Diagram

Mapas de fluxo de valor são criados com uma variedade de símbolos únicos. Este guia aborda os símbolos VSM mais utilizados para representar processos, materiais, informações e mais.

Leitura de 7 min

Quer criar seu próprio mapa de fluxo de valor? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.

ou
Google MarkCadastre-se usando Google

Ao cadastrar-me, eu concordo com os Termos de serviço e Política de privacidade do Lucid Software.

Símbolos de mapeamento de fluxo de valor (VSM)

Um mapa de fluxo de valor usa símbolos para representar o fluxo de informações e de inventário dentro de um sistema, e para otimizar esses processos. É uma ferramenta para reduzir o desperdício e melhorar a eficiência, com o objetivo de oferecer o melhor valor para os clientes na forma de produtos ou serviços. O mapeamento de fluxo de valor é associado à manufatura enxuta, mas pode ser aplicada a várias áreas, incluindo indústrias de serviços; processos administrativos e de escritório; e desenvolvimento de software. Criar um mapa para representar visualmente as etapas envolvidas na produção e fornecimento de produtos e serviços aos clientes pode ser valioso para qualquer tipo de negócio. Um mapa de fluxo de valor facilita avaliar o estado atual de um processo de produção para identificar o que está funcionando e quais problemas estão causando ineficiência. Uma vez que um mapa do estado atual de um processo tem sido analisado, mapas do futuro e de estado ideal podem ser criados para fornecer um plano claro para melhorar o fluxo organizacional. Para mais informações sobre como criar e usar mapas de fluxo de valor, leia nosso artigo de visão geral VSM.

Há um conjunto comum de símbolos utilizados no mapeamento de fluxo de valor, alguns dos quais foram apresentados na apostila inovadora “Learning to See” (“Aprendendo a ver”, em tradução livre), publicado pelo Lean Enterprise Institute em 2009. No entanto, símbolos VSM não são padronizados – é possível modificar ou criar símbolos para corresponder às necessidades da sua organização. Você verá que alguns símbolos não são adequados para descrever o sistema que você está mapeando. Ou você irá precisar de símbolos especiais para comunicar determinados aspectos de um processo. Contanto que a equipe que trabalha na melhoria do sistema compreende os símbolos usados, o mapa será uma ferramenta eficaz. Abaixo você verá alguns dos símbolos VSM mais usados:

Símbolos de processos VSM

SímboloNomeDescrição
Cliente / FornecedorQuando colocado no canto superior esquerdo de um mapa de fluxo de valor – o ponto de partida típico para o fluxo de material –, este ícone representa o fornecedor. Quando colocado no canto superior direito, ele representa o cliente.
Fluxograma de processo dedicado

Este ícone representa uma única área, uma operação de um processo ou uma máquina com um fluxo de material interno fixo e contínuo.

Processo compartilhado

Este ícone indica um processo, área, operação ou centro de trabalho que é compartilhado por outras famílias de fluxo de valor.

Caixa de dadosA caixa de dados é colocada sob outros ícones que requerem dados para analisar o sistema. Por exemplo, uma caixa de dados pode ir abaixo de um ícone de fábrica para mostrar a frequência de remessas, dados de manuseio do produto, tamanho do lote ou outras informações.
Célula de trabalhoUse este ícone para mostrar que vários processos estão integrados a uma célula de trabalho de manufatura.

Diagramar é rápido e fácil com o Lucidchart. Faça uma avaliação gratuita hoje mesmo para começar a criar e colaborar.

ou
Google MarkCadastre-se usando Google

Ao cadastrar-me, eu concordo com os Termos de serviço e Política de privacidade do Lucid Software.

Símbolos de materiais VSM

SímboloNomeDescrição
InventárioO inventário entre dois processos é representado por estes ícones. Se você precisa incluir uma contagem de inventário, adicione-a abaixo do ícone do triângulo. Este símbolo também pode representar inventário armazenado.
EnviosEste símbolo mostra materiais provenientes de fornecedores ou produtos acabados indo da fábrica aos clientes.
Seta empurrarEste ícone mostra o material descendo o fluxo, de um processo para o outro.
SupermercadoEste ícone representa um ponto de inventário Kanban onde os clientes a jusante podem obter o inventário de que precisam, na medida que é reabastecido pelo fornecedor a montante.
Remoção de MaterialEste símbolo de recuo representa a remoção física de inventário armazenado de supermercados.
Raia FIFOEste ícone representa um sistema ‘Primeiro que entra, Primeiro que sai’, que limita a entrada de inventário. A capacidade máxima de inventário pode ser escrita abaixo da faixa.
Estoque de segurançaEm vez de armazenamento permanente, este ícone indica estoque de segurança temporário, para evitar problemas em caso de falhas no sistema ou outros problemas.
Remessa externaO ícone do caminhão representa remessa externa aos clientes ou de fornecedores.

Símbolos de informação VSM

SímboloNomeDescrição
Controle de ProduçãoUm departamento de programação centralizada de produção ou de controle é representado por este símbolo simples de caixa.
Informação manualFluxo de informação manual vindo de memorandos, relatórios ou conversas. Indique o tipo de informação, se necessário.
Informação eletrônicaFluxo de informação digital, como internet, intranet, intercâmbio de dados eletrônicos etc., frequência, tipo de dados e os meios utilizados podem ser registrados.
Produção KanbanIndica a produção necessária para fornecer peças a um processo a jusante.
Retirada KanbanEste símbolo representa um cartão que instrui um operador ou manipulador de material a mover peças de um supermercado para um processo.
Sinal KanbanEste símbolo Kanban é utilizado quando os níveis de inventário em um supermercado caem para uma quantidade mínima, e sinaliza a produção de um determinado número de peças.
Post KanbanEste ícone indica um local para a coleta de sinais Kanban, geralmente localizado perto de um supermercado. Em um sistema de duas cartas pode ser usado para a retirada e troca de produção Kanban.
Recuo sequenciadoEste processo de recuo elimina a necessidade de armazenamento de inventário de supermercados entre processos ao fornecer instruções para um processo de submontagem para produzir rapidamente um pedido específico do cliente.
Carga de NivelamentoUma ferramenta que junta lotes Kanban, a fim de nivelar a variedade e o volume de produção.
MRP/ERPProgramação usando um sistema de controle de inventário, tal como planejamento de necessidades de materiais (MRP, em inglês).
Vá verÀs vezes, a informação é coletada através da observação, por exemplo, quando um supervisor toma uma decisão de produção depois de verificar visualmente o inventário.
Informação VerbalIsso representa o fluxo de informações que é transmitido verbalmente.

Símbolos gerais VSM

SímboloNomeDescrição
Explosão KaizenEste ícone é projetado para ser visto e destacar áreas problemáticas. Ele identifica os processos críticos para o desenvolvimento de um mapa bem-sucedido de estado futuro.
OperadorEste ícone é usado para mostrar quantos operadores são necessários para processar a família VSM em uma determinada estação de trabalho.
Outras informaçõesOutras informações úteis.
Linha do tempoEm um mapa de fluxo de valor, a linha do tempo é colocada na parte inferior e mostra os tempos de espera e de processamento. Isso pode ser usado para calcular o tempo de execução e o tempo total do ciclo.
Símbolos de transporteEstes símbolos são práticos, mostrando o transporte ferroviário como um ícone de trem, frete aéreo como um ícone de avião e remessa de navio como um ícone de barco.
EmpilhadeiraUsado quando algo precisa ser movido por uma empilhadeira.
AceleradoIndica entregas de produtos ou informações que são aceleradas.
Milk RunEste ícone refere-se a um veículo que coleta ou entrega itens em vários locais, muitas vezes seguindo uma rota fixa.
DepósitoEste símbolo indica um depósito interno ou externo.
Cross-DockIsto se refere a caminhões coordenados de perto, permitindo que materiais vão diretamente de caminhões de entrada para caminhões de saída.
PedidosVendas ou pedidos de compra são representados por este ícone.
TelefoneEncomendas por telefone ou outra comunicação por telefone.
Kanban em loteEste ícone representa cartões Kanban chegando ou sendo enviados em lotes.
Centro de controleControle Kanban centralizado.
Problema de qualidadeUm problema de qualidade pode ser indicado em qualquer ponto na cadeia VSM.
Solução/MelhoriaO símbolo da nuvem é usado para destacar ideias, soluções ou sugestões propostas.

 


Quer criar seu próprio mapa de fluxo de valor? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.