Arquitetura de nuvem

Como configurar uma abordagem de nuvem híbrida

Tempo de leitura: cerca de 9 minutos

Os ambientes de nuvem híbrida, ou cloud híbrida, apresentam oportunidades e desafios distintos às organizações. Ao começar a planejar sua arquitetura da computação em nuvem, você se depara com as opções de nuvem privada, pública ou híbrida. 

Ao analisar as necessidades de arquitetura de nuvem da sua organização, você pode identificar a melhor estratégia de nuvem e começar a tomar medidas para implementar o seu plano. 

Noções básicas da arquitetura da computação em nuvem

A arquitetura em nuvem inclui software, bancos de dados, aplicações e outros componentes para que uma organização use a nuvem em prol dos objetivos da empresa. Esses componentes do ambiente de computação em nuvem se relacionam entre si via interações diretas e indiretas.

Como identificar sua estratégia de nuvem

Algumas considerações importantes ao discutir a nuvemarquitetura em nuvem: 

  • Nuvem pública: quem já tem um provedor de nuvem pública, como  AWS, GCP ou Azure, pode adicionar uma nuvem privada para adotar uma estratégia de nuvem híbrida. Uma razão para essa adoção pode ser a necessidade de maior segurança (para as cargas de trabalho para as quais você planeja usar a nuvem privada). 
  • Nuvem privada: quem tem uma nuvem de propriedade e gerenciamento privados, é bom usar a nuvem pública para ganhar flexibilidade e reduzir os custos. 

Muitas vezes, as estratégias de nuvem híbrida são adotadas sem querer à medida que a TI e vários departamentos cadastram novas contas na nuvem sem avisar. Antes, ao migrar a carga de trabalho para a nuvem, uma organização geralmente começava com apenas uma conta e, com o tempo, adicionava outras contas ou outros serviços de nuvem. Muitas dessas organizações acabaram criando, indiretamente, estratégias de nuvem híbrida. 

Prós e contras da nuvem híbrida

Prós da arquitetura de nuvem híbrida: 

  • O melhor dos dois mundos: o híbrido oferece a segurança e a flexibilidade de que você precisa do seu serviço de nuvem.
  • Protege os dados em âmbito local: tenha maior flexibilidade e agilidade na implementação.
  • Otimiza a arquitetura em nuvem: as arquiteturas híbridas se baseiam nas necessidades e nas variáveis cargas de trabalho da sua organização.

Contras da arquitetura de nuvem híbrida: 

  • Limitações da nuvem privada: como parte da arquitetura é privada, você precisa aceitar as limitações das nuvens privadas, como custo, atualização de hardware e falta de flexibilidade.  
  • Visibilidade limitada: para muitas organizações, adotar uma estratégia híbrida reduz a visibilidade de toda a arquitetura. 

Planejamento da abordagem

Antes de planejar e decidir a abordagem certa para sua organização: 

  • Prepare-se de olho na complexidade: a nuvem híbrida pode aumentar a complexidade do ambiente de nuvem. Soluções como o Lucidscale facilitam a visualização automática de diferentes partes do ambiente de nuvem, mesmo com diferentes provedores. Basta inserir os metadados do seu provedor para ver sua infraestrutura com nitidez. 
  • Não considere apenas os custos: o custo é certamente importante para muitas organizações, mas não deve ser a única consideração. O foco principal é achar a estratégia certa para os objetivos da sua empresa. 
  • Automatize o máximo possível: a automação reduz o uso de recursos de computação e reduz os gastos gerais com computação. Use as melhores ferramentas e tecnologias de automação disponíveis para orquestrar contêineres e gerenciar as cargas de trabalho. 
  • Incorpore segurança: mantenha a segurança à frente do seu planejamento estratégico para gerenciar riscos. 
  • Garanta a recuperação de desastres: o uso de provedores de nuvem pública traz muitas vantagens, mas você é o responsável final pelo planejamento da recuperação de desastres na sua organização. 

Como configurar uma estratégia de arquitetura híbrida

As ferramentas de orquestração gerenciam as cargas de trabalho em diferentes nuvens; assim, fica mais fácil para as empresas usarem uma estratégia de nuvem híbrida, embora a mudança nas cargas de trabalho ainda seja um desafio quando não se tem visibilidade. Antes de começar a desenvolver sua estratégia de nuvem híbrida, convém obter mais clareza sobre a tecnologia de nuvem e os kits de ferramentas que você adotará. 

Siga estas práticas recomendadas para criar sua nuvem híbrida: 

1. Reúna as partes interessadas: 

Inclua todas as pessoas cujas contribuições são necessárias. Quem precisa ajudar você a escolher provedores, a planejar segmentos de carga de trabalho e a criar um plano de desastres? Quem mais deve estar envolvido? Em qual função?

  • Planeje sua equipe: você deve coletar informações do CIO, CTO, arquitetos de nuvem, administradores de banco de dados, equipe de DevOps e qualquer outra pessoa com uma função relacionada à nuvem na sua organização. Procure os tomadores de decisão, usuários finais e gerentes. 
  • Envolva-os: dependendo da proximidade do trabalho com a nuvem, dê aos membros da equipe a oportunidade de colaborar. Disponibilize um meio de colaboração e comunicação. O Lucidscale, por exemplo, tem ferramentas colaborativas para as equipes analisarem e discutirem, juntas, os mesmos diagramas e dados em tempo real. 

2. Planeje as cargas de trabalho: 

Decida quais instâncias devem estar nas nuvens pública e privada. Para manter mais controle sobre as aplicações, é melhor hospedá-las na nuvem privada. Na nuvem privada, é mais fácil ajustar a infraestrutura de nuvem para atender às suas necessidades. Além disso, você pode usar ferramentas especializadas para expandir e gerenciar as cargas de trabalho. 

  • Otimize o uso da nuvem: aproveite as opções que sua estratégia híbrida oferece, incluindo como você concilia as cargas de trabalho entre as nuvens pública e privada. 
  • Use as ferramentas de automação e gerenciamento de carga de trabalho: você pode usar, por exemplo, o Kubernetes para orquestrar cargas de trabalho em contêineres. 

3. Entenda os requisitos de conformidade

Você está sujeito a algum padrão de conformidade de nuvem específico do setor? Você cumpre ou precisa se adequar a leis ou procedimentos de controle como GDPR ou LGPD, SOC II, PCI ou HIPAA? Saiba que a conformidade pode afetar seu ambiente híbrido. Esse é um ponto fundamental de sua estratégia híbrida geral, já que suas decisões de nuvem têm impacto direto sobre como os dados são gerenciados e protegidos. 

  • Gerencie o risco de violações: leve o risco de violação a sério. 
  • Siga as melhores práticas para o uso de dados: uma rotina de proteção de dados de tipo de usuário, clientes ou outros dados pessoais deve ser estabelecida e seguida de forma uniforme. 
  • Reconheça sua responsabilidade: não deixe a conformidade nas mãos do provedor. Sua organização é, em última instância, responsável pela própria conformidade. 
  • Planeje estratégias de armazenamento de dados: use separações físicas e de banco de dados para proteger os dados.
  • Escolha um defensor da conformidade: nomeie um membro da equipe para sustentar o programa de conformidade. 
  • Use controles de acesso: evite compartilhar logins e treine sua equipe sobre como proteger credenciais.

4. Provedores de pesquisa

Leve em conta preço, opções de armazenamento, diferentes estratégias de segurança e conformidade, bem como cargas de trabalho e necessidades de negócios específicas de sua organização. 

  • Amazon Web Services (AWS): a AWS tem um catálogo consolidado de serviços e oferece a maior infraestrutura de nuvem. 
  • Microsoft Azure: outra opção muito usada, o Azure é seguro e flexível. Com ênfase nas necessidades empresariais e na interoperabilidade, o Azure é particularmente útil para organizações maiores. 
  • Google Cloud Platform (GCP): uma grande variedade de serviços e a não exigência de compromisso fazem da GCP uma boa opção para muitas organizações. As startups podem se beneficiar da flexibilidade do serviço. 

5. Pense no orçamento

Os investimentos em software e hardware que você precisa fazer exigem atenção e planejamento cuidadosos. Se você planejar o orçamento, a nova arquitetura de nuvem híbrida pode economizar dinheiro para sua organização no longo prazo. 

  • Entenda a estrutura de custos: descubra como os custos do provedor de nuvem são calculados. 
  • Leve em conta os benefícios financeiros: a nuvem tem muitos benefícios, incluindo a capacidade de gerenciar recursos de computação com mais eficiência. Pense em como isso influencia seu orçamento.
  • Enxergue o uso atual e futuro: ao enxergar o uso correto da nuvem, você pode planejar como o serviço de nuvem pode ser expandido junto com suas aplicações. 
  • Atualize os diagramas de arquitetura: mantenha seus diagramas atualizados. Você também pode usar diagramas para mapear processos. 
  • Gerencie o uso dos seus serviços: ao gerenciar estrategicamente como você usa os serviços de nuvem, é possível controlar o orçamento destinado a eles. 

6. Preparação para o tempo de inatividade: 

Normalmente, o tempo de inatividade custa até US$ 300 mil por hora ou até mais. Considerando os custos incorridos nos incidentes de inatividade, faz sentido gerenciar e mitigar os riscos do tempo de inatividade. 

  • Compare sua arquitetura em nuvem: enxergar sua arquitetura em nuvem e comparar seu estado atual com um blueprint permite identificar discrepâncias. 
  • Faça correções preventivas: ao manter a arquitetura proativamente alinhada com as necessidades das suas aplicações, você se previne do tempo de inatividade. 
  • Ganhe visibilidade: com o Lucidscale, você pode trazer metadados de terceiros para seus diagramas e enxergar problemas na sua nuvem. 

7. Planeje como fazer a expansão: 

Com toda a probabilidade, suas necessidades de arquitetura corporativa em nuvem mudarão. Criar um plano para a expansão futura é importante. 

  • Analise seus processos: veja se seus processos de negócios e de TI estão alinhados com sua arquitetura em nuvem à medida que você faz a expansão. 
  • Incorpore a automação do fluxo de trabalho: com ferramentas e processos de automação, você pode expandir as cargas de trabalho e adaptar como se usa a nuvem. 
  • Planeje migrações: se necessário, você pode migrar, no futuro, de uma nuvem para outra se suas necessidades mudarem muito. 

8. Tenha visibilidade do ambiente de nuvem

Durante todo o processo de configuração da arquitetura em nuvem e do gerenciamento das operações de nuvem, ter maior visibilidade garante que sua equipe esteja em sintonia e saiba exatamente o que está acontecendo na nuvem. 

  • Incorpore dados em tempo real: traga instantaneamente dados em tempo real da sua nuvem para o Lucidscale para obter uma visão geral precisa ou para revisar os detalhes da nuvem. 
  • Busque áreas relevantes: filtre informações para chegar aos dados mais relevantes na arquitetura em nuvem. 
  • Gerencie a conformidade interna: faça uma análise rápida dos dados de governança da nuvem para ficar em dia com as boas práticas internas. 

Planeje sua arquitetura corporativa de nuvem 

O pensamento estratégico antecipado reduz os custos de computação, aumenta o retorno sobre o investimento e, principalmente, melhora os resultados. Uma nuvem híbrida oferece vantagens para sua organização e pode ser uma escolha sensata. 

Arquitetura de nuvem

Fique à frente dos outros com seu ambiente de nuvem. Confira nossas práticas recomendadas para gerenciar um ambiente de nuvem híbrida.

Vamos lá

Fique à frente dos outros com seu ambiente de nuvem e com estas práticas recomendadas.

Vamos lá

Sobre o Lucidchart

O Lucidchart é o aplicativo de diagramação inteligente que capacita as equipes a esclarecer a complexidade, alinhar seus insights e construir o futuro, mais rapidamente. Com esta solução intuitiva baseada em nuvem, todos podem trabalhar visualmente e colaborar em tempo real enquanto criam fluxogramas, maquetes, diagramas UML e muito mais.

O Lucidchart é a alternativa on-line ao Visio mais conhecida e utilizada em mais de 180 países por milhões de usuários, desde gerentes de vendas para mapear organizações-alvo a diretores de TI para visualizar sua infraestrutura de rede.

Iniciar

  • Preços
  • Individual
  • Equipe
  • Empresa
  • Falar com área de vendas
PrivacidadeJurídicoCookies
  • linkedin
  • twitter
  • instagram
  • facebook
  • youtube
  • glassdoor

© 2022 Lucid Software Inc.