mood board online

Como fazer um mood board (painel semântico) online para seus projetos

Lucid Content

Tempo de leitura: cerca de 6 minutos

Tópicos:

    Se você já usou o Pinterest ou Instagram, provavelmente viu o que é um painel semântico (mood board). Seja para desenvolver uma visão para sua marca, ou gerar ideias para seu próximo projeto criativo, o mood board (ou painel semântico) é uma ótima forma de contar histórias.

    Um mood board (painel semântico) é ótimo para transmitir ideias abstratas de maneira visual (como de sua marca ou voz), e é uma ferramenta especialmente útil para se comunicar com clientes e membros de sua equipe.

    Mas por onde começar?

    Com a tecnologia de hoje, está cada vez mais fácil criar e compartilhar painéis semânticos online. Veja as dicas abaixo para montar e usar um painel semântico em seu próximo projeto.

    exemplo de painel semântico para uma cafeteria
    Exemplo de painel semântico - Cafeteria (clique na imagem para modificar online)

    O que é mood board?

    Mood board (também conhecido como painel semântico ou painel de inspiração) é uma compilação ou colagem de imagens, arte, cores, palavras e tipografias que comunicam uma visão, mensagem, tema geral do estilo ou design de um projeto.

    Embora qualquer pessoa possa criar um, os painéis semânticos são ferramentas bastante usadas por profissionais criativos das áreas de design, arquitetura e marketing, que muitas vezes precisam comunicar conceitos abstratos, como estilo e tom.

    O estrategista de marcas, por exemplo, usa o painel semântico para definir o visual, o tom e a voz de uma marca.

    Quando usar o painel semântico

    A versatilidade é uma das vantagens do painel semântico. Você pode usar para atividades pessoais e profissionais, seja sozinho ou em equipe.

    Crie um painel semântico para:

    • Ter inspiração no seu próximo projeto.
    • Orientar sua direção criativa.
    • Estabelecer o estilo da sua marca.
    • Comunicar suas ideias.

    As pessoas gostam de usar o painel semântico para orientar a criatividade; entretanto, eles não são voltados apenas para empreendedores e artistas.

    Painéis semânticos são ótimos para comunicar ideias abstratas a diferentes tipos de equipes em uma empresa, incluindo grupos técnicos, como de desenvolvedores. O uso de elementos visuais melhora a comunicação entre equipes de áreas diferentes (p. ex., marketing e desenvolvimento).

    É por esse mesmo motivo que o painel semântico funciona tão bem como uma apresentação aos clientes — é normal o cliente não conhecer certos jargões e termos da indústria, por isso os elementos visuais do mood board podem facilitar essa comunicação. O mood board traduz esses conceitos em uma linguagem visual que todos entendem.

    O que incluir no mood board

    Todo mood board é diferente. Dependendo do tema ou estilo, você pode incluir qualquer combinação dos itens abaixo.

    Fotos e imagens

    Fotos e imagens artísticas são um dos elementos mais impactantes de um mood board. No entanto, nem todo tipo de imagem deve ser tratada igual. Ao procurar na internet (ou nos seus arquivos de fotos e artes), escolha apenas imagens da mais alta qualidade e que representem sua visão.

    Arte

    Arte é uma ótima forma de criar emoções no mural. O artista, o estilo e até mesmo o período específico de uma obra pode gerar reações marcantes e diferenciadas.

    Palavras

    Use palavras, frases ou breves citações para transmitir um sentimento generalizado ou para definir melhor o estilo ou a marca do seu projeto. Não esqueça de ajustar o mood board para que as palavras escolhidas complementem e enaltecem os outros elementos da colagem.  

    Tipografia

    Talvez tão importante quanto as palavras utilizadas é a forma como essas palavras (ou letras) são estilizadas. A tipografia e a escolha da fonte são muito importantes para comunicar tom e personalidade em seu painel. É simples: pense na diferença entre a fonte Comic Sans e Copperplate Gothic.

    Texturas

    Use texturas no mural para aumentar a profundidade e gerar diferentes emoções. Você pode usar papel texturizado, tecido, itens de artesanato e até mesmo objetos encontrados na natureza (como flores). Ao criar um mood board online, adicione imagens desses elementos visuais.

    Estampas e formas

    Teste estampas e formas para criar (ou interromper) movimentos, simetria e energia no painel.

    exemplo de painel semântico de inverno
    Exemplo de painel semântico - Inverno (clique na imagem para modificar online)

    Onde encontrar inspiração para seu painel semântico

    O bom do painel semântico (mood board) é que você encontra inspiração em qualquer lugar. Folheie revistas, fotos e seu caderno de desenhos; ou busque inspiração na natureza.

    Claro, o excesso de opções pode mais atrapalhar do que ajudar, principalmente na internet, mas considere os recursos abaixo para refinar todas essas informações:

    • Pinterest
    • Instagram
    • Outras marcas ou sites que você admira
    • Sites de artistas

    Ao organizar imagens em inúmeros tópicos, o Pinterest é uma ferramenta bastante útil. Basta usar a barra de busca para filtrar por palavras-chaves; ou seguir um grupo, indivíduo ou mural de uma marca para encontrar imagens associadas à sua visão.

    Dicas ao criar um mood board

    É importante direcionar a visão do projeto logo no início

    O mood board é mais bem aproveitado quando criado no início de um projeto. Ele desperta a criatividade e estabelece uma linguagem visual em comum, que os membros da equipe podem consultar ao longo do projeto.

    Além disso, ao criar um mood board no início do processo criativo, você evita futuras alterações decorrentes de falhas de comunicação ou mal-entendidos.

    Monte um mood board online

    Tradicionalmente, o mood board era feito numa placa de isopor. Hoje em dia, é muito mais fácil criá-lo na internet com programas específicos. Ao criar um mood board online, você tem:

    • Recursos visuais praticamente ilimitados para selecionar imagens
    • Processos de curadoria mais rápidos e práticos com programas de mood board online
    • Diferentes opções para compartilhá-lo com várias pessoas

    Programas de mood board online oferecem aos profissionais criativos uma série de opções de personalização e curadorias exclusivas.  

    Selecione cuidadosamente

    É tentador adicionar todas as imagens e ideias que você gosta ao mural. No entanto, no painel semântico, menos é mais.

    Ao criar um painel, selecione apenas imagens que rigorosamente representam seu conceito. O que sobrar, deixe de fora — ou ajuste o conteúdo conforme sua visão. Por exemplo: se você tiver uma foto que adora, mas as cores não combinam com o mural, você pode editar de acordo com sua paleta de cores.

    Ao selecionar cada elemento com afinco, você criará um mood board mais coeso e prático.   

    Entenda seu público

    Ao montar um mood board de um projeto, é importante saber mais sobre seu cliente e a marca dele. Isso tem a ver com a dica acima - de selecionar cada elemento com muito rigor. Quanto melhor você conhece seu público-alvo, melhor personalizará o painel semântico para criar um design que combine com o cliente.

    Seja flexível

    Lembre-se: o painel semântico não é definitivo, mas uma ferramenta para iniciar uma conversa - não é necessariamente a versão final de um conceito.

    Use o mood board para orientar sua direção criativa e incentivar a comunicação e colaboração com o projeto. Seja flexível e deixe o mood board evoluir e mudar conforme você desenvolve sua visão.

    Use o Lucidchart para criar um mood board online

    Com o Lucidchart, ficou muito mais fácil criar um mood board online.

    O Lucidchart é uma plataforma de visualização com tela de desenho infinita e várias opções de personalização para você criar projetos. Para organizar suas ideias favoritas, basta importar imagens diretamente para a tela de desenho ou usar a busca de imagens integrada da plataforma para encontrar o conteúdo e ícones que melhor representam suas ideias.

    Quando estiver tudo pronto, compartilhe o projeto com sua equipe — o Lucidchart permite colaborar em tempo real para que todos possam contribuir com ideias e opiniões.

    Crie uma conta gratuita

    Lucidchart

    O Lucidchart, um aplicativo de diagramação inteligente que roda na nuvem, é um componente central da Suíte de colaboração visual da Lucid Software. Essa solução intuitiva de nuvem oferece às equipes a possibilidade de colaborar em tempo real para criar fluxogramas, mockups, diagramas UML, mapas de jornada do cliente e muito mais. O Lucidchart impulsiona as equipes para uma construção mais ágil do futuro. A Lucid tem orgulho de atender às principais empresas de todo o mundo, incluindo clientes como Google, GE e NBC Universal, e 99% das empresas da Fortune 500. A Lucid faz parceria com líderes do setor, como Google, Atlassian e Microsoft. Desde a inauguração, a Lucid recebeu vários prêmios por seus produtos e negócios e pela cultura no local de trabalho. Veja mais informações em lucidchart.com.

    Artigos relacionados

    Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

    Cadastre‐se gratuitamente

    ou continuar com

    Fazer login com GoogleFazer loginFazer login com MicrosoftFazer loginFazer login com SlackFazer login

    Iniciar

    • Preços
    • Individual
    • Equipe
    • Empresa
    • Falar com área de vendas
    PrivacidadeJurídico
    • linkedin
    • twitter
    • instagram
    • facebook
    • youtube
    • glassdoor
    • tiktok

    © 2024 Lucid Software Inc.