Tutorial de diagrama de objetos

O que é um diagrama de objetos em UML?

A UML oferece uma série de convenções para engenheiros de software que buscam criar diagramas visuais para seus sistemas. Um diagrama de objetos cria uma visão geral de alto nível de seu sistema.

É fácil criar diagramas de objetos de alta qualidade no Lucidchart. Com uma extensa biblioteca de formas UML, você pode personalizar a aparência e o conteúdo do seu diagrama.

Fazer demonstração aqui
Cadastre‐se gratuitamente

O que é um diagrama de objetos em UML?

Um diagrama de objetos UML representa uma instância específica de um diagrama de classes em um determinado momento. Quando representado graficamente, você verá muitas semelhanças ao diagrama de classes. Utilizamos o mesmo exemplo de classe de carro da página de diagramas de classes para ilustrar diagramas de objetos. Nossa biblioteca de formas UML ajuda você a criar qualquer diagrama de objetos personalizado por meio da nossa ferramenta UML on-line.

Diagrama de objetos x Diagrama de classes

Diagrama de objetos
Exemplo de diagrama de objetos
diagrama de objetos x diagrama de classes
Exemplo de diagrama de classes

Um diagrama de objetos incide sobre os atributos de um conjunto de objetos, e como eles se relacionam entre si. Por exemplo, neste diagrama de objetos abaixo, as três contas bancárias estão relacionadas ao próprio banco. Os nomes da classe mostram os tipos de contas (poupança, corrente e de cartão de crédito) que um determinado cliente poderia ter neste banco. Os atributos da classe são diferentes para cada tipo de conta. Isso é ilustrado pelo fato de o objeto do cartão de crédito possuir um limite de crédito, enquanto a poupança e a conta corrente possuem taxas de juros. Diagramas de objetos não são apenas para casos de uso bancário. Você pode criar um diagrama de objetos de árvores genealógicas, departamentos empresariais ou qualquer sistema com partes relacionadas.

exemplo de diagrama de objetos

Aplicações de diagramas de objetos

Há muitos casos em que diagramas de objetos são úteis para os desenvolvedores. Eles incluem:

  • Examinar uma iteração específica de um sistema geral.
  • Obter uma visão geral de alto nível do sistema que será desenvolvido.
  • Testar um diagrama de classes que você criou para a estrutura global do sistema, usando diagramas de objetos para casos de uso específicos.

Elementos de diagramas de objetos

Diagramas de objetos são fáceis de criar: são feitos de objetos, representados por retângulos e ligados entre si por linhas. Seguem os principais elementos de um diagrama de objetos:

  • Objetos - são instâncias de uma classe. Se um carro for uma classe, um modelo Nissan Altima de 2007 é um objeto de uma classe. Os objetos da classe “Pais” são seus pais específicos, por exemplo, Elaine e Gary.
  • Nome da classe - os atributos específicos da classe. No diagrama de objetos de árvores genealógicas, é o nome, sexo e idade dos membros da família. Estes podem ser listados como itens no objeto, ou até mesmo nas propriedades do próprio objeto (tal como a cor).
  • Atributos da classe - um retângulo com duas abas que indica um elemento de software.
  • Ligações - são as linhas que conectam um objeto ao outro. O diagrama de objetos corporativo abaixo mostra como departamentos são ligados no organograma tradicional.
O que é um diagrama de objetos em UML?

Outros exemplos de diagramas de objetos UML

As especificações UML não mudam quando você descreve um diagrama de objetos em diferentes linguagens de programação. A UML só existe para que você possa planejar o software independente da plataforma. A seguir estão as buscas mais comuns dos tipos de diagramas de objetos em diferentes linguagens de programação.

Diagrama de objetos Objective C

A Objective C se popularizou com o lançamento da “Objective C 2.0” da Apple, e hoje é a linguagem de programação mais usada para aplicativos do mercado Apple. Pessoas em busca de um diagrama de objetos Objective C provavelmente estão tentando mostrar instâncias para um aplicativo iPhone.

Diagrama de objetos Java

Este termo precisa ser esclarecido. Existem diagramas de objetos que podem ser usados em UML para descrever instâncias que acabariam por ser programados em Java. Também existem diagramas que descrevem objetos Java que não têm nada a ver com UML. Seja qual for sua busca, o Lucidchart ajuda a mapear a estrutura que você precisa criar. Clique aqui para experimentar nossa demonstração.


Recursos de diagramas de objetos

Use o Lucidchart para colaborar e criar diagramas de UML ao criar uma conta gratuita hoje! Sem a necessidade de plugins ou download.

Cadastre-se