Tipos de diagramas UML

Tipos de diagramas UML

Tempo de leitura: cerca de 8 minutos

Publicado por: Lucid Content Team

Se você teve algum tipo de treinamento formal de programação, provavelmente ouviu falar sobre os diagramas UML no curso. Mas será que chegou a usá-los depois disso? Como os diagramas UML levam algum tempo para serem construídos e ficam desatualizados rapidamente em um ambiente ágil, muitos desenvolvedores de software os deixaram de lado.

No entanto, a documentação visual na forma de diagramas UML pode ajudar os engenheiros de várias maneiras, seja na integração de novos funcionários ou para dar às partes interessadas uma visão geral rápida do sistema para que os desenvolvedores não precisem desperdiçar o tempo das reuniões da equipe.

Embora o Lucidchart seja uma ferramenta essencial de diagrama UML, este artigo apresentará (ou fará uma revisão sobre) os diferentes tipos de diagrama UML e fornecerá exemplos de modelos de caso de uso que você pode usar no Lucidchart.

O que é UML?

UML, abreviado do inglês Unified Modeling Language (Linguagem de Modelagem Unificada), é uma maneira de representar visualmente a arquitetura, o design e a implementação de sistemas de software complexos. Quando você está escrevendo código, é difícil acompanhar os relacionamentos e hierarquias dentro de um sistema de software com as milhares de linhas existentes em uma aplicação. Os diagramas UML dividem esse sistema de software em componentes e subcomponentes.

Por que usar diagramas UML?

UML é uma linguagem de modelagem padronizada que pode ser usada em diferentes linguagens de programação e processos de desenvolvimento, para que a maioria dos desenvolvedores de software a entenda e seja capaz de aplicá-la ao trabalho.

Embora muitos engenheiros temam diagramas, esses recursos são úteis em um ambiente de desenvolvimento ágil por manter o desenvolvimento produtivo e focado. Em vez de pensar neles como algo que é “legal ter”, trate seus diagramas UML como aspectos centrais da documentação. Com diagramas UML, as equipes de engenharia:

  • Deixam novos membros da equipe ou desenvolvedores que trocam de equipe rapidamente a par dos projetos.
  • Navegam pelo código-fonte.
  • Planejam novos recursos antes que qualquer programação ocorra.
  • Comunicam-se com públicos técnicos e não técnicos com mais facilidade.

No entanto, diagramas que não evoluem com um projeto são inúteis. Logo, a constante evolução dos diagramas é necessária. O Lucidchart, uma solução de diagramação baseada na nuvem, facilita esse processo. O Lucidchart pode gerar diagramas de sequência em modelagem UML a partir da marcação de texto, o que torna a diagramação automática e elástica.

Quais são os tipos de diagramas UML?

Para os novatos, pode parecer que há um número infinito de diagramas UML, mas na realidade, os padrões UML revelam 13 tipos de diagramas que são divididos em dois grupos, definidos abaixo.

Diagramas UML estruturais

Os diagramas UML estruturais, como o nome sugere, mostram como o sistema está estruturado, incluindo as classes, os objetos, os pacotes, os componentes etc. do sistema e as relações entre esses elementos.

Diagrama de classe

Como muitos softwares são baseados em programação orientada a objetos, onde os desenvolvedores definem os tipos de funções que podem ser usadas, os diagramas de classes são o tipo de diagrama UML mais comumente usados. Os diagramas de classes mostram a estrutura estática de um sistema, incluindo classes, seus atributos e comportamentos e as relações entre cada classe.

Uma classe é representada por um retângulo que contém três compartimentos empilhados verticalmente; o compartimento superior contém o nome da classe e é obrigatório, mas os dois compartimentos inferiores fornecem detalhes sobre os atributos da classe e as operações ou os comportamentos da classe.

modelo de diagrama de classes UML de modelo de domínio
Diagrama de classes UML para modelos de domínios (clique na imagem para editar on-line)

Diagrama de componentes

Um diagrama de componentes é essencialmente uma versão mais especializada do diagrama de classes — as mesmas regras de notação se aplicam a ambos. Um diagrama de componentes divide um sistema complexo em componentes menores e exibe a relação entre esses componentes.

modelo de diagrama de componentes UML de sistema de gestão de bibliotecas
Diagrama de componentes UML para sistemas de gestão de bibliotecas (clique na imagem para editar on-line)

Diagrama de implementação

Os diagramas de implantação mostram como o software é implementado nos componentes de hardware de um sistema. Esses diagramas são mais úteis para engenheiros de sistemas e geralmente mostram o desempenho e as capacidades de expansão, manutenção e portabilidade do sistema. Quando os componentes de hardware são exibidos em relação uns aos outros, é mais fácil acompanhar toda a malha de hardware e garantir que todos os elementos sejam levados em conta em uma implementação.

diagrama de implementação UML com menos detalhes
Diagrama de implementação UML com menos detalhes (clique na imagem para editar online)
diagrama de implementação UML com mais detalhes
Diagrama de implementação UML com mais detalhes (clique na imagem para editar online)

Diagrama de estrutura composta

Esses tipos de diagramas são essencialmente os modelos para a estrutura interna de um classificador. Eles também podem ser usados para mostrar o comportamento de uma colaboração ou as interações do classificador com seu ambiente por meio de portas. Eles podem representar facilmente os componentes internos de qualquer hardware para explicar melhor o funcionamento interno.

Diagrama de estrutura composta UML
Diagrama de estrutura composta em modelagem UML (clique na imagem para editar online)

Diagrama de objetos

Os diagramas de objetos mostram exemplos de estruturas de dados em um momento específico. Uma sugestão é usar um diagrama de classe para mostrar uma estrutura e, em seguida, usar diagramas de objetos como casos de teste para verificar a integridade do diagrama de classes. Ou você pode criar um diagrama de objeto para obter informações sobre os elementos do modelo e seus links.

Modelo de diagrama de objetos de caixa eletrônico
Diagrama de objetos UML para caixas eletrônicos (clique na imagem para modificar on-line)

Diagrama de pacotes

Os diagramas de pacotes são usados para mostrar dependências entre diferentes pacotes em um sistema. Um pacote, ilustrado como uma pasta de arquivo, organiza elementos do modelo, como casos de uso ou classes, em grupos.

Diagrama de pacotes UML
Diagrama de pacote em modelagem UML (Clique na imagem para modificar online)

Diagramas UML comportamentais

Esses diagramas em modelagem UML exibem como o sistema se comporta e interage consigo mesmo e com usuários, outros sistemas e outras entidades.

Diagrama de tempo

Geralmente descrito como diagrama de sequência invertida, um diagrama de tempo mostra como os objetos interagem entre si por um determinado período. Use esses diagramas para ver quanto tempo cada etapa de um processo leva e encontrar áreas que podem ser melhoradas.

Diagrama de visão geral de interação

Esse diagrama apresenta uma visão geral do fluxo de controle entre os nós de interação, mais especificamente os nós iniciais, nós finais de fluxo, nós finais de atividade, nós de decisão, nós de mesclagem, nós de bifurcação e nós de junção.

Diagrama de visão geral de interação UML
Diagrama de visão geral de interação em modelagem UML (clique na imagem para modificar online)

Diagrama de comunicação

Diagramas de comunicação, que costumavam ser chamados de diagramas de colaboração, mostram como os objetos se relacionam entre si. Eles modelam a maneira como os objetos se associam e se conectam por meio de mensagens em um projeto arquitetônico de um sistema. Eles também podem mostrar cenários alternativos em casos de uso ou operações que exigem a colaboração de diferentes objetos e interações.

Diagrama de comunicação UML
Diagrama de comunicação em modelagem UML (Clique na imagem para modificar online)

Diagrama de estados

Diagramas de estados, em termos simples, retratam estados e transições. Um estado refere-se às diferentes combinações de informações que um objeto pode conter, e este diagrama UML pode exibir todos os estados possíveis e a maneira como o objeto faz a transição de um estado para o próximo.

Exemplo de diagrama de estados UML
Exemplo de diagrama de estado em modelagem UML (clique na imagem para modificar online)

Diagrama de caso de uso

Os diagramas de casos de uso modelam como os usuários, representados por bonecos palito chamados de “atores”, interagem com o sistema. Esse tipo de diagrama UML deve ser uma visão geral não aprofundada das relações entre atores e sistemas. Pode ser uma ótima ferramenta para explicar seu sistema a um público não técnico.

exemplo de diagrama de caso de uso de compras on-line
Diagrama de caso de uso UML para compras on-line (clique na imagem para modificar on-line)

Diagrama de sequência

Um diagrama de sequência, às vezes chamado de diagrama de eventos ou cenário de eventos, mostra a ordem na qual os objetos interagem. Dessa forma, você pode representar visualmente cenários de tempo de execução simples.

modelo de diagrama de sequência UML de compras on-line
Diagrama de sequência UML para compras on-line (clique na imagem para modificar on-line)

Diagrama de atividade

Os diagramas de atividades exibem as etapas executadas em um caso de uso, que podem ser sequenciais, ramificadas ou simultâneas. Esse tipo de diagrama UML é usado para mostrar o comportamento dinâmico de um sistema, mas também pode ser útil na modelagem de processos de negócios.

Modelo de diagrama de atividades
Diagrama de atividades UML (clique na imagem para modificar on-line)

Caso queira inspiração adicional, confira nosso artigo completo sobre exemplos de modelos de diagrama UML.

Esses modelos devem dar a você um ponto de partida e deixar claro o nosso ponto central: que os diagramas UML não são apenas uma parte opcional do processo de desenvolvimento, mas uma parte vital da documentação que deve ser integrada a qualquer equipe de desenvolvimento ágil.

Como fazer um diagrama UML

Os diagramas UML seguem um conjunto específico de regras e formas, e você pode gastar um bom tempo aprendendo como criar corretamente cada tipo. Felizmente, tornamos isso mais fácil para você com tutoriais simplificados, começando com diagramas de classe, que orientam você no processo passo a passo.

Torne-se um defensor da UML

Às vezes, estar no barco da diagramação UML não é suficiente para você. Afinal, como desenvolvedor de software, você geralmente está trabalhando com equipes, e é importante levar todos os outros para o passeio.

Se sua equipe estiver relutante em integrar diagramas UML no processo de desenvolvimento, proponha começar usando-os em um projeto apenas. Depois que sua equipe perceber o quanto os diagramas UML ajudam com a documentação, estará mais disposta a começar a considerá-los uma etapa necessária.

Além disso, com o Lucidchart, criar diagramas UML não é uma tarefa árdua: eles são um recurso útil. Comece a usar os modelos UML e as bibliotecas de formas no Lucidchart.

Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

Cadastre‐se gratuitamente

Bastante acessado

The 4 Phases of the Project Management Life CycleAs 4 fases do ciclo de vida da gestão de projetos

Sobre o Lucidchart

O Lucidchart é o aplicativo de diagramação inteligente que capacita as equipes a esclarecer a complexidade, alinhar seus insights e construir o futuro, mais rapidamente. Com esta solução intuitiva baseada em nuvem, todos podem trabalhar visualmente e colaborar em tempo real enquanto criam fluxogramas, maquetes, diagramas UML e muito mais.

O Lucidchart é a alternativa on-line ao Visio mais conhecida e utilizada em mais de 180 países por milhões de usuários, desde gerentes de vendas para mapear organizações-alvo a diretores de TI para visualizar sua infraestrutura de rede.

Publicações relacionadas:

Principais diagramas da UML: modelos e exemplos

Modelos UML

Como criar diagramas no Lucidchart usando nossos recursos de automação

crie automaticamente um diagrama

Iniciar

  • Preços
  • Individual
  • Equipe
  • Empresa
  • Falar com área de vendas
PrivacidadeJurídicoCookies

© 2022 Lucid Software Inc.