PINGDOM_CANARY_STRING
processo de planejamento estratégico

As 5 etapas do processo de planejamento estratégico

Tempo de leitura: cerca de 6 minutos

Publicado por: Lucid Content Team

Toda empresa precisa ter um plano estratégico, no entanto, há um número surpreendente de organizações que trabalham sem um plano definido (ou pelo menos um que esteja claramente divulgado). Um pesquisa da OnStrategy revelou que 86% das equipes executivas gastam menos de uma hora por mês debatendo estratégias, e 95% dos funcionários não entendem a estratégia de sua própria organização.

Como há tantas empresas assim no mercado, você pode implementar um planejamento estratégico para obter uma vantagem competitiva sobre elas.

Processo de planejamento estratégico
Processo de planejamento estratégico (clique na imagem para modificar on-line)

O que é planejamento estratégico?

Planejamento estratégico é o método usado pelas empresas para elaborar planos para atingir metas gerais e de longo prazo.

É diferente do processo de planejamento de projeto, que é mais usado para determinar e atribuir tarefas para projetos individuais, ou criar mapas de estratégias para determinar sua missão, visão e metas.

O processo de planejamento estratégico é mais amplo, pois ajuda a criar um roteiro dos objetivos estratégicos que você deveria tentar atingir, e a descobrir quais iniciativas têm menos utilidade para a empresa. Veja os passos do processo de planejamento estratégico abaixo.

Passos do processo de planejamento estratégico

1. Determine sua posição estratégica

Essa etapa prepara o terreno para todo o trabalho que terá de ser feito. Você precisa saber onde está para determinar onde precisa ir e como chegar lá.

Trabalhe com as partes interessadas internas e externas certas desde o início. Converse com os executivos da sua empresa para identificar os principais problemas estratégicos. Use a opinião de clientes e colete dados do setor e do mercado para obter uma visão clara de sua posição no mercado e na mente de seus clientes.

Também recomendamos analisar a declaração de missão e a visão da sua empresa (ou criá-las, caso não tenha) para você e sua equipe terem uma imagem clara do que é o sucesso para o seu negócio. Além disso, você deve reler os valores fundamentais da empresa para lembrar como ela atingirá esses objetivos.

Para começar, use dados do setor e do mercado, incluindo opiniões de clientes e demandas atuais/futuras, para identificar os problemas que precisam ser resolvidos. Documente os pontos fortes e fracos internos da sua organização, junto com as oportunidades externas (as diferentes maneiras de que sua organização pode crescer para atender às necessidades do mercado no momento) e as ameaças (sua concorrência). 

Use uma análise SWOT para criar uma estrutura para fazer sua análise inicial. Por meio da contribuição de executivos, clientes e dados do mercado externo, você categorizará suas descobertas rapidamente como pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças (SWOT, na sigla em inglês) para entender melhor qual é a sua posição atual.

Exemplo de análise SWOT
Exemplo de análise SWOT (clique na imagem para modificar on-line)

A análise PEST é uma alternativa à SWOT. PEST é a sigla em inglês para político, econômico, sociocultural e tecnológico, e é uma ferramenta estratégica usada para descobrir as ameaças e oportunidades que impactam sua empresa. 

Análise PEST
Análise PEST (clique na imagem para modificar on-line)

Ao documentar essas informações, sua posição estratégica única no mercado ficará mais clara, e você poderá começar a estabelecer alguns objetivos estratégicos importantes. Muitas vezes, esses objetivos são definidos com um prazo de três a cinco anos.

illustration of people working together

Use a análise PEST para fazer um planejamento estratégico ainda melhor.

Veja como

2. Priorize seus objetivos

Depois de identificar sua posição atual no mercado, determine os objetivos que ajudarão a atingir suas metas. Os objetivos devem estar alinhados à missão e visão da sua empresa.

Priorize seus objetivos fazendo perguntas importantes, como:

  • Quais dessas iniciativas terão o maior impacto ao tentar realizar a missão/visão da nossa empresa e melhorar nossa posição no mercado?
  • Quais tipos de impacto são mais importantes (p. ex., obtenção de clientes x receita)?
  • Como a competição reagirá?
  • Quais são as iniciativas mais urgentes?
  • O que precisamos fazer para atingir nossos objetivos?
  • Como mediremos nosso progresso e determinaremos se atingimos os objetivos?

Os objetivos devem ser nítidos e mensuráveis para ajudá-lo a atingir suas metas e iniciativas estratégicas de longo prazo definidas no primeiro passo. Os objetivos potenciais podem ser de atualizar conteúdo do site, aumentar as taxas de abertura de e-mails e gerar novos contatos.

As metas SMART são ótimas para criar um cronograma e identificar os recursos necessários para atingir as metas, bem como os indicadores-chave de desempenho (KPIs) para você poder medir seu sucesso.

3. Elabore um plano

Agora é hora de criar um plano estratégico para atingir seus objetivos com sucesso. Nesse passo, você precisa definir as táticas necessárias para atingir seus objetivos, e estabelecer um cronograma e uma comunicação clara que atribua responsabilidades aos envolvidos. 

O mapa de estratégia é uma ótima ferramenta para visualizar seu plano como um todo. De cima para baixo, os mapas de estratégia facilitam visualizar os processos de negócios e identificar áreas que precisam de melhorias.

exemplo de mapa estratégico
Exemplo de mapa de estratégia (clique na imagem para modificar on-line)

Escolhas verdadeiramente estratégicas geralmente exigem fazer um equilíbrio nos custos. Por exemplo, sua empresa decide investir na criação de uma experiência de usuário intuitiva, e portanto terá que reduzir os recursos destinados ao atendimento ao cliente.

Prepare-se para usar seus valores, declaração de missão e prioridades para dizer “não” a iniciativas que não vão melhorar sua posição estratégica no longo prazo. 

4. Execute e gerencie o plano

Com o plano em mãos, você estará pronto para implementá-lo. Primeiro, compartilhe um documento relevante para comunicar o plano à empresa. Em seguida, o trabalho começará para valer.

Mapeie seus processos para transformar sua estratégia geral em um plano concreto. Use painéis de KPI para comunicar as responsabilidades das equipes de forma clara. Essa abordagem mostra o processo de conclusão e as responsabilidades em cada passo. 

Faça reavaliações frequentes com colaboradores individuais e seus superiores, e defina marcos para poder verificar se você está no caminho certo.

5. Avalie e ajuste o plano

A etapa final do plano, de avaliar e ajustar, é uma oportunidade para reavaliar suas prioridades e fazer ajustes com base nos sucessos ou fracassos anteriores.

A cada trimestre, determine quais KPIs a sua equipe conseguiu atingir e como você pode dar continuidade a esse sucesso; e ajuste seu plano de acordo. Uma vez por ano é importante reavaliar suas prioridades e posição estratégica para certificar-se de que está no caminho certo para obter sucesso a longo prazo.

Para acompanhar seu progresso, use balanced scorecards (BSC) para obter um entendimento abrangente do desempenho da sua empresa; e execute metas estratégicas. 

modelo de balanced scorecard
Balanced scorecard (clique na imagem para modificar on-line)

Com o passar do tempo, talvez você descubra que precisa alterar sua missão e visão, e a avaliação anual é ótima para entender essas mudanças, preparar um novo plano e implementá-lo novamente. 

illustration of people working together

Atinja seus objetivos e use balanced scorecards (BSC) para monitorar seu progresso.

Veja como

Domine os passos do processo de planejamento estratégico

Conforme implementa o processo de planejamento estratégico, e repete cada passo regularmente, você terá avanços mensuráveis para cumprir a visão da sua empresa.

Em vez de sempre resolver crises, reagir à concorrência ou focar em iniciativas polêmicas, você poderá usufruir de uma perspectiva de longo prazo e tomar decisões que o manterão no caminho do sucesso por muitos anos.

illustration of people working together

Use um mapa de estratégia para transformar a missão e a visão da sua organização em objetivos práticos.

Veja como

Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

Cadastre‐se gratuitamente

Bastante acessado

what does HR do

O que faz o RH? 11 responsabilidades importantes

Sobre o Lucidchart

O Lucidchart é o aplicativo de diagramação inteligente que capacita as equipes a esclarecer a complexidade, alinhar seus insights e construir o futuro, mais rapidamente. Com esta solução intuitiva baseada em nuvem, todos podem trabalhar visualmente e colaborar em tempo real enquanto criam fluxogramas, maquetes, diagramas UML e muito mais.

O Lucidchart é a alternativa on-line ao Visio mais conhecida e utilizada em mais de 180 países por milhões de usuários, desde gerentes de vendas para mapear organizações-alvo a diretores de TI para visualizar sua infraestrutura de rede.

Publicações relacionadas:

Business Model Canvas 101: A Step-by-Step Guide to Strengthening Your Strategy

business model canvas

Define Your Business with a Strategy Mapping Template

strategy map
Português
EnglishFrançaisDeutsch日本語PortuguêsEspañolNederlandsPусскийItaliano
PrivacidadeJurídico
© 2021 Lucid Software Inc.