Consultores de nuvem

Use o Lucidscale nos processos de consultoria em nuvem

Tempo de leitura: cerca de 6 minutos

Na hora de conversar sobre conceitos complexos com seus clientes, ter imagens precisas aumenta a eficácia das explicações e garante que todos entendam tudo. Sem imagens, você e seus clientes podem compreender de forma diferente os ambientes em nuvem analisados.

Facilitando a compreensão e o planejamento de ambientes de nuvem para os clientes, você pode aprimorar o trabalho de consultoria de nuvem. Veja como usar o Lucidchart e o Lucidscale com seus clientes. 

Casos de uso do Lucidscale

A visualização é ainda mais importante para a consultoria no caso de migrações para a nuvem e rearquitetura de nuvem. Esses projetos complexos costumam frustrar os clientes, mas colaborar com um consultor por meio do Lucidscale pode aumentar a clareza e a tranquilidade. 

Migração para nuvem

Com a visualização do ambiente de computação atual e o planejamento de estados futuros com diagramas de nuvem, você apresenta aos clientes um plano abrangente, que eles podem ver e discutir usando as ferramentas de colaboração do Lucidscale. 

Rearquitetura de nuvem 

Quando uma arquitetura interna de nuvem der errado e você precisar ajudar com a rearquitetura, use o Lucidscale para diagramar o estado atual, analisar problemas e definir um caminho a seguir no Lucidchart. 

Como usar o Lucidscale na consultoria de nuvem 

O Lucidscale chegou para simplificar o trabalho dos consultores de computação em nuvem. Com ele, é mais fácil se comunicar e criar estratégias mais efetivas com os clientes. 

Use uma imagem precisa do estado atual da organização

O estado da nuvem atual da organização ajuda você a planejar, recomendar e ajustar o planejamento de nuvem. Com dados precisos, você orienta os clientes de acordo com as necessidades deles em tempo real. Você pode conectar o Lucidscale com dados atuais de provedores de serviços de nuvem terceirizados para gerar automaticamente diagramas de arquitetura que seus clientes podem usar. Veja como fazer isso:

  • Puxe os dados da empresa: primeiro, você precisará mostrar aos clientes como puxar essas informações dos provedores de serviços de nuvem terceirizados. Em caso de ambientes com várias nuvens, peça para eles conectarem cada serviço de nuvem individualmente. O Lucidscale é compatível com os principais provedores de serviços de computação em nuvem, incluindo AWS, GCP e Azure. 
  • Mantenha as informações atualizadas: evite dados ou documentação desatualizados. Sempre que algo mudar, atualize seus dados para garantir que as imagens também fiquem atualizadas.
  • Registre suas sugestões: comente, use @mentions e converse com a equipe usando os recursos avançados de colaboração do Lucidscale para fazer sugestões e mostrar as alterações com notas diretamente nas imagens.

Crie visualizações personalizadas dos ambientes de nuvem

Visualize os ambientes de nuvem do cliente de diferentes maneiras, usando filtros personalizados para ajudá-lo a usar as informações apresentadas da forma mais eficaz. Você pode usar o Lucidscale para personalizar as visualizações do ambiente de nuvem ou aproveitar visualizações de dados específicas. 

  • Apresente uma visão geral da conta: crie uma visão geral para que os clientes tenham um diagrama rápido sobre o ambiente de nuvem.
  • Organize e filtre: você pode usar filtros para remover dados desnecessários, organizar tudo com etiquetas e definir todos os critérios que quiser. 
  • Represente os relacionamentos: mostre como os diferentes recursos se conectam uns aos outros e demonstre fluxos de dados, interações e outras relações essenciais. 

Use as visualizações personalizadas para: 

  • Fazer apresentações: as imagens costumam reforçar as conversas de alto nível. Caso o público não conheça a tecnologia que você está apresentando, os diagramas de nuvem, principalmente quando são simplificados apenas com as informações necessárias, são ainda mais valiosos. 
  • Resolva os problemas da arquitetura: os diagramas com dados em tempo real ajudam a identificar incidentes, ver onde é preciso concentrar o trabalho e dar o pontapé inicial. 
  • Detalhe áreas específicas: caso precise fornecer uma imagem a desenvolvedores concentrados em apenas um aplicativo, escolha visualizações específicas para ele. 

Como é possível ajustar as visualizações às necessidades específicas de cada momento da equipe, você pode personalizar o que recebe do Lucidscale. 

Proponha novas soluções de nuvem 

Copie o diagrama de estados atual para o Lucidchart e ofereça aos clientes um diagrama editável, com a possibilidade de movimentar formas, excluir itens desnecessários e encontrar lacunas e oportunidades. 

Para filtrar o diagrama de arquitetura: 

  1. Clique no ícone de +. 
  2. Filtre por critério, como sub-redes ou marcadores do AWS. Você pode escolher os dados que gostaria de usar para filtrar (por exemplo, marcadores ou dados de formas), selecionar o tipo de recurso a ser filtrado e depois digitar os dados específicos para usar como critério de filtro. 
  3. Por último, basta clicar em "Salvar" para salvar o filtro. 

Para salvar como uma nova visualização: 

  1. Abra o menu suspenso e procure "Visualização".
  2. Clique em "Salvar como Nova Visualização". Pronto! Seu diagrama foi salvo para usar mais tarde. 
  3. Selecione o ícone "Gerenciar Dados".
  4. Clique em "Converter para Formas Regulares". 

Agora, você tem um diagrama editável que pode ser usado para planejar futuros estados para os seus clientes. Compartilhe com os clientes visualizações personalizadas que podem ser editadas, permitindo a colaboração. Você pode apresentar aos clientes um passo a passo ao vivo, mostrando todas as possibilidades da infraestrutura de nuvem que eles já têm. 

Comunique-se facilmente com os clientes

Você pode se comunicar com os clientes e revisar as mesmas visualizações junto com eles, facilitando a demonstração de ideias práticas e que agregam valor. O Lucidchart tem ferramentas integradas de colaboração, promovendo processos de registro e consulta. 

  • Faça um passo a passo: o modo de apresentação permite mostrar as soluções de nuvem propostas por meio de uma apresentação de slides para os clientes. 
  • Peça comentários: com comentários, bate-papos e marcações, você pode pedir comentários aos clientes sobre as suas ideias. 
  • Faça a manutenção da documentação: documente e ajude na manutenção de registros institucionais para os seus clientes. 

Impulsione a otimização 

Use o Lucidscale para mostrar aos clientes onde eles podem otimizar os próprios ambientes de nuvem. Ofereça visualizações claras e, depois de verificar se os planos existentes foram implementados corretamente, comece a analisar maneiras como seus clientes podem melhorar o desempenho. 

Confira algumas sugestões: 

  • Usar os metadados importados e aplicar regras de formatação condicional para identificar violações de práticas recomendadas, riscos de segurança etc.
  • Identificar visualmente recursos órfãos que estejam desperdiçando dinheiro.

Veja como os consultores de nuvem da Observian usam o Lucidscale

Não precisa acreditar só na nossa palavra. Confira por exemplo como os consultores de nuvem usam o Lucidscale neste estudo de caso da Observian. A empresa usa o Lucidscale em análises com os clientes para visualizar e revisar as recomendações. 

"A arquitetura de nuvem é dinâmica e evolui constantemente. O Lucidscale nos ajuda a acompanhar e entregar tudo para clientes com muita facilidade", diz Aravind Marthineni, arquiteto de soluções da Observian.

Ao colocar os clientes, consultores de nuvem e equipes de tecnologia no mesmo ritmo, o Lucidscale ajuda os consultores de computação em nuvem a oferecer resultados de alta qualidade.

Use o Lucidscale para filtrar e visualizar áreas críticas do seu diagrama de arquitetura para se concentrar em detalhes importantes da nuvem.

Saiba mais

Lucidchart

O Lucidchart, um aplicativo de diagramação inteligente que roda na nuvem, é um componente central da Suíte de colaboração visual da Lucid Software. Essa solução intuitiva de nuvem oferece às equipes a possibilidade de colaborar em tempo real para criar fluxogramas, mockups, diagramas UML, mapas de jornada do cliente e muito mais. O Lucidchart impulsiona as equipes para uma construção mais ágil do futuro. A Lucid tem orgulho de atender às principais empresas de todo o mundo, incluindo clientes como Google, GE e NBC Universal, e 99% das empresas da Fortune 500. A Lucid faz parceria com líderes do setor, como Google, Atlassian e Microsoft. Desde a inauguração, a Lucid recebeu vários prêmios por seus produtos e negócios e pela cultura no local de trabalho. Veja mais informações em lucidchart.com.

Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

Cadastre‐se gratuitamente

ou continuar com

Fazer login com GoogleFazer loginFazer login com MicrosoftFazer loginFazer login com SlackFazer login

Iniciar

  • Preços
  • Individual
  • Equipe
  • Empresa
  • Falar com área de vendas
PrivacidadeJurídico

© 2024 Lucid Software Inc.