visualização de dados em tempo real

O poder da visualização de dados em tempo real

Tempo de leitura: cerca de 8 minutos

Tópicos:

    Todos os dias, aproximadamente 4,9 bilhões de pessoas usam a internet para ler notícias, comprar produtos, organizar as férias, assistir a filmes e muito mais. Cada clique gera dados valiosos que as empresas podem usar para criar uma experiência melhor aos clientes.  

    Com cada vez mais dados gerados, coletados e armazenados em data centers de todo o mundo, nunca foi tão importante analisar e entender esses dados com rapidez para tomar decisões conscientes. 

    É aí que entra a visualização de dados. Gráficos e outros recursos visuais geralmente são mais fáceis de entender do que um texto escrito, com números e estatísticas. Portanto, para interpretar e comunicar os dados de forma mais eficaz, é importante apresentá-los visualmente para que todas as partes interessadas os absorvam rapidamente e tomem as melhores decisões.

    O que é visualização de dados em tempo real?

    A visualização de dados é simplesmente uma representação gráfica dos dados. Nossos olhos são atraídos por cores e formas. Portanto, ao usar círculos coloridos, quadrados, linhas e outras formas para criar quadros, mapas e gráficos, fica mais fácil agrupar os dados em categorias e apresentá-los de forma mais interessante. O visual chama a atenção e foca nossos olhos nas informações. Assim, todos absorvem e entendem os dados e identificam tendências e padrões.

    A visualização de dados em tempo real melhora o nível dos recursos visuais, e você ainda atualiza os quadros e gráficos em tempo real. Com isso, as partes interessadas tomam decisões melhores com base em dados reais, não na intuição.

    Quais os benefícios da visualização de dados em tempo real?

    A visualização de dados em tempo real (ou visualização de dados ao vivo) é ótima para apresentar dados. Quando feito da forma certa, o público-alvo entende os dados e não precisa perguntar sobre o que está vendo. Veja a seguir alguns benefícios da visualização de dados em tempo real.

    As informações ficam mais fáceis de entender

    São muitas informações sendo geradas todos os dias. É impossível absorver todas elas apenas observando os dados brutos. Nossos olhos processam sinais visuais com mais rapidez do que um texto ou números. Além disso, guardamos e relembramos informações por mais tempo quando usamos recursos visuais. E, quando as pessoas entendem os dados visuais, fica fácil absorver e interpretar novos dados à medida que eles são atualizados em tempo real.

    Insights relevantes retirados rapidamente de grandes conjuntos de dados

    A visualização de dados oferece a todos uma visão valiosa de como os diferentes conjuntos de dados estão interligados. Assim, você identifica e extrai rapidamente os padrões e as tendências que, de outra forma, ficariam ocultos nos dados brutos e seriam muito mais difíceis de encontrar.

    Essas informações são cruciais porque podem revelar lucros, perdas e retorno do investimento. Com isso, você sabe onde maximizar os lucros, além de manter a relevância no setor e atender às necessidades dos clientes.    

    Uma compreensão melhor das operações da empresa

    As ferramentas de visualização de dados em tempo real dão uma visão geral das relações entre as variadas operações na empresa. Assim, a gerência sênior e outros tomadores de decisões analisam e gerenciam as principais métricas da empresa. Ao analisarem em detalhes os dados da empresa, eles descobrem o que funciona e o que pode ser melhorado.

    Decisões tomadas com mais rapidez

    A visualização deixa os dados transparentes para que os tomadores de decisões entendam e tomem as decisões com mais rapidez. Eles usam os dados em tempo real para tomar decisões que causam um profundo impacto na organização. Os dados podem, por exemplo, mostrar aos gerentes de vendas onde a equipe deve focar para fechar as vendas com mais rapidez.

    Uma análise melhor do cliente

    As ferramentas de visualização em tempo real analisam os dados do cliente e revelam o que eles acham e falam da sua marca, se a recomendam aos amigos nas mídias sociais e assim por diante. Isso gera insights para você entender o público-alvo, os pontos de dor e as preferências deles. Ao saber como os clientes pensam, você pode moldar uma estratégia de negócios de acordo com os desejos e as necessidades específicos deles.

    Dados facilmente modificados para diferentes públicos

    Com os recursos visuais, você apresenta os mesmos dados de formas diferentes para públicos diferentes. Os executivos, por exemplo, podem se interessar apenas na visão geral dos dados; já os desenvolvedores querem os detalhes.

    Economiza um tempo valioso

    Sem as ferramentas de visualização, os funcionários dedicam muito tempo analisando os dados brutos para extrair informações para relatórios, criar e modificar painéis, responder a solicitações específicas de dados, etc. Averiguar uma montanha de dados impressos é tedioso e trabalhoso. Além disso, tendências e padrões significativos podem ser ignorados.

    Incentiva a interação dos dados

    Como as ferramentas de visualização de dados categorizam e agrupam os dados, os funcionários ficam propensos a passar mais tempo interagindo com os dados. Quanto mais cada membro da equipe interage com os dados, mais ele os compreende. Isso leva a melhores ideias e soluções originais para um problema. Com a visualização de dados em tempo real, você projeta e cria soluções práticas para sua empresa.

    Quais são as práticas recomendadas na visualização de dados?

    Antes de usar formas e cores para apresentar os dados de forma visual, você precisa considerar a apresentação e o que deseja realizar. Para saber quais dados selecionar e como apresentá-los, confira algumas dicas e práticas recomendadas.

    Entenda seu objetivo

    Nem todos os dados são relevantes ou de interesse geral. Portanto, não basta criar um quadro ou um diagrama com todos os dados e esperar que cada público tire o que precisa deles. Como cada público se interessa por um conjunto de dados específico, você não pode adotar uma só abordagem para criar a visualização de dados. Até mesmo a apresentação mais sóbria e mais bela só é boa se o público precisa dela ou entende os dados que ela traz. Com isso em mente, seu objetivo é saber:

    • Quem é o público-alvo?
    • Qual é a mensagem a ser passada?
    • A quais perguntas específicas os dados respondem?
    • Quais conjuntos de dados manterão o público-alvo envolvido?

    Isso não quer dizer que você precisa criar uma apresentação para cada parte interessada. Em vez disso, foque grupos semelhantes que estejam interessados nos dados. A equipe de vendas e a de desenvolvedores, por exemplo, têm interesse em diferentes conjuntos de dados.   

    Escolha os recursos visuais certos

    São várias as maneiras de apresentar dados de forma visual. Escolha um formato que conte a história dos dados e responda às perguntas do público-alvo. Para saber qual o melhor formato visual, é útil entender as diferentes categorias visuais dos dados.

    • Temporal: esta categoria apresenta os dados em formato linear e unidimensional. Os recursos visuais consistem em linhas independentes ou sobrepostas. São gráficos bastante conhecidos, que incluem horário de início e de término: gráficos de linha, cronogramas de linha do tempo, gráficos de Gantt e assim por diante.
    • Hierárquico: aqui os dados são apresentados como grupos que se ramificam a partir de um grupo de origem. Alguns exemplos são os diagramas de árvore e os diagramas sunburst.
    • Rede: esta categoria inclui conjuntos de dados interligados. As visualizações mostram como os conjuntos de dados se relacionam em uma rede. Os recursos visuais incluem gráficos de matriz e diagramas de link de nó. 
    • Multidimensional: os conjuntos de dados incluem duas ou mais variáveis e muitas camadas. Por isso, o visual multidimensional tende a chamar a atenção. É o caso dos diagramas de Venn, dos gráficos de pizza e dos gráficos de dispersão. 
    • Geoespacial: essas visualizações de dados estão relacionadas a locais físicos e destacam a ligação entre os pontos de dados. Os dados podem, por exemplo, mostrar a penetração do mercado em escala global. Os recursos visuais incluem mapas de fluxo, mapas de densidade, cartogramas e mapas de calor.

    Use visualizações simples

    As pessoas precisam ver e absorver rapidamente as informações. Quanto mais simples e enxuta for a apresentação, mais fácil será para o público ver as informações relevantes e entender as relações relevantes. Os recursos visuais simples dão uma breve visão geral das informações importantes, além de links para mais informações conforme necessário.

    Conscientize e capacite o público

    O objetivo geral da visualização de dados é conscientizar e capacitar o público. Os recursos visuais devem explicar a todos por que os dados e as análises são importantes. Uma boa visualização incentiva os funcionários e as partes interessadas a se envolverem com dados atualizados em tempo real e com chamadas frequentes à ação para manter todos no mesmo caminho, trabalhando em prol dos mesmos objetivos.

    Onde você encontra ajuda?

    Independente da forma como você formatar os dados visuais, o Lucidchart possui uma extensa biblioteca de modelos para criar qualquer tipo de mapa, fluxo de dados, matriz e diagrama para você contar a história dos seus dados. É fácil modificar os modelos existentes de acordo com as suas necessidades; ou você pode criar um do zero: basta arrastar e soltar as formas e linhas na tela digital para criar uma representação visual chamativa dos seus dados.

    Confira o centro de diagramas do Lucidchart.

    Confira

    Lucidchart

    O Lucidchart, um aplicativo de diagramação inteligente que roda na nuvem, é um componente central da Suíte de colaboração visual da Lucid Software. Essa solução intuitiva de nuvem oferece às equipes a possibilidade de colaborar em tempo real para criar fluxogramas, mockups, diagramas UML, mapas de jornada do cliente e muito mais. O Lucidchart impulsiona as equipes para uma construção mais ágil do futuro. A Lucid tem orgulho de atender às principais empresas de todo o mundo, incluindo clientes como Google, GE e NBC Universal, e 99% das empresas da Fortune 500. A Lucid faz parceria com líderes do setor, como Google, Atlassian e Microsoft. Desde a inauguração, a Lucid recebeu vários prêmios por seus produtos e negócios e pela cultura no local de trabalho. Veja mais informações em lucidchart.com.

    Artigos relacionados

    Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

    Cadastre‐se gratuitamente

    ou continuar com

    Fazer login com GoogleFazer loginFazer login com MicrosoftFazer loginFazer login com SlackFazer login

    Iniciar

    • Preços
    • Individual
    • Equipe
    • Empresa
    • Falar com área de vendas
    PrivacidadeJurídico

    © 2024 Lucid Software Inc.