Imagem conceitual de dois gerentes de projeto trabalhando com um diagrama atrás

Os melhores mapas mentais para gerentes de projeto

Tempo de leitura: cerca de 5 minutos

Tópicos:

    5. Quadro branco/brainstorm

    Use o mapa mental para gerar ideias com sua equipe. Seja para resolver um problema ou elaborar um novo projeto, reunir-se com outras pessoas e anotar ideias em um mural é uma das melhores formas de superar os desafios. Quando surge um obstáculo, os intuitivos recursos de criação de mapas mentais da Lucid usam IA para sugerir ideias relacionadas. Com isso, você expande seus conhecimentos e mantém o nível de produtividade.

     Como o Lucidchart aceita mais de um editor em um documento, todos podem contribuir na elaboração de um mapa mental de brainstorming.

    6. Listas de tarefas

    O mapa mental de uma lista de tarefas pode aumentar a produtividade pessoal e da equipe. Pense em todas as partes de um projeto e em todas as etapas para realizar cada uma. Mapeadas todas as tarefas, você pode classificá-las por ordem de importância. Ao começar com um mapa mental antes de definir as prioridades da lista, você não se esquece de nenhuma tarefa importante. Além disso, é mais fácil estabelecer as prioridades de forma objetiva quando todas as tarefas estão à sua frente, em vez de tentar priorizar desde o início.

    Dicas ao criar uma mapa mental da gestão de projetos

    Os recursos de mapa mental da Lucid criam mapas organizados em poucos segundos. Siga estas dicas para tirar o máximo desses recursos:

    • Não se preocupe com a formatação e a organização: a Lucid já faz isso para você. Basta anotar suas ideias.
    • Se não conseguir avançar, use nossa ferramenta de IA colaborativa para continuar trabalhando. Descubra, em segundos, ideias, sugestões e temas relacionados.
    • Use linhas curvas, cores e imagens — esses recursos deixam o mapa mental mais interessante e chamativo.

    As teorias modernas de gestão de projetos são tão onipresentes quanto os setores que as utilizam. Temos a gestão de projetos baseada em processos, a gestão tradicional, a gestão enxuta, a gestão de realização de benefícios e a gestão de cadeia crítica, para citar algumas. Cada método precisa de novos processos, ferramentas e diagramas que podem ou não funcionar para você. Principalmente para quem gerencia uma equipe pequena ou média, os processos trabalhosos e os diagramas elaborados podem exigir tempo e recursos sem gerar retorno. Felizmente, o mapa mental de gestão de projetos é uma solução simples.

    O que é mapa mental?

    Popularizado na década de 1970 pelo escritor e consultor educacional Tony Buzan, o mapa mental organiza assuntos relacionados em torno de uma ideia central ou principal. Essa ideia é anotada, e os subtópicos se desenvolvem a partir dela. Cada subtópico pode ser dividido ainda mais, formando um mapa mental com centenas ou até milhares de pontas, se desejado.

    Buzan afirma que é assim que nosso cérebro funciona e chama isso de "pensamento radial". Todos os nossos principais pensamentos estão conectados a dezenas de ideias associadas que se irradiam infinitamente. Por imitar esse processo do pensamento, o mapeamento mental parece intuitivo e pode organizar as ideias de forma eficiente.

    Por que usar o mapa mental?

    O mapa mental traz uma série de benefícios aos usuários:

    • Aprimora o pensamento crítico e a criatividade
    • Promove a geração de ideias em grupos
    • Ajuda na resolução de problemas
    • Melhora a aprendizagem e a compreensão de conceitos

    Esses efeitos são vantajosos principalmente para os gerentes de projeto. Quando as equipes chegam a um impasse, o mapa mental da gestão de projetos promove o pensamento crítico e a solução do problema. Ele pode ser valioso no brainstorming de uma ideia inovadora. No início de um novo empreendimento, o mapa mental da gestão de projetos podem dar o contexto necessário de forma compreensível a todas as partes interessadas. Criatividade, resolução de problemas, geração de ideias e compreensão do grupo são benefícios que facilitam o trabalho dos gerentes de projeto de forma universal.

    Como usar o mapa mental na gestão de projetos

    Os gerentes podem aproveitar o mapa mental da gestão de projetos em todo o ciclo de vida do projeto. Confira algumas ideias.

    1. Coleta de requisitos do projeto

    Use o mapa mental para dividir os projetos em componentes menores. Em cada componente, trabalhe com os participantes técnicos e com os tomadores de decisão para adicionar requisitos ao mapa mental. Com o Lucidchart, todos podem editar o mapa mental juntos durante uma reunião ou separadamente.

    2. Anotações

    Nas reuniões de trabalho, use o mapa mental para tomar notas. Anote a ideia principal da reunião e adicione ramificações com ideias, perguntas e pontos à medida que a reunião avança. Depois, use a IA colaborativa para resumir rapidamente os temas e ideias principais. Fazer anotações com o mapa mental, em vez de usar uma lista, exige que o ouvinte interaja com o material, aumentando a compreensão e a memorização.

    3. Apresentações

    Transforme o mapa mental da gestão de projetos em uma apresentação. Diferente daquela apresentação que organiza as ideias de forma linear, o fluxo orgânico de pensamentos no mapa mental ajusta sua apresentação de acordo com a resposta do público. Foque as áreas de interesse e pule os pontos que não interessarem aos ouvintes. Use o modo de apresentação do Lucidchart para transformar o mapa mental da gestão de projetos em uma apresentação de slides. 

    4. Armazenamento de informações

    O mapa mental organiza o conteúdo por assunto. Portanto, quando criados com uma ferramenta on-line, como o Lucidchart, eles funcionam idealmente como um repositório central de informações. Os links de armazenamento, arquivos, gráficos e dados para contato dos colegas são classificados por assunto. Como esse mapa mental está no Lucidchart, você pode compartilhar com outras pessoas que precisarem de acesso aos seus arquivos. Elas podem abrir o documento para encontrar o que precisam.

    Exemplo de modelo de mapa mental com IA (clique na imagem para modificar online)

    Descubra como a Lucid pode aprimorar seus mapas mentais. Inclui modelos gratuitos!

    Confira

    Sobre o Lucidchart

    O Lucidchart, um aplicativo de diagramação inteligente que roda na nuvem, é um componente central da Suíte de colaboração visual da Lucid Software. Essa solução intuitiva de nuvem oferece às equipes a possibilidade de colaborar em tempo real para criar fluxogramas, mockups, diagramas UML, mapas de jornada do cliente e muito mais. O Lucidchart impulsiona as equipes para uma construção mais ágil do futuro. A Lucid tem orgulho de atender às principais empresas de todo o mundo, incluindo clientes como Google, GE e NBC Universal, e 99% das empresas da Fortune 500. A Lucid faz parceria com líderes do setor, como Google, Atlassian e Microsoft. Desde a inauguração, a Lucid recebeu vários prêmios por seus produtos e negócios e pela cultura no local de trabalho. Veja mais informações em lucidchart.com.

    Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

    Cadastre‐se gratuitamente

    ou continuar com

    Fazer login com GoogleFazer loginFazer login com MicrosoftFazer loginFazer login com SlackFazer login

    Iniciar

    • Preços
    • Individual
    • Equipe
    • Empresa
    • Falar com área de vendas
    PrivacidadeJurídico

    © 2024 Lucid Software Inc.