lições aprendidas sobre o agile

A revolução do Manifesto Ágil continua

Lucid Content

Tempo de leitura: cerca de 10 minutos

Tópicos:

  • Informática
  • Desenvolvimento de produtos

Foi o ano em que a Apple deu a todos nós a capacidade de ter “mil músicas no bolso” com a apresentação do iPod. A Microsoft entrou no mundo dos videogames com o Xbox. A Wikipedia e a Busca de imagens do Google foram lançadas. A Ericson lançou o primeiro telefone compatível com Bluetooth.

Mas, para desenvolvedores de software de toda parte, 2001 é mais conhecido como o ano de nascimento da metodologia Ágil.

Resultado de uma reunião de dois dias entre 17 profissionais com ideias semelhantes na estação de esqui Snowbird, em Utah, o Manifesto Ágil deu início a uma abordagem que revolucionaria a programação, que oferecia uma alternativa aos “processos de desenvolvimento de software pesados e dependentes da documentação” existentes.

Para entender os benefícios da metodologia Ágil hoje, vamos dar uma olhada na história de seu desenvolvimento.

A história do Manifesto Ágil

Antes do Manifesto Agile Manifesto Ágil, os desenvolvedores de software trabalhavam dentro de um sistema de comando e controle. 

Os fluxos de trabalho consistiam basicamente no gestor de projetos entregar tarefas e querer saber se tudo seria concluído até o fim do dia. Os programadores eram frequentemente considerados contribuidores de pouca importância, incapazes de pensar no panorama geral ou nas necessidades dos clientes. 

Os princípios do gile mudaram radicalmente o cenário do desenvolvimento de software e da gestão de projetos em favor de maneiras mais enxutas, rápidas e experimentais de gerar produção.

O que começou como um esforço há duas décadas para livrar a comunidade de desenvolvedores da “bagagem de corporações Dilbertescas” e das mentalidades de processo fixo mudou tudo e introduziu os processos Scrum, Desenvolvimento de software adaptativo e Programação extrema, que são bastante usados hoje em dia.

Essa nova maneira de trabalhar e pensar criou as estruturas Ágeis junto com um novo conjunto de valores.

Valores do Manifesto Ágil

O Manifesto Ágil é composto de quatro valores fundamentais que descrevem uma abordagem leve no desenvolvimento iterativo de softwares. A base dessa abordagem é adaptar os processos para se adequarem à equipe de desenvolvimento, e não o contrário.

As lições aprendidas da metodologia Ágil e expressas como valores (ou princípios orientadores) são:

  • Indivíduos e interações sobre processos e ferramentas: a comunicação entre todos que trabalham no projeto é favorecida em detrimento da adesão estrita ao processo.
  • Investir no software mais do que na documentação abrangente: a documentação ainda faz parte do processo da metodologia Ágil, mas de uma forma mais fluida que dá aos desenvolvedores a liberdade de operar.
  • Mais colaboração com o cliente do que negociação de contratos: entre os vários benefícios do desenvolvimento Ágil está a inclusão de informações do cliente do início ao fim.
  • Responder à mudança mais do que seguir um plano: de acordo com os princípios do Manifesto Ágil, a mudança destaca o potencial de melhorar um projeto e não pode ser vista como um custo a ser evitado.  

Nas últimas duas décadas, a influência e o alcance dos princípios do Manifesto Ágil se estenderam muito além das melhores relações de trabalho entre desenvolvedores de software e gerentes de projeto. Os principais benefícios do desenvolvimento Ágil agora moldam a forma como as equipes de organizações e setores veem o trabalho que fazem.

O que aprendemos com a metodologia Ágil

Olhando a história do desenvolvimento Ágil, fica claro hoje que o Manifesto Ágil abriu novos caminhos. Embora tenha começado como uma alternativa para simplificar o processo de desenvolvimento de softwares, muitos de nós confiamos nos princípios do manifesto Ágil (e em muitas outras lições aprendidas com ele) sem nem mesmo saber disso.

Em um mundo cada vez mais complexo, muitas vezes ambíguo, a abordagem do "prever-planejar" para controlar consequências e alcançar resultados foi gradualmente dando lugar à mentalidade do "perceber-reagir" da metodologia Ágil. Ao reconhecer que o futuro é incerto, ganhamos mais liberdade para inovar e nos adaptar. 

Veja a seguir mais exemplos das lições aprendidas com a metodologia Ágil e adotadas pelo ambiente de trabalho moderno.

Deixar o local de trabalho mais humano: uma mudança de paradigma

Antes do Manifesto Ágil, a sabedoria convencional no desenvolvimento de software ditava que as pessoas eram secundárias aos processos que seguiam. Os desenvolvedores de software não eram requisitados para (ou incentivados a) resolver problemas, gerar eficiências ou oferecer insights fora das respectivas experiências com a programação.

Uma vez que os princípios do Manifesto Ágil ficaram mais comuns entre as empresas de tecnologia, a qualidade da comunicação dentro das equipes começou a mostrar um impacto maior na qualidade do resultado do trabalho.

O desenvolvimento Ágil validou que o software não é escrito para máquinas, mas para as pessoas que se viram os usuários finais. Sem entender o que as pessoas realmente querem, ter um cronograma de projeto ambicioso ou uma documentação abrangente nunca seria suficiente.

Como resultado, a metodologia Ágil mudou a teoria moderna de gestão e ramificou-se para fora da tecnologia.

Mas as mudanças não se limitaram a considerar as necessidades e os desejos dos usuários finais. Elas também impactaram o local de trabalho. O conceito de conciliar vida pessoal e profissional, que muitos de nós consideramos natural, se deve em parte ao Manifesto Ágil e seus princípios. Com ou sem pandemia, imagine, por um momento, como seria a adoção em larga escala do trabalho em casa sem a prática Ágil de comunicação da equipe em comparação ao processo cego apenas. Além disso, a metodologia Ágil incentiva as pessoas a serem elas mesmas.

Por causa da metodologia Ágil, os funcionários não estão mais presos a horários rígidos ou cadeiras marcadas. É difícil imaginar a rápida implementação e aceitação das normas atuais do trabalho em casa sem o método Ágil e a ênfase na criatividade, colaboração e comunicação. 

Por quê? Em um local de trabalho Ágil, as pessoas têm mais autonomia e são valorizadas pelo que trazem à mesa individualmente. Os resultados falam mais alto do que a presença. Pontos de vista diferentes prosperam no ambiente de perceber-reagir do método Ágil, e as pessoas recebem confiança para trabalhar como quiserem.

Agora, os colaboradores podem se sentir capacitados para mostrar seus pontos fortes, trabalhar de forma mais eficiente em equipe e dividir de forma justa o fardo de entregar projetos cruciais dentro do prazo, do orçamento e das expectativas.

A visão da metodologia Ágil das pessoas e do mundo 

Independentemente do tamanho ou do setor, a maioria das empresas hoje tem a tarefa de abordar prioridades que raramente são estáticas. A adoção de uma mentalidade Ágil facilita a adaptação a tudo, desde mudanças no mercado até mudanças nas preferências do cliente, e, ao mesmo tempo, aumenta o desempenho.

Na visão de mundo Ágil, praticamente qualquer disciplina de trabalho pode ser vista como um esforço criativo com um elemento humano no cerne. Quando a confiança é inata, a responsabilidade e a propriedade prosperam.

Essa responsabilidade não se limita a aceitar a responsabilidade pelas ações, mas se estende a compartilhar ideias ponderadas sobre por que as escolhas são feitas e ver o impacto que elas tiveram nos resultados. No ponto de vista da metodologia Ágil, falhar não é mais um tabu. Em vez disso, a experimentação (e também o fracasso) são as dívidas que se paga para se ter sucesso.

Transparência e colaboração entre as pessoas para alcançar resultados são as coisas que realmente importam.

A ascensão do método Ágil representa uma mudança de mentalidade em toda a América corporativa. Um dos benefícios do desenvolvimento Ágil, que agora encontrou um lugar em áreas além da tecnologia, é a flexibilidade para mudar as prioridades diariamente e cumprir novos objetivos em menos de um mês (o tempo típico associado a sprints para equipes ágeis).

Pegue, por exemplo, a reunião rápida diária preferida por tantas organizações. Essa reunião diária é resultado da reunião Scrum e das práticas de planejamento de sprint, comuns para aqueles com experiência de trabalho fundamentado pelo desenvolvimento Ágil, e destaca a democratização no local de trabalho, onde todos têm uma plataforma aberta para compartilhar ideias e dar feedback. 

Devido ao espírito de contribuição inerente ao método Ágil e a seus muitos elementos, o local de trabalho moderno se beneficia de uma atmosfera de confiança onde a participação é incentivada e as ideias podem vir de qualquer pessoa, independentemente da função.

O Agile oferece um modelo para a aprendizagem rápida e a abordagem de incertezas

Quando as pessoas são tratadas de forma igualitária e as contribuições com ideias são bem-vindas, a capacidade de aprender rapidamente e lidar com incertezas aumenta. O desenvolvimento Ágil demonstra que a força de uma equipe é exponencialmente maior do que a soma dos membros.

Uma das mais importantes lições aprendidas com a metodologia Ágil e adotadas por equipes não Ágeis hoje é como cada indivíduo deve ser envolvido no sucesso de toda a equipe, especialmente se uma equipe é pequena.

Naturalmente, com liberdade e margem para operar, vem a responsabilidade suplementar. Em um ambiente Ágil, o que determina a força de das equipes são os elos mais fracos. Sempre que há um contratempo ou falha, o método Ágil demonstra que focar o problema (não culpar os envolvidos) é a resposta.

Ao abordar projetos com uma mentalidade Ágil, as equipes garantem que problemas e as incertezas não passem despercebidos por muito tempo. Aproveitando a mentalidade de sprint das equipes ágeis, a janela para correção de erros é de semanas, não meses.

Como esperamos que a metodologia Ágil evolua nos próximos anos 

É óbvio que os benefícios do desenvolvimento Ágil não se limitam mais ao desenvolvimento de software ou mesmo ao local de trabalho. A influência da metodologia Ágil pode ser vista na autorreflexão contínua e no desejo de maximizar os esforços. Pense no aumento contínuo de aplicativos de treinamento físico, wearables inteligentes e equipamentos de exercícios com conexão Wi-Fi. Esses são todos resultados da mentalidade Ágil de melhoria por iteração.

Nosso foco renovado no crescimento pessoal e nos métodos para lidar com a incerteza demonstra como a metodologia Ágil fez uma trajetória para além do local de trabalho e para o resto das nossas vidas. Todos podem se beneficiar das lições aprendidas com o Agile ao se concentrar em tarefas específicas, reservando tempo para concluí-las e dividindo metas de longo prazo em outras menores e alcançáveis para obter progresso real.

A mentalidade Ágil continuará a se expandir para outras modalidades. Por exemplo, a metodologia Ágil pode moldar a forma como os acordos financeiros, as parcerias exclusivas e os contratos de vendas são negociados. Normalmente, esses negócios são altamente dependentes da concordância com os termos, todos sustentados por uma vasta documentação.

Esse é um ambiente natural para a evolução da metodologia Ágil. Por um lado, o risco é melhor mitigado quando os princípios do Manifesto Ágil são seguidos e quando as interações com o cliente ocorrem durante todo o processo. Acordos anteriores podem ser ajustados em tempo real sempre que as circunstâncias mudarem.   

A abordagem  Ágil pode até ser testemunhada no campo da saúde pública. A recente resposta à covid, incluindo a organização do desenvolvimento rápido de vacinas com empresas farmacêuticas e a coordenação da distribuição dessas vacinas, traz as marcas da metodologia Ágil.

Embora a interação humana deva prevalecer frente à tecnologia, quanto mais a tecnologia nos fornecer maneiras mais envolventes de nos comunicar ou quebrar barreiras, melhor. Em nossa busca da melhoria contínua, devemos adotar as ferramentas para respondermos às mudanças de escopo de maneira fluida, independentemente de fases lineares ou sequências predeterminadas.

Como exemplo, o pacote de colaboração visual da Lucid dá às equipes acesso a uma plataforma dinâmica para iterar e compartilhar ideias rapidamente, comunicar facilmente com os membros da equipe em plataformas e fusos horários e valorizar a interação apenas com o processo. Independente das ferramentas que usamos para garantir nossa produtividade em um mundo incerto, podemos ter certeza de que as lições aprendidas com a metodologia Ágil nas últimas duas décadas continuarão sendo confiáveis nos próximos anos.   

Nos últimos 20 anos de metodologia Agile, muitos aplicativos e técnicas foram introduzidos para apoiá-la. Saiba como o Lucidchart ajuda sua equipe a ser Agile.

Ler mais

Lucidchart

O Lucidchart, um aplicativo de diagramação inteligente que roda na nuvem, é um componente central da Suíte de colaboração visual da Lucid Software. Essa solução intuitiva de nuvem oferece às equipes a possibilidade de colaborar em tempo real para criar fluxogramas, mockups, diagramas UML, mapas de jornada do cliente e muito mais. O Lucidchart impulsiona as equipes para uma construção mais ágil do futuro. A Lucid tem orgulho de atender às principais empresas de todo o mundo, incluindo clientes como Google, GE e NBC Universal, e 99% das empresas da Fortune 500. A Lucid faz parceria com líderes do setor, como Google, Atlassian e Microsoft. Desde a inauguração, a Lucid recebeu vários prêmios por seus produtos e negócios e pela cultura no local de trabalho. Veja mais informações em lucidchart.com.

Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

Cadastre‐se gratuitamente

ou continuar com

Fazer login com GoogleFazer loginFazer login com MicrosoftFazer loginFazer login com SlackFazer login

Iniciar

  • Preços
  • Individual
  • Equipe
  • Empresa
  • Falar com área de vendas
PrivacidadeJurídico

© 2024 Lucid Software Inc.