PINGDOM_CANARY_STRING
jogos virtuais para formação de equipes

12 ideias para formação de equipe remota para o escritório distribuído

Tempo de leitura: cerca de 10 minutos

Publicado por: Lucid Content Team

Hoje, com as equipes virtuais e remotas ficando mais comuns no local de trabalho, os gerentes terão que ser criativos para criar equipes colaborativas e unidas.

Apesar dos benefícios do trabalho remoto (como mais produtividade, mais satisfação no trabalho e menos rotatividade de funcionários), o fato é que é difícil construir relacionamentos a distância. Não há encontros ao redor do bebedouro, e não é possível iniciar uma conversa espontânea nas mesas dos colegas de trabalho.  

Então, como preencher a lacuna virtual e reunir sua equipe?

Use as dicas a seguir e os jogos virtuais para formação de equipes para aumentar a confiança, a colaboração e o envolvimento dos funcionários em qualquer lugar.

Por que a formação de equipes remotas é importante

Os funcionários que trabalham juntos em um escritório naturalmente se entrosam via interações face a face, reuniões, almoços e eventos de escritório. Como as equipes remotas não têm essa vantagem para criar laços, as empresas precisam facilitar as interações virtuais por meio de atividades, jogos e exercícios para formação de equipes.

Os jogos e as interações virtuais para formação de equipes servem para os funcionários remotos se sentirem incluídos e entrosados à equipe e à cultura geral da empresa. Essas atividades resultam em funcionários mais felizes e produtivos, equipes mais eficazes e uma empresa mais forte. Todos saem ganhando!

Confira nosso webinar por demanda com Bryan Stallings para obter mais dicas sobre como trazer de volta a diversão e criar um relacionamento em equipe em uma cultura remota.

Assistir agora

O que você precisa para começar

A formação de equipes remotas não precisa ser cara ou demorada, mas você precisará de maneiras eficazes de se comunicar. Se ainda não fez isto, invista nas seguintes ferramentas e softwares para manter sua equipe entrosada:

  • Videoconferência
  • Bate-papo em grupo
  • Workspace visual colaborativo

A videoconferência adiciona o elemento visual que geralmente falta entre os membros da equipe remota. Com o vídeo, as pessoas leem a linguagem corporal, recebem sinais visuais, participam de forma mais interativa e veem o rosto dos colegas de trabalho.

Os bate-papos em grupo facilitam conversas casuais e brincadeiras virtuais no escritório, dando aos funcionários a oportunidade de desenvolver um relacionamento natural com os colegas.

Plataformas visuais colaborativas como o Lucidchart facilitam o trabalho em conjunto para que as equipes se comuniquem de forma eficiente e criativa.   

12 jogos e atividades virtuais para formação de equipes

Use as seguintes ideias para formação de equipe remota para promover relacionamentos mais fortes na equipe.

1. Pausas para o “bebedouro”

Como sua equipe não tem o luxo do bebedouro físico para se reunir e conversar, você precisa oferecer virtualmente essas oportunidades.

Uma maneira fácil é reservar alguns minutos antes de uma reunião do Zoom ou dedicar uma pequena pausa da equipe durante o dia apenas para relaxar.

Deixe sua equipe conversar de forma natural e descontraída antes de voltar ao trabalho. Se precisarem de um empurrãozinho, convide-os a falar sobre o que fizeram no fim de semana; ou pergunte sobre os animais de estimação, famílias ou hobbies deles.

Conversar sobre amenidades estreita os relacionamentos e cria confiança entre os membros da equipe.

2. Fale das coisas favoritas

Às vezes, uma conversa informal não basta para derrubar paredes. Se a equipe precisar de mais orientação, tente uma atividade para quebrar o gelo.

Um quebra-gelo eficaz é “falar sobre os favoritos”. Essa atividade engloba qualquer número de categorias (relacionadas ou não ao trabalho), sendo ótima para qualquer equipe.

Convide sua equipe para falar sobre os itens favoritos (via videoconferência, e-mail/bate-papo ou documento compartilhado) — o tema pode ser qualquer coisa, desde o sorvete até o produto favorito da empresa. Peça para cada um enviar sua coisa favorita e explicar por quê. É uma maneira divertida de conhecer melhor sua equipe e motivar a criatividade dela.

3. Canal exclusivo do Slack

O Slack virou o principal escritório virtual para empresas e funcionários remotos em todo o mundo. Use o Slack (ou sua solução preferida em bate-papo) para criar canais de grupo exclusivos para bate-papo no escritório.

Você pode especificar um canal para colaboração geral no trabalho (como um fio chato e prático para comunicação) e outros para bate-papos mais divertidos, como gifs engraçados, fotos de animais de estimação da equipe ou discussões de fandom (#TimeDaenerys).

As conversas em equipe são uma maneira simples e eficaz de criar camaradagem entre os funcionários remotos. Seja criativo e incentive a equipe a contar ideias para criar uma conversa divertida no escritório.  

4. Caça ao tesouro em equipe

Crie uma caça ao tesouro em equipe para que os membros da sua equipe aprendam mais uns sobre os outros e descubram vínculos ou interesses em comum.

Nesta atividade remota para formação de equipe, a equipe não procura objetos aleatórios; ela deve descobrir quais membros da equipe se encaixam em cada pista ou descrição. A equipe pode procurar o colega de trabalho:

  • Que tem uma coleção de cartões de futebol
  • Com mais tatuagens
  • Que tem uma tarântula de estimação (ou qualquer outra coisa)
  • Que vai aos shows do Rod Stewart todos os anos
  • Com mais irmãos
  • Que visitou mais países

Você pode usar pistas genéricas (como "colega de trabalho mais jovem", "com mais animais de estimação") ou adaptá-las como as descrições acima para refletir membros específicos da equipe, que cada um terá que identificar. Este divertido jogo fará sua equipe interagir e aprender mais uns sobre os outros.

caça ao tesouro em equipe
Caça ao tesouro em equipe (clique na imagem para jogar online com sua equipe)

5. Em que lugar do mundo

Outro divertido jogo virtual para formação de equipes é “Em que lugar do mundo?” Nesta atividade, cada membro da equipe deve marcar localização dele em um mapa compartilhado.

Com essa atividade, sua equipe enxerga em que lugar cada um está no mundo. Incentive-os a contar curiosidades sobre a cidade, falar de um restaurante ou mostrar fotos dos lugares favoritos.

atividade "Em que lugar no mundo" para a formação de equipes
Atividade "Em que lugar no mundo" para a formação de equipes (clique na imagem para jogar online com sua equipe)

6. Organograma de animais de estimação da equipe

Os animais de estimação desempenham um papel importante na vida de muitas pessoas. Se os membros da sua equipe tiverem animais de estimação, peça para enviarem fotos e criarem cargos engraçados para colocarem num organograma. Por exemplo: um gato pode ser "diretor de aquecimento do colo"; já um cão pode ser o "coordenador de defesa antiesquilos" oficial.

Incentive sua equipe a ser criativa e se divirta com isso. Você pode até começar uma campanha do funcionário de estimação do mês (ou trimestre) com base nas indicações da equipe.

7. Encontros virtuais

As equipes podem estar distribuídas por toda a cidade, país e mundo. O trabalho remoto é solitário às vezes. Incentive os membros da equipe a entrar no Zoom, Slack ou Skype para "se reunir" durante ou depois do trabalho. Considere almoçar juntos — comer e conversar, assim como fariam durante a tradicional pausa para almoço no escritório. Se preferir, faça o mesmo com o happy hour após o trabalho — com brinde, bebidas e uma boa conversa online. 

Uma ótima maneira de facilitar essa interação é oferecer reembolso por uma pausa para o café ou almoço com um colega de trabalho.

Os encontros são uma forma eficaz de reunir os membros da equipe e criar uma cultura online mais inclusiva e unida.

8. Noite de pintura

Por falar em encontros virtuais, por que não fazer os membros da sua equipe darem uma de Romero Britto com uma noite de pintura virtual? Se seus colegas de trabalho já tiverem material de arte à mão, selecione uma pintura ou fotografia que todos precisam replicar; ou escolha um tutorial online de pintura e faça todos acompanharem via bate-papo por vídeo.

Para deixar a atividade ainda mais divertida, encontre uma pintura ou fotografia e peça para os membros da equipe recriarem no Lucidchart, usando apenas as formas disponíveis no espaço de trabalho. Seja como for, certifique-se de que todos os colegas tenham a chance de mostrar o que fizeram!

exemplo de pintura de praia no Lucidchart

9. Quiz show

Realize a clássica noite de curiosidades online com nosso modelo abaixo. Você pode usar perguntas sobre curiosidades gerais, escolher um tema oportuno (para o Mês da Mulher, em março, você pode incluir perguntas sobre pioneiras femininas) ou fazer perguntas sobre os membros da equipe ou a história da empresa.

Com a última opção, sua atividade funciona como uma pausa divertida e uma chance de conhecer melhor seus colegas de trabalho e sua empresa!

exemplo de quiz show
Exemplo de Quiz Show (clique na imagem para jogar online com sua equipe)

10. Duas verdades e uma mentira

Este jogo para quebrar o gelo é outra maneira simples de aprender mais sobre os colegas de trabalho. Cada membro da equipe deve apresentar duas afirmações verdadeiras sobre si mesmos (por exemplo: “Eu quebrei meu braço esquerdo três vezes” e “Quando criança, estrelei um comercial de pasta de dente”) e uma afirmação falsa. Outros membros da equipe precisam determinar qual opção é a mentira.

exemplo de Duas verdades e uma mentira
Exemplo de Duas verdades e uma mentira (clique na imagem para jogar online com sua equipe)

11. Matriz de música boa/sucesso/dançante/improvisação

Se você tiver fãs de música na equipe ou apenas membros da equipe com opiniões fortes, este jogo remoto para formação de equipes desencadeará um debate amigável e pode até ser uma boa prática para projetos com requisitos nebulosos.

Crie uma lista de músicas — elas podem ser aleatórias ou todas relacionadas a um tema, como “bandas de rapazes” ou “músicas da Disney” — e determine em equipe se cada música pode ser mais considerada como boa, dançante, um sucesso ou uma improvisação. Esses termos não são facilmente definidos, então, parte do processo será determinar o que se qualifica como "boa" ou "improvisação" em primeiro lugar.

Use a matriz abaixo para definir suas escolhas. Depois disso, você pode converter suas escolhas em uma lista de reprodução da equipe para que os membros da equipe tenham música para todos os gostos enquanto trabalham em casa.

matriz de música boa/sucesso/dançante/improvisação
Exemplo de matriz de música boa/sucesso/dançante/improvisação (clique na imagem para jogar online com sua equipe)

12. Bingo de trabalho em casa

Precisa de uma atividade de equipe virtual de longo prazo? Elabore uma lista de desafios que os membros da sua equipe podem concluir remotamente, como realizar exercícios para aliviar o cansaço visual ou testar uma nova receita. Transforme essa lista em cartões de bingo e dê um prêmio a quem completar primeiro a cartela.

Como exemplo, a equipe de Operações de Pessoal da Lucid montou esta cartela de bingo (no Lucidchart, é claro) para manter os funcionários em contato e ocupados enquanto permaneciam em casa durante a pandemia.

cartela de bingo para trabalho em casa

Reúna sua equipe virtual com o Lucidchart

Formar equipes — no local ou remotamente — nem sempre é fácil. Mas, com as ferramentas certas, você pode criar um escritório virtual entrosado e engajado. O Lucidchart pode ajudar.

O Lucidchart é um espaço de trabalho visual para as equipes se comunicarem e colaborarem em qualquer lugar. Use o Lucidchart para ver dados, ideias e processos em tempo real. Os membros da equipe vão adorar a interface intuitiva e as opções versáteis de compartilhamento.

Esteja você trabalhando num grande projeto ou criando um diagrama de equipe engraçado, o Lucidchart mantém seu escritório entrosado.

Reúna equipes remotas para debater, alinhar processos e trabalhar em conjunto em tempo real.

Veja como

Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

Cadastre‐se gratuitamente

Bastante acessado

what does HR do

O que faz o RH? 11 responsabilidades importantes

Sobre o Lucidchart

O Lucidchart é o aplicativo de diagramação inteligente que capacita as equipes a esclarecer a complexidade, alinhar seus insights e construir o futuro, mais rapidamente. Com esta solução intuitiva baseada em nuvem, todos podem trabalhar visualmente e colaborar em tempo real enquanto criam fluxogramas, maquetes, diagramas UML e muito mais.

O Lucidchart é a alternativa on-line ao Visio mais conhecida e utilizada em mais de 180 países por milhões de usuários, desde gerentes de vendas para mapear organizações-alvo a diretores de TI para visualizar sua infraestrutura de rede.

Publicações relacionadas:

Benefits and challenges of remote workers

work remotely

How to make the most of your remote meeting

remote meeting

Iniciar

  • Preços
  • Individual
  • Equipe
  • Empresa
  • Falar com área de vendas
Português
EnglishFrançaisDeutsch日本語PortuguêsEspañolNederlandsPусскийItaliano
PrivacidadeJurídico
Baixe o(a) Apple App StoreBaixe o(a) Google Play Store
© 2022 Lucid Software Inc.