Principais diagramas da UML: modelos e exemplos

Tempo de leitura: cerca de 5 minutos

Tópicos:

  • Informática
  • Desenvolvimento de produtos

Entre todos os engenheiros de software com quem conversamos, encontramos um tema em comum: ninguém gosta de criar documentos. Diagramas da UML podem ser extremamente úteis para integrar novos funcionários ou para consultar código fonte durante implementações, no entanto, eles ficam desatualizados rapidamente e são necessárias muitas horas para criá-los — a menos que você use uma ferramenta de criação de diagramas da UML, como o Lucidchart.

Oferecemos modelos para três tipos de diagramas de estrutura composta UML — diagramas de classes, de componentes e de objetos — e três tipos de diagramas comportamentais UML — diagramas de atividade, de sequência e de caso de uso. Encontre um modelo para documentar seus sistemas cada vez mais rápido.

Quer saber mais antes de criar seu diagrama? Conheça os 13 tipos de diagramas da UML.

Saiba mais

Modelos de diagramas de classes
Modelos de diagramas de componentes
Modelos de diagramas de objetos
Modelos de diagramas de atividades
Modelos de diagramas de sequência
Modelos de diagramas de caso de uso

Modelos de diagramas de classes

O diagrama de classes é um dos diagramas em UML mais usados, conforme explicado detalhadamente no nosso guia de diagramas de classes. Engenheiros de software e profissionais do mundo dos negócios usam diagramas de classes para mapear a estrutura de sistemas pois mostram as diversas classes, atributos, operações e relacionamentos entre objetos de forma muito clara.

Em nossos exemplos abaixo, você verá que cada forma de classe é rotulada com seu nome na primeira linha, a segunda linha mostra cada atributo da classe em uma linha separada e a terceira linha exibe cada operação em uma linha separada. A partir daí, símbolos adicionais de UML são usados para modelar as diversas interações e os objetos envolvidos no processo.

Diagrama de classes UML para compras on-line (clique na imagem para modificar o diagrama de classe on-line)
Diagrama de classes UML para modelos de domínios (clique na imagem para modificar on-line)
Diagrama de classes UML para sistemas de gestão de bibliotecas (clique na imagem para modificar on-line)

Modelos de diagramas de componentes

Diagramas de componentes em UML são bastante semelhantes aos diagramas de classes. Diagramas de componentes e de classes exibem a relação estrutural entre sistemas de software e seus elementos, no entanto, os diagramas de componentes geralmente simplificam as interações em sistemas mais complexos. Os componentes neste tipo de diagrama são as partes modulares do sistema que são inerentemente substituíveis. Diagramas são estruturados desta forma para que os componentes possam ser facilmente substituídos de acordo com a necessidade.

Os exemplos de diagramas de componentes abaixo mostram as relações estruturais entre os componentes de um sistema de compras on-line, um sistema de gestão de bibliotecas e um sistema de caixa eletrônico. Os círculos conectados, ou símbolos de “pirulito”, representam as relações de realização dentro dos sistemas. Veja os exemplos abaixo e conheça nosso guia de diagramas de componentes para se familiarizar com os diagramas de componentes.

Diagrama de componentes UML para compras on-line (clique na imagem para modificar o diagrama de componentes on-line)
Diagrama de componentes UML para sistemas de gestão de bibliotecas (clique na imagem para modificar on-line)
Diagrama de componentes UML para caixas eletrônicos (clique na imagem para modificar on-line)

Modelos de diagramas de objetos

Um diagrama de objetos em UML é semelhante ao diagrama de classes porque trata dos atributos de um diagrama de classes e como esses objetos se relacionam entre si. Por exemplo, no modelo de caixa eletrônico abaixo, os títulos das classes mostram o tipo de cartão, conta e ação que o cliente usa. Os atributos da classe são todos únicos — neste caso, o cartão tem um número e senha PIN específicos, as contas e máquinas têm seus próprios números e quantidades específicos e as ações têm números de transação específicos.

Veja nosso guia de diagramas de objetos para saber mais. Em nossos outros exemplos de diagramas de objetos, você verá que os diagramas da UML não tratam somente de sistemas bancários. Experimente criar o seu.

Diagrama de objetos UML para caixas eletrônicos (clique na imagem para modificar on-line)
Diagrama de objetos UML para relacionamentos (clique na imagem para modificar on-line)
Diagrama de objetos UML para logins (clique na imagem para modificar on-line)

Modelos de diagramas de atividade

Diagramas de atividades em UML são subconjuntos importantes de diagramas comportamentais. Eles exibem as funcionalidades de diversas atividades e fluxos de processos de negócios e sistemas de software. Usando símbolos específicos de UML, você pode mapear o ponto inicial, ponto final e todas as junções e interações em seu fluxo de processos. Veja nosso guia de diagramas de atividades para saber mais.

Diagrama de atividade UML para compras on-line (clique na imagem para modificar on-line)
Diagrama de atividade UML para sistemas de gestão de bibliotecas (clique na imagem para modificar on-line)
Diagrama de atividade UML para caixas eletrônicos (clique na imagem para modificar on-line)

Modelos de diagramas de sequência

Muitos gerentes de projetos e engenheiros usam diagramas de sequência em UML para ter uma melhor ideia de como as tarefas dentro de um projeto vão funcionar, sobrepor-se e mover-se entre objetos ou componentes. Crie diagramas de sequência para mostrar as interações entre objetos e a ordem em que essas interações ocorrem.

Leia nosso guia completo de diagramas de sequência para saber mais. Os exemplos abaixo apresentam diagramas de sequência UML, e o Lucidchart oferece as formas e os recursos necessários para modelar diagramas de sequência baseados em código.

(Obs.: você pode economizar ainda mais tempo ao gerar diagramas de sequência UML a partir de marcações de texto no Lucidchart. Saiba mais sobre esse recurso.)

Diagrama de sequência UML para compras on-line (clique na imagem para modificar on-line)
Diagrama de sequência UML para o sistema de gestão de bibliotecas (clique na imagem para modificar on-line)
Diagrama de sequência UML para caixas eletrônicos (clique na imagem para modificar on-line)

Modelos de diagramas de caso de uso

Com um diagrama de caso de uso UML, você pode criar uma visão geral da relação entre casos de uso, atores envolvidos e sistemas sendo executados. Veja nosso guia de diagramas de caso de uso para saber mais sobre os benefícios desses diagramas e as formas usadas.

Como você pode ver nos exemplos abaixo, casos de uso são representados por formas ovais, e as linhas mostram em que ponto um ator participa e interage com seu caso de uso correspondente. Você pode ver onde cada ator está envolvido no processo todo (e onde está excluído). Em um dos exemplos, um caminhoneiro precisa saber as informações de localização, mas não precisa se envolver com nenhuma outra parte do processo de um sistema de inventário bem-sucedido.

Diagrama de caso de uso UML para inventários (clique na imagem para modificar on-line)
Diagrama de caso de uso UML para compras on-line (clique na imagem para modificar on-line)
Diagrama de caso de uso UML para reservas de voo (clique na imagem para modificar on-line)

Diagramas da UML podem parecer um tanto complexos, mas o processo de criação é realmente fácil de entender. Clique em um dos modelos acima para criar o seu.

Crie diagramas UML para acessar código fonte e planejar novos recursos com a nossa ferramenta de criação de diagramas UML, que torna o processo mais prático e colaborativo.

Veja como

Lucidchart

O Lucidchart, um aplicativo de diagramação inteligente que roda na nuvem, é um componente central da Suíte de colaboração visual da Lucid Software. Essa solução intuitiva de nuvem oferece às equipes a possibilidade de colaborar em tempo real para criar fluxogramas, mockups, diagramas UML, mapas de jornada do cliente e muito mais. O Lucidchart impulsiona as equipes para uma construção mais ágil do futuro. A Lucid tem orgulho de atender às principais empresas de todo o mundo, incluindo clientes como Google, GE e NBC Universal, e 99% das empresas da Fortune 500. A Lucid faz parceria com líderes do setor, como Google, Atlassian e Microsoft. Desde a inauguração, a Lucid recebeu vários prêmios por seus produtos e negócios e pela cultura no local de trabalho. Veja mais informações em lucidchart.com.

Artigos relacionados

Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

Cadastre‐se gratuitamente

ou continuar com

Fazer login com GoogleFazer loginFazer login com MicrosoftFazer loginFazer login com SlackFazer login

Iniciar

  • Preços
  • Individual
  • Equipe
  • Empresa
  • Falar com área de vendas
PrivacidadeJurídico

© 2024 Lucid Software Inc.