Exemplos e modelos de organogramas para editar

Tempo de leitura: cerca de 9 minutos

Tópicos:

    Os organogramas tornam-se uma necessidade quando você está tentando organizar sua força de trabalho ou quando trabalha com um grande grupo — as pessoas precisam entender onde se encaixam na organização e quais tarefas elas precisam realizar. Uma representação visual esclarece isso rapidamente.

    No entanto, organogramas também podem ser inconvenientes. É necessário bastante tempo para reunir as informações de que você precisa, além de estruturá-las profissionalmente, e se sua organização cresce e muda com frequência, você tem que sempre verificar a exatidão de seu organograma.

    No Lucidchart, queremos que você vivencie os benefícios da comunicação visual sem ficar incomodado. Neste guia, você encontrará exemplos e modelos de organogramas para uma variedade de organizações e cenários. Seja administrando um restaurante ou uma congregação religiosa, o Lucidchart ajuda você a delegar responsabilidades e manter seu grupo em ordem.

    Clique em qualquer um dos modelos fornecidos para abrir e editar diretamente no Lucidchart. (E se você ainda não tem uma conta, é fácil começar.)

    Modelo de organograma em branco
    Modelo de organograma hierárquico
    Modelo de organograma matricial
    Modelo de organograma horizontal
    Modelo de organograma de RH
    Modelo de organograma de uma empresa
    Modelo de organograma de um restaurante
    Modelo de organograma de escola
    Modelo de organograma de hospital
    Modelo de organograma de arquitetura
    Modelo de organograma de projeto
    Modelo de organograma de um hotel
    Modelo de organograma de uma agência de viagens
    Modelo de organograma de uma fábrica
    Modelo de organograma de eventos
    Modelo de organograma de igreja
    Modelo de organograma geográfico
    Modelo de organograma para equipes Scrum

     

    Modelo de organograma em branco

    Às vezes, você precisa começar do zero. Nosso modelo de organograma em branco lhe dá um organograma pronto para editar e preencher. Assim você pode personalizar seu conteúdo visual para se adaptar melhor ao seu grupo. Basta clicar em qualquer caixa, e uma caixa de diálogo será exibida, onde você pode inserir nomes, títulos, números de telefone e outras informações de que você pode precisar.

    Organograma em branco
    Exemplo de organograma em branco (clique na imagem para editar online)

    Modelo de organograma hierárquico

    Este modelo de organograma hierárquico conecta funcionários a seus supervisores, começando com uma pessoa na parte superior, geralmente o diretor executivo ou outra posição de liderança. Dependendo de quem está subordinado a quem, você provavelmente organizará este organograma por departamento. Para saber mais sobre os principais tipos de organogramas, leia este artigo.

    Modelo de organograma hierárquico
    Exemplo de organograma hierárquico (clique na imagem para editar online)

    Modelo de organograma matriz

    A estrutura tradicional de um organograma não funciona para todas as empresas, principalmente quando equipes em áreas diferentes precisam trabalhar juntas. Estruturado como uma grade, o organograma matriz mostra equipes e relacionamentos hierárquicos que se formam para realizar projetos especiais.

    Modelo de organograma matricial
    Exemplo de organograma matricial (clique na imagem para editar online)

    Modelo de organograma horizontal

    Se você administra uma empresa start-up ou se não há muitos níveis entre a diretoria e os funcionários básicos, experimente este modelo de organograma horizontal. Este tipo de organograma (e a mentalidade empresarial que o acompanha) incentiva uma comunicação mais aberta.

    Modelo de organograma horizontal
    Exemplo de organograma horizontal (clique na imagem para editar online)

    Modelo de organograma de RH

    Quando os funcionários de sua empresa têm dúvidas sobre vagas disponíveis ou o programa de indicação, eles sabem que deverão se dirigir ao departamento de Recursos Humanos, mas nem sempre sabem com qual pessoa falar. Este modelo de organograma de recursos humanos esclarece a confusão ao mostrar aos funcionários quem contatar e quais recursos estão disponíveis. No Lucidchart, você pode até mesmo gerar organogramas automaticamente a partir de arquivos CSV ou puxar informações de contato direto do BambooHR.

    Exemplo de organograma de RH
    Exemplo de organograma de RH (clique na imagem para editar online)

    Modelo de organograma de uma empresa

    É essencial ter uma comunicação eficaz se quiser que sua empresa seja bem-sucedida. Quando você mostra aos funcionários a forma como as equipes foram organizadas por meio deste modelo de organograma de empresas, eles passam a entender melhor suas responsabilidades e sabem com quem falar quando tiverem dúvidas ou quiserem colaborar. O Lucidchart facilita a manutenção de organogramas, mesmo quando houver reestruturações na organização da companhia

    Exemplo de organograma funcional
    Exemplo de organograma de empresa (clique na imagem para editar online)

    Modelo de organograma de um restaurante

    Não importa quão deliciosa é sua comida, você provavelmente não receberá avaliações 5 estrelas se seus clientes tiverem experiências desagradáveis no seu restaurante. Use este modelo de organograma de restaurante para controlar as funções dos funcionários do restaurante, melhorar a comunicação e fazer sua experiência gastronômica digna de uma avaliação cinco estrelas.

    Exemplo de organograma de restaurante
    Exemplo de organograma de restaurante (clique na imagem para editar online)

    Modelo de organograma de escola

    Seja uma escola de ensino infantil, primário, secundário ou superior, sua organização é composta por diversos departamentos, desde a área didática à administrativa. Use este modelo de organograma escolar para organizar a estrutura de sua escola, cursinho ou creche.

    Organograma de escola
    Exemplo de organograma de escola (clique na imagem para editar online)

    Modelo de organograma de hospital

    Um hospital é uma organização extremamente complicada. Além de ter os funcionários da área de saúde (médicos, assistentes, residentes, enfermeiros, etc.), ainda conta organizações administrativas, de segurança, limpeza e sanitização, logística e mais. Por isso, é imprescindível que se tenha uma organização clara e objetiva. Este modelo de organograma de hospital lhe ajudará a dar início ao organograma de seu hospital.

    Organograma de hospital
    Exemplo de organograma hospitalar (clique na imagem para editar online)

    Modelo de organograma de arquitetura

    É difícil encontrar algum arquiteto que planeje e desenhe um projeto sozinho do início ao fim. A complexidade de se criar uma casa ou edifício comercial, geralmente requer que uma equipe trabalhe em conjunto. Este modelo de organograma arquitetônico ajuda a entender uma estrutura básica numa firma de arquitetura. Se o que você busca é um diagrama do processo arquitetônico e não a hierarquia de uma empresa de arquitetura, clique aqui para ver nosso modelo de fluxograma de arquitetura.

    Organograma de arquitetura
    Exemplo de organograma de arquitetura (clique na imagem para editar online)

    Modelo de organograma de projeto

    Às vezes, as organizações criam equipes voltadas para realizar um projeto específico. Mesmo se você tiver um organograma que represente toda a empresa, pode ser necessário criar um novo documento para uma equipe temporária. Use nosso modelo de organograma de projetos para ajudar cada membro da equipe a entender a dinâmica do grupo e a dar início ao projeto rapidamente.

    Exemplo de organograma de projeto
    Exemplo de organograma de projeto (clique na imagem para editar online)

    Modelo de organograma de um hotel

    É preciso bastante gente para poder criar uma experiência incrível para o público de seu hotel, desde o funcionário que gerencia a recepção ao cozinheiro que prepara um filé mignon quando um hóspede pede serviço de quarto. Controle essas responsabilidades e veja onde poderá necessitar de mais assistência com este modelo de organograma de hotel.

    Exemplo de organograma de hotel
    Exemplo de organograma hoteleiro (clique na imagem para editar online)

    Modelo de organograma de uma agência de viagens

    Para que seus clientes possam sair de férias ou fazer viagens a negócios, cada funcionário em sua agência de viagens precisa desempenhar uma determinada função para garantir uma experiência positiva de viagem. Seja trabalhando com companhias aéreas e sugerindo acomodações ou fazendo a contabilidade, mostre aos seus funcionários como cada um deles contribui para o bem da empresa. Nosso modelo de organograma de agência de viagens é fácil de usar.

    Modelo de organograma de agência de viagens
    Exemplo de organograma de agência de viagens (clique na imagem para editar online)

    Modelo de organograma de uma fábrica

    Há séculos, fábricas buscam otimizar seu processo de produção visando maior eficiência e redução de custos. Para garantir que seus processos sejam os mais eficientes possíveis, preencha nosso modelo de organograma de fábricas. Ao visualizar toda a sua equipe no Lucidchart, você poderá ver com facilidade qual área precisa de um reforço de funcionários e onde poderá melhorar o processo.

    Exemplo de organograma de fábrica
    Exemplo de organograma de fábrica (clique na imagem para editar online)

    Modelo de organograma de eventos

    Não deixe que o planejamento de eventos fique estressante além da conta. Com o modelo de organograma de eventos do Lucidchart, você organiza todas as pessoas que participarão do grande dia. Você sempre saberá quem consultar para certificar-se de que o local esteja lindo, a comida esteja maravilhosa e que tudo aconteça tranquilamente.

    Modelo de organograma de eventos
    Exemplo de organograma de eventos (clique na imagem para editar online)

    Modelo de organograma de igreja

    Ajude as pessoas a compreenderem como sua igreja é organizada, estejam elas dentro ou fora de sua congregação. Este modelo de organograma de igrejas inclui líderes religiosos, oficiais, membros e voluntários, ajudando todos a cumprirem suas funções.

    Exemplo de organograma de igreja
    Exemplo de organograma de igreja (clique na imagem para editar online)

    Aprofunde-se em seu organograma

    Muitas vezes, os organogramas comunicam mais do que apenas relacionamentos hierárquicos. Eles podem servir como um repositório central para as mais diversas informações sobre os funcionários (localização, número de telefone, ID do supervisor, entre outros). Quanto mais informações, melhor, certo? Só há um problema: o layout hierárquico dos organogramas nem sempre é a melhor maneira de ver essas informações extras.

    O agrupamento do Lucidchart permite que você organize seus organogramas por critérios diferentes da hierarquia, gerando novos diagramas a partir do organograma original.

    Organograma por localização

    Agrupamento do organograma por localização (clique na imagem para editar online)

    Organograma geográfico

    À medida que sua organização cresce, você pode ter funcionários espalhados por vários prédios, várias cidades ou até vários países. As pessoas desses vários locais geralmente aparecem no mesmo organograma — afinal, eles fazem parte da mesma organização. Isso é ótimo para visualizar a estrutura de toda a empresa, mas às vezes você pode precisar ver rapidamente quais funcionários trabalham em cada local.

    No exemplo acima, começamos com um organograma padrão que mostra o nome, o cargo ou a função de cada funcionário e o local dentro da hierarquia da empresa. Em seguida, usando o agrupamento do Lucidchart, optamos por organizar os funcionários por localização. Em uma segunda aba, o Lucidchart gerou automaticamente dois contêineres, rotulados como São Francisco e Nova York, para classificar os funcionários. O resultado é um organograma geográfico, um diagrama que usa localização em vez de hierarquia como estrutura organizadora.

    Organograma de equipe Scrum

    Se sua empresa ou organização usa o método Scrum para a gestão de projetos, seu organograma provavelmente incluirá o número da equipe de cada funcionário. No entanto, com o layout hierárquico padrão dos organogramas, não há uma maneira fácil de ver os membros da equipe. Você precisa examinar o diagrama inteiro. O agrupamento por equipe Scrum permite que você veja rapidamente quais funcionários estão em cada equipe e identifique indivíduos sem atribuições.

    O organograma para equipe Scrum abaixo foi gerado a partir de um organograma simples tradicional. As caixas no diagrama original foram codificadas por cores para mostrar as várias equipes Scrum, mas essa não era a melhor maneira de visualizar as informações. Usando o agrupamento do Lucidchart, geramos um novo diagrama (ilustrado abaixo) que apresenta as equipes Scrum e seus constituintes de forma simples e eficaz.

    Organograma de equipe scrum
    Agrupamento do organograma por equipe Scrum (clique na imagem para editar online)

    Como importar seu organograma

    Quer economizar ainda mais tempo? Ao cadastrar uma conta no Lucidchart, você pode gerar organogramas de dados automaticamente a partir de arquivos CSV. Assista ao vídeo abaixo para saber mais.

    Como adicionar um organograma no Google Documentos

    Agora que você criou seu organograma, como garantir que seus funcionários vão vê-lo e usá-lo? Se sua empresa usa Google Workspace, você pode adicionar seu organograma ao Google Documentos para facilitar o acesso. A Extensão do Lucidchart para Documentos Google permite atualizar diagramas inseridos com apenas um clique. Leia nosso blog para saber mais, ou baixe a extensão agora mesmo.

    Esperamos que esses organogramas aumentem a eficiência e mantenham todos em sintonia, independentemente do tamanho de sua empresa, departamento ou grupo.

    Se quiser ver mais exemplos e modelos prontos para criar seu organograma, visite nossa galeria clicando aqui, ou então, selecione um dos modelos abaixo:

     

    Mesmo que você use um dos modelos acima ou comece do zero, consulte nossa funcionalidade avançada de organogramas no Lucidchart.

    Saiba mais

    Lucidchart

    O Lucidchart, um aplicativo de diagramação inteligente que roda na nuvem, é um componente central da Suíte de colaboração visual da Lucid Software. Essa solução intuitiva de nuvem oferece às equipes a possibilidade de colaborar em tempo real para criar fluxogramas, mockups, diagramas UML, mapas de jornada do cliente e muito mais. O Lucidchart impulsiona as equipes para uma construção mais ágil do futuro. A Lucid tem orgulho de atender às principais empresas de todo o mundo, incluindo clientes como Google, GE e NBC Universal, e 99% das empresas da Fortune 500. A Lucid faz parceria com líderes do setor, como Google, Atlassian e Microsoft. Desde a inauguração, a Lucid recebeu vários prêmios por seus produtos e negócios e pela cultura no local de trabalho. Veja mais informações em lucidchart.com.

    Artigos relacionados

    Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

    Cadastre‐se gratuitamente

    ou continuar com

    Fazer login com GoogleFazer loginFazer login com MicrosoftFazer loginFazer login com SlackFazer login

    Iniciar

    • Preços
    • Individual
    • Equipe
    • Empresa
    • Falar com área de vendas
    PrivacidadeJurídico

    © 2024 Lucid Software Inc.