Criar um diagrama
Diagram

Tudo sobre linhas do tempo: o que é, como fazer e exemplos

Quais são suas necessidades de criação de diagramas?

Quero aprender mais pois diagramas são novidade para mim.

Um software de linha do tempo permite criar linhas do tempo organizadas e que alinham sua equipe em relação ao andamento do projeto, descrevem eventos e movimentos históricos ou ajudam a passar conhecimento por meio de recursos visuais fáceis de usar. Este guia oferece tudo o que você precisa saber sobre linhas do tempo, como são usadas e como criá-las.

Leitura de 6 minuto(s)

Quer criar um diagrama próprio? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.

Fazer um diagrama

O que é uma linha do tempo?

Uma linha do tempo é uma representação visual de uma sequência cronológica de eventos de uma história, um processo ou um histórico. Apresentada em formato horizontal ou vertical, a linha do tempo fornece ao usuário uma forma simplificada de entender como variados eventos, pessoas e ações desempenharam ou desempenharão um papel em qualquer processo ou durante qualquer período de tempo. Uma linha do tempo também pode ser usada junto com texto e gráficos para produzir infográficos, que podem mostrar estatísticas, eventos históricos e outras informações de forma prática.

Tipos de linhas do tempo

Você pode escolher entre várias opções e formatos de linhas do tempo para visualizar suas informações. Veja alguns tipos comuns de linhas do tempo:

Linha do tempo horizontal: linhas do tempo horizontais apresentam informações em ordem cronológica, do lado esquerdo para o lado direito da página.

 

Linha do tempo vertical: em linhas do tempo verticais, a informação é apresentada cronologicamente, com o primeiro evento no topo da página e o último na parte inferior. Os eventos e outras informações são adicionados por meio de ramificações horizontais nos dois lados da linha do tempo.

Linha do tempo cronológica: linhas do tempo cronológicas descrevem uma ordem específica de eventos, e geralmente começam com o primeiro evento possível no lado esquerdo, e o mais recente no lado direito. São ótimas para visualizar eventos históricos.

Linha do tempo de gráfico de Gantt: a linha do tempo de gráfico de Gantt é um gráfico de barras horizontais usado para monitorar o andamento de um projeto de forma visual ao longo do tempo. É ideal para gerenciar projetos de qualquer tamanho, bem como para coordenar tarefas e suas durações, datas e recursos.

Linha do tempo dinâmica: linhas do tempo dinâmicas permitem ao usuário navegar e manipular datas em tempo real. São ótimas para visualizar e analisar grandes quantidades de dados, e durante um longo período de tempo.

Linha do tempo estática: linhas do tempo cronológicas e de gráfico de barras verticais são exemplos de linhas do tempo estáticas. Todos os dados são apresentados de uma só vez em um plano estático, e as informações não mudam ou se movem.

Linha do tempo de gráfico de barras verticais: a linha do tempo de gráfico de barras verticais pode ser usada para monitorar o tempo em relação a valores, como dinheiro ou o crescimento da empresa. Seu movimento ascendente fornece uma visualização rápida de ganhos e/ou perdas, e são ideais para analistas comerciais ou equipes financeiras.

Componentes de uma linha do tempo

As linhas de tempo são compostas por quatro componentes básicos:

  • Datas: marcam quando um evento específico ocorre em uma linha do tempo
  • Descrições: descrevem um determinado evento 
  • Cabeçalhos (opcional): fornecem mais contexto a uma linha do tempo quando adicionados ao lado de uma descrição
  • Imagens (opcional): promovem interesse visual e acrescentam informações

Além desses quatro elementos, as linhas do tempo incluem as seguintes imagens e os seguintes símbolos:

Imagem do símbolo

Nome do símbolo

Descrição

Barra de linha

Usada para mostrar um evento, andamento ou história do começo ao fim.

Marco

Usado para representar eventos ou marcos importantes. Muitas vezes mostra uma data.

Barra de tempo

Usada para representar um período de tempo específico.

Intervalo

Usado para representar o tempo decorrido na sequência da linha do tempo.

Diagramar é rápido e fácil com o Lucidchart. Faça uma avaliação gratuita hoje mesmo para começar a criar e colaborar.

Fazer um diagrama

Benefícios de uma linha do tempo

As linhas do tempo são ferramentas de aprendizagem, ensino e gerenciamento versáteis e bastante usadas, e oferecem uma grande variedade de benefícios. Não somente fornecem um jeito prático e organizado de registrar e rastrear dados e eventos ao longo do tempo, mas também ajudam os usuários a compreender e reter uma variedade de informações de forma rápida e fácil.

Veja os benefícios das linhas do tempo nas seguintes áreas:

Linha do tempo de história: sua estrutura simples e capacidade de mostrar eventos e mudanças ao longo do tempo fazem dela uma ótima ferramente para estudar história. Com linhas do tempo, os alunos podem visualizar os eventos singulares que compõem conflitos, movimentos sociais, biografias e outros acontecimentos históricos. O aspecto visual da linha do tempo faz dela uma ótima ferramenta de estudo e ajuda na memorização e aprendizagem.

Linhas do tempo para compreensão de leitura: a compreensão de leitura significa ter um bom entendimento de desenvolvimento de personagens, causa e efeito, significados e da estrutura básica de início, meio e fim de histórias. Os professores podem usar linhas do tempo para descrever esses componentes com clareza, e ajudar os alunos a identificar padrões e eventos significativos em histórias. Os alunos que aprendem melhor visualmente, podem obter benefícios de ver uma história organizada cronologicamente.

Linhas do tempo na gestão de projetos: elementos visuais são fundamentais para manter sua equipe alinhada em relação a metas e ao andamento de projetos. As linhas do tempo fornecem à sua equipe um registro visual de quais marcos precisam ser atingidos, como atingi-los e quem é responsável pelas tarefas. Também podem ser usadas como uma espécie de cronograma centralizado, contendo fases e atualizações do andamento e ajudando a manter sua equipe alinhada durante todo o projeto.

Como fazer uma linha do tempo?

Siga estes passos para fazer uma linha do tempo horizontal padrão do começo ao fim.

  1. Obtenha todas as informações necessárias relacionadas ao seu evento, incluindo datas, nomes, descrições, tarefas, prazos etc.
  2. Em seu programa de fazer linha do tempo, desenhe uma linha horizontal para representar seu projeto, evento ou acontecimento histórico.
  3. Identifique os intervalos que dividirão sua linha do tempo, seja por horas, semanas ou anos. Se você estiver usando o Lucidchart, ative a grade para obter um espaçamento uniforme em todo o diagrama.
    • Bloqueio de tempo: o bloqueio de tempo pode ser usado em vez de intervalos para agendar uma sequência de tarefas ou compromissos. Insira diferentes caixas coloridas na tela de desenho para representar suas tarefas, seus compromissos ou seus marcos em ordem sequencial.
  4. Para representar seu primeiro marco, adicione uma forma, uma linha ou um ícone de identificação no lado mais à esquerda da linha do tempo.
  5. Adicione uma caixa de texto contendo todos os detalhes necessários relacionados ao seu marco. Podem-se incluir informações sobre tarefas, prazos, informações históricas, datas etc. A descrição deve ser a mais breve possível.
  6. Repita até que sua linha do tempo tenha todos os marcos ou tarefas necessários.
  7. Adicione elementos visuais ou ícones que possam contextualizar seus marcos ou criar uma compreensão visual melhor.

Veja os blogs adicionais do Lucidchart para obter instruções específicas sobre como criar uma linha do tempo no:

  • Microsoft Excel
  • Microsoft Word
  • Microsoft PowerPoint
  • Google Documentos

Exemplos de linhas do tempo

Veja os exemplos de modelos de linhas do tempo abaixo para saber como personalizar e implementar sua própria linha do tempo.

Modelo de linha do tempo:
Esta linha do tempo simples é ótima para mostrar marcos importantes e em ordem cronológica, rotulados de forma mensal.

Modelo de linha do tempo com monitoramento de marcos do projeto:
Este modelo de linha do tempo permite mostrar o andamento atual do seu projeto, além de identificar seus marcos e manter as partes interessadas informadas.

Modelo de linha do tempo de programações diárias:
Este modelo de linha do tempo de programação diária é ideal para visualizar todos os eventos em uma programação diária, separados por hora. O modelo também inclui elementos que permitem adicionar notas e priorizar eventos, reuniões e atividades individuais.


Quer criar um diagrama próprio? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.