Diagramação inteligente

O que é diagramação inteligente?

Tempo de leitura: cerca de 6 minutos

Tópicos:

  • Tutoriais

A diagramação inteligente faz o trabalho pesado de comunicar informações complexas com clareza para você. Por meio de recursos como formatação condicional, vinculação de dados, comentários, modo de apresentação e automação, os diagramas passam de documentos estáticos a artefatos impactantes e de longa duração que capacitam as equipes a ver, alinhar e agir. A diagramação inteligente refere-se tanto a uma forma mais inteligente de diagramar, quanto aos próprios diagramas, que são mais inteligentes e interativos.

O valor da diagramação inteligente 

Vamos analisar melhor a definição de diagramação inteligente para entender melhor seu valor.

Eleva documentos a artefatos impactantes e de longa duração

Os diagramas estáticos podem ajudá-lo a visualizar informações importantes por um período de tempo, mas os diagramas inteligentes podem se tornar artefatos impactantes e de longa duração que ajudam sua organização a ver onde ela esteve e para onde está indo.  

Os diagramas inteligentes são vinculados a dados e atualizados em tempo real, o que significa que você e os membros da sua equipe podem recarregá-los regularmente para mostrar as informações mais atuais, em vez de ter que começar do zero. As partes interessadas poderão fazer referência a um diagrama inteligente como uma fonte central de informações, em vez de terem de examinar várias versões de um diagrama.   

Uma maneira mais inteligente de diagramar

A diagramação inteligente é uma maneira melhor de diagramar porque, com automação e funcionalidade de vinculação de dados, elimina grande parte da necessidade de trabalho manual. A diagramação deve trazer valor imediato para sua equipe – não deve se tornar uma perda de tempo que adie um trabalho significativo. As equipes que incorporam diagramação inteligente em seu fluxo de trabalho economizam tempo e se beneficiam com uma clareza contextual que não teriam de outra forma.

Os diagramas são mais inteligentes 

Por último, mas não menos importante, os próprios diagramas são mais inteligentes. Com vinculação de dados, recursos de colaboração em tempo real, funcionalidade de formatação condicional e muito mais, os diagramas inteligentes são ferramentas que fornecem insights sobre muito mais do que apenas as etapas de um processo. Eles se tornam fontes abrangentes de informações que podem ser tão simples ou complexas quanto você precisar. Em muitos casos, eles podem ser usados para comunicar de forma clara as mesmas informações que levaria uma reunião (ou várias reuniões) para explicar.

Recursos de diagramação inteligente

Os recursos de diagramação inteligente incluem: 

  • Formatação condicional
  • Vinculação de dados e automação
  • Modo de apresentação 
  • Caixas inteligentes
  • Comentários e tarefas 
  • Formas dinâmicas
  • Funcionalidade UML 
  • Funcionalidade DER 

Formatação condicional 

A formatação condicional permite destacar informações importantes e alertar visualmente sobre algo que precisa de atenção. As regras de formatação condicional permitem avaliar todas as formas em seu diagrama de acordo com determinados critérios e marcar aquelas que se encaixam ao critério. 

Por exemplo, se você estivesse criando um organograma, poderia definir uma condição para destacar funcionários cujas localizações não estão preenchidas, em vez de verificar manualmente as informações de cada pessoa.   

Vinculação de dados e automação

Uma das principais diferenças entre a diagramação inteligente e a diagramação normal é que os diagramas inteligentes permitem a vinculação de dados. Dessa forma, os diagramas inteligentes tornam-se ferramentas poderosas e interativas.

Por exemplo, se você tivesse um conjunto de dados no Excel, poderia vinculá-lo a um diagrama inteligente e esse diagrama poderia ser recarregado sempre que necessário para refletir o estado atual do conjunto de dados – tudo isso sem criar um novo diagrama ou vincular os dados novamente.

Além da vinculação e atualização de dados, as melhores soluções de diagramação inteligente também oferecem:

  • Sobreposição de dados: a capacidade de mesclar e transferir dados entre diagramas 
  • Substituição de dados: a capacidade de alterar conjuntos de dados aos quais um diagrama está vinculado 

Modo de apresentação 

O modo de apresentação permite que você apresente seus diagramas de maneira refinada às partes interessadas diretamente no aplicativo em que você os criou, em vez de ter que transferir informações para um segundo software como o Apresentações Google ou Microsoft PowerPoint. O modo de apresentação se enquadra na diagramação inteligente porque ajuda a automatizar fluxos de trabalho e acelera conquistar o apoio das partes interessadas.

Caixas inteligentes

As caixas inteligentes permitem agrupar os conjuntos de dados vinculados ao seu diagrama por atributos específicos, em vez de vasculhar uma planilha para encontrar os dados necessários.

Por exemplo, se você estivesse usando uma planilha para acompanhar o andamento de um projeto, você poderia importar esse conjunto de dados para o seu diagrama e definir suas caixas inteligentes para se alinharem à coluna “status” da sua planilha. Dentro do seu diagrama, suas tarefas seriam automaticamente classificadas em caixas com base em seus status, como “Não iniciado”, “Em andamento” e “Concluído”.

Comentários e tarefas 

Adicione comentários e atribua tarefas a outros colaboradores diretamente de seu diagrama. Comentários e tarefas em tempo real permitem que você mantenha a colaboração em andamento sem nunca sair do diagrama em que está trabalhando. 

Semelhante ao modo de apresentação, comentários e tarefas se enquadram na diagramação inteligente devido à forma como automatizam fluxos de trabalho e processos de aprovação.

Formas dinâmicas

As formas dinâmicas permitem adicionar valores estáticos ou fórmulas para calcular ou exibir informações como progresso total, porcentagens ou classificações diretamente em um diagrama.

Por exemplo, você pode criar um painel com formas dinâmicas para mostrar um conjunto de dados visualmente, em vez de uma planilha. 

Funcionalidade UML 

Uma biblioteca de formas da Linguagem de Modelagem Unificada (UML) inclui os componentes necessários para criar vários tipos de diagramas estruturais e comportamentais com marcação UML — como diagramas de classe, implementação, sequência e caso de uso — com apenas alguns cliques.

Funcionalidade DER 

Crie diagramas de entidade relacionamento (DER) com texto e estilo personalizados, e com relacionamentos entre os campos. Gere automaticamente tabelas e esquemas de banco de dados usando recursos de importação SQL.

O que o Lucidchart oferece

Nosso objetivo é ajudar as organizações a construir o futuro, capacitando as equipes a visualizar, alinhar e agir. Seu aplicativo de diagramação não deve ser uma ferramenta isolada para a criação de recursos visuais – ele deve ajudar sua equipe a ver oportunidades e, em seguida, agir de acordo com essas oportunidades de maneira significativa. 

O Lucidchart inclui todos os recursos de diagramação inteligente que descrevemos até agora, além de oferecer mais de 1.000 modelos prontos para uso, integrações com aplicativos mais importantes do mercado, como Quickbase e Salesforce, e funcionalidade robusta de vinculação de dados e automação.

Além disso, quando combinado com o Lucidspark, nosso quadro branco virtual, você pode experimentar todo o poder da colaboração visual. Descubra suas melhores ideias no Lucidspark e transforme-as em planos viáveis no Lucidchart para que a inovação não perca o ritmo.

Diagramação inteligente

Quer saber mais sobre o Lucidchart?

Veja mais

Lucidchart

O Lucidchart, um aplicativo de diagramação inteligente que roda na nuvem, é um componente central da Suíte de colaboração visual da Lucid Software. Essa solução intuitiva de nuvem oferece às equipes a possibilidade de colaborar em tempo real para criar fluxogramas, mockups, diagramas UML, mapas de jornada do cliente e muito mais. O Lucidchart impulsiona as equipes para uma construção mais ágil do futuro. A Lucid tem orgulho de atender às principais empresas de todo o mundo, incluindo clientes como Google, GE e NBC Universal, e 99% das empresas da Fortune 500. A Lucid faz parceria com líderes do setor, como Google, Atlassian e Microsoft. Desde a inauguração, a Lucid recebeu vários prêmios por seus produtos e negócios e pela cultura no local de trabalho. Veja mais informações em lucidchart.com.

Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

Cadastre‐se gratuitamente

ou continuar com

Fazer login com GoogleFazer loginFazer login com MicrosoftFazer loginFazer login com SlackFazer login

Iniciar

  • Preços
  • Individual
  • Equipe
  • Empresa
  • Falar com área de vendas
PrivacidadeJurídico

© 2024 Lucid Software Inc.