois de fazer brainstorming no seu mapa mental, o Lucidchart ajuda a finalizar suas ideias. Precisa de um modelo de mapa mental pronto? Comece com estes modelos prontos, ou acesse nossa biblioteca de modelos de mapas mentais e personalize-os de acordo com sua preferência.

Cadastre-se para uma avaliação gratuita hoje mesmo!

Aprimore suas sessões de brainstorming e estudo em 10 vezes com mapas mentais.

Cadastre-se grátis

Lucidchart

O Lucidchart, um aplicativo de diagramação inteligente que roda na nuvem, é um componente central da Suíte de colaboração visual da Lucid Software. Essa solução intuitiva de nuvem oferece às equipes a possibilidade de colaborar em tempo real para criar fluxogramas, mockups, diagramas UML, mapas de jornada do cliente e muito mais. O Lucidchart impulsiona as equipes para uma construção mais ágil do futuro. A Lucid tem orgulho de atender às principais empresas de todo o mundo, incluindo clientes como Google, GE e NBC Universal, e 99% das empresas da Fortune 500. A Lucid faz parceria com líderes do setor, como Google, Atlassian e Microsoft. Desde a inauguração, a Lucid recebeu vários prêmios por seus produtos e negócios e pela cultura no local de trabalho. Veja mais informações em lucidchart.com.

Artigos relacionados

Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

Cadastre‐se gratuitamente

ou continuar com

Fazer login com GoogleFazer loginFazer login com MicrosoftFazer loginFazer login com SlackFazer login

Iniciar

  • Preços
  • Individual
  • Equipe
  • Empresa
  • Falar com área de vendas
PrivacidadeJurídico

© 2024 Lucid Software Inc.